Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre mudança de operadora em rede com servidor


Posts recomendados

Bom dia amigos.

 

Sou técnico em redes de computadores recém formado e meu primeiro desafio está sendo administrar uma rede pequena, porém com um servidor, em um escritório. O sistema do servidor é windows server 2008 enterprise e a rede está funcionando perfeitamente bem. O problema é que em janeiro a empresa vai mudar de operadora, saindo da GVT para a embratel. 

Minha dúvida é, com essa mudança obviamente terei que configurar o roteador alterando o gateway e dns primário e secundário para o novo modem da nova operadora. Mas e quanto ao servidor? terei que fazer alguma alteração no serviço dns do servidor??? 

Gostaria muito de uma ajuda nessa questão. Obrigado e feliz natal a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com essa dúvida pois nunca trabalhei com windows server... e no painel de controle existem 3 conexões. Uma Internet apontando pro gateway no roteador, uma intranet e uma virtual apenas com o gateway de saída. Por isso a minha dúvida, não entendi essa conexão virtual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

post-749026-0-23506200-1419862450_thumb.post-749026-0-97452400-1419862453_thumb.post-749026-0-76912200-1419862455_thumb.

Boa tarde,

Quais as funções atribuídas a este servidor? Cole um print do resultado do comando ipconfig /all para analisarmos as configurações destas interfaces e, junto com as funções do servidor, tentar deduzir qual o papel de cada uma delas.

Espero ter ajudado.

Obrigado pela ajuda. Segue os prints solicitados abaixo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, são 2 placas de rede físicas, porém uma delas tem 2 saídas. E como ambas estão configuradas com IP privado, sua rede trabalha com NAT e o modem/router da GVT é que faz esse papel. Como seu servidor possui a Role de serviços de área de trabalho remota ativa, acredito que uma das placas sirva apenas para suportar esta função, e a outra para acesso à internet via NAT.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato. Duas placas de rede físicas e IP fixo.O roteador é responsável pelo DHCP e NAT e o modem pelo firewall, além de um firewall ENDIAN do qual nada sei mas estou estudando um material a respeito. Só não tinha entendido a rede virtual mas faz todo sentido ser do serviço de área de trabalho remota sim. Ótima observação mesmo! Muito obrigado pela ajuda. Dia 10 de janeiro vou fazer a troca dos equipamentos de borda da rede e acredito que o servidor vá funcionar sem alterações. Se tudo der certo vou postar aqui para ajudar outras pessoas que enfrentem a mesma situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Feliz ano novo amigos!

Analisando a conexão virtual que eu citei acima, descobri que a mesma tem a função de suportar o ENDIAN que está instalado virtualmente no serviço HYPER-V.

Lendo um pouco descobri que esse ENDIAN é um servidor virtual que oferece diversos serviços, sendo que aqui no servidor da empresa está executando apenas o FIREWALL.

A pergunta que fica é, com o firewall do roteador já habilitado existe realmente necessidade desse ENDIAN instalado no servidor?

Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Sim, pois o ENDIAN é um proxy/firewall muito mais robusto que o firewall embutido em roteadores. Para efeito de comparação, os firewalls "filtro de pacotes" existentes nos roteadores operam, no máximo, na camada 4 do modelo OSI; já o ENDIAN trabalha na camada 7 (aplicação), permitindo que você inspecione o tráfego não apenas baseado em IP/porta (camadas 3 e 4), mas em todas as camadas/protocolos existentes na rede.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quer dizer que com a alteração da operadora fornecedora do ADSL será necessário fazer a reinstalação do ENDIAN?

Atualmente o ENDIAN está executando os serviços abaixo;

 

SERVIDOR CRON

SERVIDOR NTP

SERVIDOR PROXY/DNS

SERVIDOR DE REGISTRO

SERVIDOR SHELL SEGURO

SERVIDOR WEB

 

Agradeço bastante a ajuda tb sobre esse tema. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

O equipamento da Embratel chegou. É um modem/roteador Cisco 1905/k9 wifi. Só vi equipamentos cisco em sala de aula mas como o técnico da Embratel vai fazer a instalação na minha presença eu vou solicitar que o mesmo inclua o range dhcp que eu uso em minha rede para evitar mexer no servidor e no Endian. 

Assim sendo, teoricamente, só precisarei alterar o gateway na interface de rede de internet do servidor não é mesmo? 

Ou talvez eu alterando o ip wan do próprio cisco isso se resolva também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

O equipamento da Embratel chegou. É um modem/roteador Cisco 1905/k9 wifi. Só vi equipamentos cisco em sala de aula mas como o técnico da Embratel vai fazer a instalação na minha presença eu vou solicitar que o mesmo inclua o range dhcp que eu uso em minha rede para evitar mexer no servidor e no Endian. 

Assim sendo, teoricamente, só precisarei alterar o gateway na interface de rede de internet do servidor não é mesmo? 

Ou talvez eu alterando o ip wan do próprio cisco isso se resolva também?

Sim, você não poderá alterar a configuração do equipamento da Embratel. Tem que acertar tudo na ativação porque modificações posteriores serão cobradas. O IP wan será da faixa da Embratel, não pode ser alterado. É bom desenhar um diagrama da rede para explicar para a Embratel o que você precisa na migração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ip wan da embratel não é 192.168.0.1? 

porque se for bastaria alterar os dois últimos octetos para se adequar à minha intranet que é 192.168.100.(100-199) netmask 8.8.8.0

Sei que a embratel não altera os dois primeiros octetos mas eu só preciso que se altere os dois últimos octetos para se adequar ao range dhcp que tenho configurado no servidor e o firewall Endian... 

Ou estou esquecendo alguma coisa amigos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o ip wan não vai influenciar em nada minha rede eu acredito... na verdade as únicas funções do servidor aqui da empresa é o de AD, o compartilhamento de arquivos e impressoras. atualemnte está assim aqui na interface de rede do servidor:

 

IP 192.168.100.110 

NETMASK 255.255.255.0

GATEWAY 192.168.100.2 (O IP DE LAN DO ROTEADOR TP LINK... O IP DE WAN DO MESMO É 192.168.1.2)

 

DNS PREFERENCIAL 192.168.100.110 (O MESMO IP DO SERVIDOR DEVIDO A RESOLUÇÃO DNS E DO DOMÍNIO)

 

Será que nesse cenário influenciará o ip wan do cisco embratel ser outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alertei porque você falou em mudar o IP wan. Pensei que estava falando do IP público. É isso, apontar o roteador da Embratel como gateway e de lá para o mundo. Mas sugiro que desenhe a rede pra não se perder caso o pessoal da Embratel precise de informações.

Farei isso... obrigado e assim que estiver tudo ok funcionando venho aqui agradecer mais uma vez e fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...