Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor: UEFI ou MBR?


misterjohn

Posts recomendados

Qual a vantagem e desvantagens em configurar partições de disco rígido baseadas em UEFI/GPT em relação a MBR?

Olhando rapidamente a matéria abaixo, achei um pouco complexo o assunto e apesar de não ter Windows 8, mas isso se aplica a essa versão exclusiva ou qualquer sistema operacional?

http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hh824839.aspx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UEFI está para Bios assim como GPT está para tabela de partição........  :D

 

Você pode ter um HD com a tabela de partição no padrão GPT  e formatado em NTFS ou Ext4 Ou ReiserFs.......ou outro que seja

 

O GPT é indicado para discos de maior capacidade pois o MBR se limita a 2 TB

 

Podes instalar qualquer S.O em um HD cuja tabela de partição esteja em GPT......

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

no windows 7 tem de fazer uma gambiarra..

 

Em tempo,. o GPT ainda não tem a limitação de 4 partições primárias// 8 estendidas (ou é 16) 

 

Isso pode parecer muito até, mas... se pautarmos que normalmente o w7 e o w8 criam uma partição de 100mb, já são duas, se tiveres 2 linux... se foram as 4....

 

eu só consegui instalar o windows 7 em UEFI a partir do forum da lenovo

http://forums.lenovo.com/t5/Windows-7-Knowledge-Base/Prepare-an-usb-thumb-drive-to-boot-windows-7-in-UEFI-mode/ta-p/656637

 

O win7 que eu tinha (embora inglês) que veio no pc, deu certo, mas no pc da esposa, que veio o windows 7 ultimate, também, não tinha, veio capado. Dentro do "wim" não veio... esquisito. Acabei deixando o dela em mbr mesmo.

 

Eu criei a ISO, a partir do DVD de instalação, deu certo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Windows 7 suporta a montagem de volumes GPT mas não a instalação, não por padrão. Linux suporta instalação em volumes GPT, mesmo sem suporte a EFI por parte do computador. Se a placa-mãe não tiver EFI (só BIOS), GPT funciona sem problema algum, já que você pode gravar um bootloader na mesma região da MBR do disco (e isso é suportado pelo GPT, justamente para permitir que discos GPT possam inicializar um computador que não suporte EFI). Eu faço isso no meu PC, já que a implementação do EFI dele é bem bugada, e também já fiz isso em um computador com BIOS somente.

GPT suporta mais do que 4 partições primárias e discos com mais de 2 TB. Essas são as grandes vantagens.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pelo que entendi não usarei GPT tão cedo, porque costumo instalar o sistema operacional em discos menores para ele rodar sozinho e também evitar perda de arquivos em caso de formatação.

No momento tenho o disco C com 500 Gb porque a medida que os menores vão estragando, vou pegando os maiores e ainda tenho instalado no pc para fins de arquivos 2 de 2 TB;  2 de 1 TB e um de 320 Gb sendo que esse último estava com o sistema operacional, começou a ratear troquei com o de 500 GB e ele ficou para digamos "experiências" enquanto funcionar, já o próximo C terá que ser o de 1 TB.

Até estragar todos já deve até ter outro sistema diferente, quem sabe, então enquanto isso vou ficando com a mbr mesmo...

Obs: Esses dois hd de 2 TB foram retirados de hd externo e plugados no pc, tenho um hd externo novo de 3 TB, no futuro vou poder colocar ele dentro do pc, irá funcionar como dados mas para instalação do windows como mbr não?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

somente sistemas 64 bits suportam EFI. mac eh um exemplo disso. somente windows 7 64 bits pode ser instalado usando UEFI / Secure Boot (sim funciona no windows 7) e GPT. 

adicionado 0 minutos depois

@misterjohn se for usar windows 7 64 bits instale sem problema

adicionado 2 minutos depois

@OpaioX UEFI eh uma especificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...