Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock i5 2500K


JoonAlves

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Recentemente eu abri um tópico aqui no forum relatando que estava tendo um possível problema de gargalo com a minha placa de vídeo nova que comprei recentemente, um usuário do forum me auxiliou comprar um Water Cooler e dar overclock em meu processador i5 2500K para retirar esse gargalo. Comprei o dito Water Cooler e cá estou para realizar o overclock.

Sou bastante leigo neste assunto, nunca fiz um e não entendo praticamente nada, então estou aqui para pedir ajuda de alguém que entenda sobre e esteja disposto a me ajudar a fazer este overclock.

O técnico que instalou o Water Cooler em meu PC disse que não faria overclock no meu PC porque ele acha que não compensaria, disse que o gargalo que eu estou tendo poderia até ser do meu HD (isso é possível?), eu desconfio que ele estava com medo de fazer algo errado e deu essas desculpas por medo.

 

Este é o tópico que abri perguntando sobre o possível gargalo para quem quiser conferir:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1095824-i5-dando-gargalo-em-gtx-970/

 

 

- CONFIGURAÇÃO COMPLETA DO MEU PC:

Processador i5 2500K (STOCK)

Placa mãe GA-P67-DS3-B3

Memória RAM 8gb Corsair Vengeance 1600mhz

Placa de vídeo GTX 970 G1 Gaming Gigabyte

Water Cooler Corsair H100i

Fonte OCZ Fatal1ty 750w

HD 1tb Seagate

Windows 7 Ultimate 64 bits

 

 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gargalo de Hd ? , 10% de chase de ser 

Faça sim o over , logico que o tecnico vai falar tudo errado para você gastar dinheiro com ele .

Dicas para over :

 

Use o aida 64 e veja a temperatura sem overclock 

Faça o over (acho que pelo seu processador ter o ''k'' pode fazer pela bios)

Vai aumentando o clock lentamente e testando no game onde tem esse gargalo 

Quando o gargalo acabar vai no aida 64 com o jogo aberto e veja se a temperatura está alta .

 

Se fizer isso e n aquecer muito , pode continuar e se divertir sem o processador para segurar a placa de video .


E acabei de ver sua config , 99% de chanse de ser o processador gargalado , sim gargalo de hd existe so que é muito raro .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda!

 

Eu sou muito leigo no assunto de overclock e não sei direito como fazer, até sei sei em que parte da bios eu consigo fazer e tal, mas não entendo nada sobre tensão, quando eu preciso aumentar ela, se eu preciso aumentar ela, etc...

Existe algum tutorial aqui no forum que detalhe bem e não tenha termos tão técnicos que dê pra qualquer um entender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém pra me ajudar a fazer esse OC? Como já disse, sou leigo no assunto.

você tem entra na bios e subir o multiplicador de 1 em 1 x , na verdade o clock do 2500k é 33 x 100 = 3300 mhz  , você já pode aumentar de cara uns 5x , no momento que você chegar no limite da tensão original a maquina começa a dar pau , ai você tera que começar a aumentar a tensão , se você não tiver pratica de mexer na bios tente procurar alguns vídeos 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas dúvidas:

- Quando for preciso aumentar a tensão, qual a quantidade que preciso aumentar? De 15 em 15, de 30 em 30?

- Qual a temperatura ideal pro processador chegar? Estou subindo o clock aos poucos e indo testando com o Prime95, mas não sei quando compensa parar de subir por causa da temperatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 ~ 60 graus em idle ou full load?

 

Só de subir o clock pra 3.7GHz (Turbo Boost dele é de 3.6GHz então já fui direto pra 3.7) a temperatura ficou instável entre 60 e 80. (Lembrando que estou fazendo esses testes em um dia muito quente, de acordo com o Google está 31º C aqui em São Paulo hoje)

 

Estou subindo de 100 em 100 e deixando o Prime95 aberto durante uns 10 ~ 20 minutos a cada teste pra ver como o PC reage. Estou anotando todas informações que estou pegando a cada vez que subo o clock e realizo os testes, quando terminar a que eu estou fazendo nesse exato momento eu posto aqui o resultado que consegui com os testes até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, aparentemente está funcionando normal, só não está pra trabalhar sempre ao máximo porque faz um barulho extremamente alto. O técnico que instalou o water cooler para mim me disse que o H100i tem um cabo que é conectado na placa mãe que informa a temperatura do processador pra ela sempre ir gerenciando o water cooler de acordo com a demanda necessária, não sei se isso realmente acontece.

 

Terminei o teste que estava realizando neste momento, segue as anotações que fiz em todos os testes até agora:

 

 

-------------- STOCK (3.3GHz) --------------
CPU voltage (HWMonitor): 1.271 ~ 1.276 V
CPU voltage (CPU-Z): 1.056 V
CPU USAGE: 100%
TEMPERATURA: 65º C
 
 
-------------- 3.7GHz --------------
CPU voltage (HWMonitor): 1.396 ~ 1.401 V
CPU voltage (CPU-Z): 1.044 ~ 1.056 V (Ficou variando todo momento)
CPU USAGE: 100%
TEMPERATURA: Instável entre 60 e 80
 
 
-------------- 3.8GHz --------------
CPU voltage (HWMonitor): 1.401 ~ 1.406 V
CPU voltage (CPU-Z): 1.044 ~ 1.056 V (Ficou variando igual o teste anterior)
CPU USAGE: 100%
TEMPERATURA: Instável entre 60 e 82

 

 

Por enquanto o computador não apresentou nenhum problema de tela azul, plugins parando de funcionar, janelas fechando, programas crashando... Está funcionando perfeitamente.

