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Forno Elétrico 127V em rede 220V


Ir à solução Resolvido por Bruno Melo_312628,

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Oi galera.. Comprei um forno de presente pra minha mãe, o qual a atendente(peixe urbando) garantiu que funcionava em 220V. No entanto depois de muita briga pra chegar, notei que a etiqueta dizia "127V" atrás do equipamento. Na minha cidade a tensão de trabalho F-N é 220V e o forno tem uma potência nominal de 1000W, como indica o manual no site:
http://pwplus.com.br/ficha/Ficha_T%C3%A9cnica_FNE-9L_1.pdf
http://pwplus.com.br/img/produtos/produtosok/FNE-9L1/FNE-9L-manual.pdf

O problema é que o forno custou 70 reais e aparentemente um autotransformador que aguente isso vai custar praticamente a mesma coisa. Tem alguma solução ou eu me ferrei?
Achei estranho que no manual fala como se ele realmente recebesse 127V ou 220V, mas não sei como verificar no equipamento. 

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Devolver não é uma opção viável... Devido a alguns problemas como o fato de eu n ter provas do que me falaram e de ter sido uma atendente do peixe urbano q me disse entre outros... Tenho que buscar outra solução.
Não entendi a questão das resistências, Victhor. Você estava sugerindo que eu comprasse resistências pra colocar em série e dar uma queda de tensão antes de alimentar o forno? Se fosse assim tão simples, porque existiriam transformadores abaixadores?

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  • Membro VIP

Acho que é questão de devolver. É de trocar. Isso ja aconteceu comigo veio errado, eu errei e trocaram de boa. Mas isso não tem nada a ver com eletronica né. Então (não) leia a seguir...

amigo pra alguém com pouca técnica não há o que fazer a não ser trocar mesmo. Mas ve bem o que EU (EEUU!) poderia fazer num tradicional devaneio insanso. Eu tenho alguns diodos de potência duns 30A 600V. Ligaria 1 em série com a resistencia. A teoria é que só a metade da tensão vai passar. Se não souber: numa rede AC a corrente vai e vem e neste ciclo fornece 100% da potencia. Um diodo deixa ela só ir e não vem. Portanto 50% da potência. Considerando 127~=220/2.. captou né? Mas isso é só válido pra carga resistiva (e pra gente maluca=eu).. Talvez vá dar pau no seu timer p.ex. Por isso deve desmontar e ligar o diodo só na resistencia o que vai te complicar. Então mais uma alternativa maluca: um dimmer a 50%.

 

Avisei pra não ler hein...troque o treco mesmo

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  • Membro VIP

Fornos elétricos desse tipo geralmente tem duas resistências uma em baixo outra superior, que na maioria das vezes é ligada ou desligada através de chave, e compõe a função se chamada de dourador..

 

Associar as resistências em série sim resolve o problema da tensão mas faz com que o forno perca os 4 ajustes de temperatura e a possibilidade de usar ou não o dourador..

Além de ser uma gambiarra e fazer com que percas a garantia do mesmo..

 

A troca seria a operação mais adequada.

A segunda mais adequada é vender, trocar, presentear alguém que faça uso do mesmo em 110 Volts..

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Você pode devolver o produto mesmo que você simplesmente não esteja satisfeito com ele. Se eles não quiserem aceitar, PROCON neles.

Só que, que eu saiba, o Peixe Urbano não vende nada, só desconto em lojas. É essa loja que te vendeu o produto. Sei lá se você esteja se confundindo.

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Se o seu produto é 110 VAC e a rede 220 VAC o mais do correto a maioria disse, trocar o produto, mas se não tiver jeito tem gambiarra que funciona, apesar de não ser recomendado:

-Compre uma resistência de 110 VAC com a metade da potência do seu forno e ligue ela em série com o forno;

-Crave uma haste de metal no solo, ligue um fio nele e alimente um polo da tomada que irá funcionar o forno, como a rede é 220 V, irá funcionar em 110 VAC (obviamente isole a fase sem utilização)

Não é recomendável nenhuma dessas opções, mas seria alternativas viáveis, se moras em apto e tem fio terra, não ligue nele, porque ele destina-se a correntes acidentais de equipamentos como geladeiras, chuveiros, etc, não é para circular corrente.

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Se eu usar um estabilizador de 700VA, o que poderia acontecer de ruim? kkkkkkkkk

Faller vai me matar no próximo post!!

 

Depende da (falta de) qualidade do estabilizador.

 

Pode apenas queimar o fusível ou pode ir pro saco em grande estilo, com direito a fogos de artifício e máquina de fumaça para comemorar o ano novo.

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  • Membro VIP

Se eu usar um estabilizador de 700VA, o que poderia acontecer de ruim? kkkkkkkkk

Faller vai me matar no próximo post!!

 

Usar um estabilizador de 700 VA para alimentar um forno de 1.000 Watts o que poderia acontecer de ruim?????

Eu diria de bom... tenderia a explodir o maldito..  Um a menos para atrapalhar..

 

Entretanto, se desejares uma solução viável, mas cara e burra ( a solução não burra seria ter comprado na correta tensão) poderia ser adotar um autotransformador com a potencia necessária, tensão de 220 Volts em 110 Volts para alimentar o forno. Esse dai por exemplo:  http://www.atera.com.br/produto/TRAF293-15K/-

 

Mas nunca um estabilizador...

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  • Solução

Vai ser o jeito, caso não consiga resolver... Comentei do estabilizador por que desde que li seu artigo e deixei de usar, tenho um parado aqui em casa! kkkkkk
Como eu disse, de início me informaram que o produto era compatível com 220V sim, por isso fiz a compra. Mas devido a uma série de fatores, é difícil provar que essa informação foi me dada. Caso eu não consiga trocar, o jeito vai ser comprar o trafo... 
Obrigado pela ajuda galera! Feliz Natal!!

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Se o seu produto é 110 VAC e a rede 220 VAC o mais do correto a maioria disse, trocar o produto, mas se não tiver jeito tem gambiarra que funciona, apesar de não ser recomendado:

-Compre uma resistência de 110 VAC com a metade da potência do seu forno e ligue ela em série com o forno;

-Crave uma haste de metal no solo, ligue um fio nele e alimente um polo da tomada que irá funcionar o forno, como a rede é 220 V, irá funcionar em 110 VAC (obviamente isole a fase sem utilização)

Não é recomendável nenhuma dessas opções, mas seria alternativas viáveis, se moras em apto e tem fio terra, não ligue nele, porque ele destina-se a correntes acidentais de equipamentos como geladeiras, chuveiros, etc, não é para circular corrente.

Se em Natal - RN a concessionária de energia usa o sistema 127V por fase, seria mais fácil substituir uma das fases pelo neutro.

 

Se a concessionária usa o sistema 220V por fase, já terá um neutro na tomada e uma haste terra nada resolveria, ficaria na mesma ou pior.

 

Muito cuidado ao usar somente uma haste terra para fazer de neutro, muito provavelmente uma só haste não dará um bom neutro.

Isso dependerá muito do tipo de solo e da umidade dele ao longo de todo ano.

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