Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionamento de Disjuntor


Matthwus

Posts recomendados

se a corrente de partida desse motor nao for muito elevada se usa curva C, se for muito elevada a corrente de partida usa curva D, para um melhor aprendizado sugira que leia isso http://www.ufpi.br/subsiteFiles/aryfrance/arquivos/files/Dimensionamento%20de%20Disjuntores.pdf

A corrente de partida que você diz é a de pico ? a inicial ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use obrigatoriamente a disjuntor de curva C para cargas indutivas.

 

1º procure saber a potencia do motor em HP ou CV, existe uma tabela de corrente para motores em trifásico 220v ou trifásico 380V

 

2º meça a tensão da rede, se tiver muita queda de tensão (na rede) num horário de pico e o motor der partida nesse horário, o disjuntor desarmará.

Quanto menor a tensão, maior a corrente consumida.

 

Os disjuntores de curva C já vem calculados para suportar a corrente de pico de cargas indutivas.

 

Conselho de amigo: Se o disjuntor for padrão DIN, compre disjuntores das marcas: Siemens, Weg ou Schineider.

Estou tendo muitos problemas com disjuntores ching-Ling que não suportam a corrente de partida.

 

Caso o disjuntor for padrão NEMA, (aqueles pretos) pode usar qualquer marca.

 

E pelamordeDeus! Use disjuntor tripolar e pelo menos um rele térmico equivalente a potencia do motor, na saída do contator. (um disjuntor-motor seria a melhor opção, porém mais cara.)

 

EDIT

Motores a partir de 10cv é obrigatória a partida em estrela-triângulo.

 

Não achei uma tabela decente, então se me informar a potencia do motor eu te indico a corrente do disjuntor.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...