Não sabia qual programa era mais preciso para informar a tensão do CPU, então testei em dois programas e anotei as informações dos mesmos para repassar para vocês me ajudarem a analisar se for possível.
 
 
Obrigado!

Em idle a temperatura está ficando na casa dos 40ºC, sendo que hoje está fazendo MUITO calor aqui em São Paulo e não possuo ar condicionado no quarto onde fica meu computador. Essa temperatura não está boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei pra 4GHz, joguei Battlefield 4 por cerca de 1 hora e o computador se manteve normal sem absolutamente nenhum problema. Vou tentar ir aumentando mais até precisar mexer na tensão, aí por enquanto pretendo parar.

 

Segue a continuação dos testes até 4GHz:

 

 

-------------- 3.9GHz --------------

CPU voltage (HWMonitor): 1.406 ~ 1.411 V
CPU voltage (CPU-Z): 1.044 ~ 1.056 V (Igual os testes anteriores)
CPU USAGE: 100%
TEMPERATURA: Instável entre 58 ~ 82
 
-------------- 4.0GHz --------------
CPU voltage (HWMonitor): 1.406 ~ 1.416 V
CPU voltage (CPU-Z): 1.044 ~ 1.056 V (Novamente igual)
CPU USAGE: 100%
TEMPERATURA: Instável entre 56 ~ 83

 

 

Monitore as temps pelo Real Temp e pelo Core Temp, o HWmonitor, pelo menos pra mim está bem bugado, mostrando valores acima desses dois programas (que confio mais).

 

Vou baixar esses programas aqui pra continuar o resto dos testes com eles. Valeu a dica!

 

 

Assim que fazer mais testes vou postando aqui.

 

 

---------- EDIT ----------


Ao passar pra 4.1GHz notei uma coisa diferente no teste que não tinha reparado nos outros. Antes de tudo, segue os testes do processador a 4.1GHz:

 

 

-------------- 4.1GHz --------------

CPU voltage (HWMonitor): 1.416 ~ 1.421 V
CPU voltage (CPU-Z): 1.044 ~ 1.056 V
CPU USAGE: 100%
TEMPERATURA (HWMonitor): Instável entre 56 ~ 83
TEMPERATURA (Core Temp): Mesmo resultado acima
TEMPERATURA (RealTemp): Mesmo resultado acima

 

 

Ao passar de 3.9 para 4.0 eu notei que a inicialização do Windows tinha ficado mais lenta e ao passar do 4.0 para 4.1 parece ter ficado um pouco mais lento. Não sei se foi apenas coincidência ou realmente algo relacionado ao overclock afetou isso porque o meu computador é muito "bipolar" em relação a inicialização do Windows, uma hora inicializa tudo muito rápido e outra hora fica extremamente lento para iniciar (isso até mesmo sem overclock nenhum).

Outra coisa que notei: Sempre a temperatura quando chega em torno de 80ºC, o clock cai de 4100MHz para 1600MHz e consequentemente é quando a temperatura cai para 55 ~ 60, mas isso varia a todo segundo, cada segundo que passa a temperatura já é outra, ela nunca fica fixa, mas SEMPRE ao chegar em torno de 80ºC acontece isso do clock cair para 1600MHz e voltar para 4100MHz somente quando a temperatura esta baixa novamente.

 

Em relação a tela azul, crash em programas, janelas fechando sozinhas, até agora não tive nenhum problema relacionado a isso... Havia visto que estes eram os principais sintomas de overclock com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A recomendação do outro usuário aqui do fórum no outro tópico que eu já citei para tirar todo o gargalo foi de tentar chegar próximo aos 4.6GHz.

 

Fora isso eu uso o computador para edição e renderização de vídeos também e meu processador em stock já estava bem fraquinho pros programas que eu estou usando atualmente. Não tenho dinheiro para fazer um upgrade agora, estou com outras prioridades por enquanto e não posso gastar com o computador, a solução pra mim seria esse overclock mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara i5 stock dando gargalo em uma GTX970 nunca...isso é conversa fiada, tem nego tocando essa placa com i3, e mesmo se tiver gargalo tem q ser um jogo que use mais do processador e hoje em dia jogos usam mais a VGA.

acho melhor você parar no 4GHz, esse seu Vcore está muito alto o meu ficava a 1.1V a 4.0GHz, alem do mais 80ºC é muito, a maxima recomenda para esse processador é 72ºC a vida util do seu CPU está indo pro saco nessa temperatura.

O processador está diminuindo o clock para 1,6GHz justamente para nao queimar, e quando acontece isso você perde desempenho com o over, porque ao invés dele estar fixo a 3,5~3,8GHz ele fica subindo e descendo clock subindo e descendo temperatura isso gera um estresse enorme para os componentes.

para tudo o que você está fazendo.

trava o Vcore a 1.250V e volta o clock a 3,5GHz,  vai subindo o clock aos poucos até uma frequência que ele fique estavel, se ele não chegar a 4GHz com esse Vcore (o que é muito difícil) aumente 0.025 e teste novamente.

sugiro a você parar nos 4GHz, se quiser levar até 4,5GHz a decisão é toda sua.

se o seu i5 for Gold ele não deve passar de 1.25V a 4.5GHz.

 

e da uma conferida nesse seu water cooler porque o meu com cooler box a 4GHz não passava de 62°C nunca.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...