Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5250 Não Liga


Astronis

Posts recomendados

Boa tarde!

 

Estou com um Notebook Acer Aspire 5250 com a tela completamente em branco e uma parte da mesma quebrada no canto inferior direito. O equipamento estava ligando normalmente em um monitor externo, mas notei que o slot de Cartão De Memória da placa mãe estava esquentando demais. Pois bem, quando fui fazer mais um teste, a tela do notebook apagou a tela e desligou, o slot do cartão de memória esquentou tanto que chegou derreter o protetor de plástico que fica encaixado nele.

 

Pois bem, depois do ocorrido, após pressionar o botão ligar a luz de energia acende e em menos de 2 segundos já apaga. Ou seja, o notebook não liga mais.

 

Alguém sabe o que pode ser? Agradeço cada resposta.

 

Tenho suspeitas que talvez a fonte esteja com problema, assim que realizar mais testes coloco aqui e dou feedback.

 

Observações

 

- Equipamento sem bateria

- Modelo: Acer Aspire 5250 P5WE6

- Tensão: 19V

- Corrente: 3,42A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo nos Nots é mais delicado o seu diagnóstico, não creio que seja o carregador o responsável da causa, as tensões que postou são obtidas por si ou são a que vem como referência no carregador? Também não acho que seja temperatura do CPU pois assim que liga ele desliga logo.

Se tem algum conhecimento e se sente à vontade para abrir a máquina, seria uma mais valia em termos de diagnóstico, no entanto inicie só com uma memória ou alterne entre slots, vá postando as evoluções  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo nos Nots é mais delicado o seu diagnóstico, não creio que seja o carregador o responsável da causa, as tensões que postou são obtidas por si ou são a que vem como referência no carregador? Também não acho que seja temperatura do CPU pois assim que liga ele desliga logo.

Se tem algum conhecimento e se sente à vontade para abrir a máquina, seria uma mais valia em termos de diagnóstico, no entanto inicie só com uma memória ou alterne entre slots, vá postando as evoluções  

 

Exatamente, é mais delicado mesmo... Não, a informação de tensão e corrente que forneci é o da fonte de alimentação. Pois bem, agora não posso, mas assim que conseguir farei alguns testes na fonte de alimentação. O que me ocorre é que talvez esteja variando a tensão para mais de 19V e tenha queimado. Mas é uma suposição mínima. Achei interessante adicionar as informações da fonte de alimentação para comprovar os futuros testes.

 

Tenho conhecimento sim, o equipamento já está totalmente aberto, estou considerando ser algum curto na placa, fusível ou algo do tipo. Mas estu focando principalmente no leitor de cartão, é nele que está originando  cheiro de queimado, foi ele que esquentou e chegou a derreter a peça plástica protetora.

 

Pois bem, estou para realizar alguns testes essa tarde, logo mais postarei os resultados.

 

Agradeço o contato e a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Gibelli, beleza....para tirar a sua dúvida com a fonte....

 

Utilize um amperímetro/multímetro para mensurar a tensão, corrente e continuidade. Veja se está de acordo com o que está na mesma.

 

Mas....concordo com o @PPK2, não acredito ser a fonte mas, para matar essa questão, faça estes testes....inclusive, este que o @PPK2 solicitou.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem a máquina aberta e se sabe como fazer, ligue só a Board com o CPU sem memórias e verifique se ela se mantêm a funcionar, mesmo que bip por falta de memória, o sentido será o de ver se ela mantêm a funcionar 

 

 

@Lucas Gibelli, beleza....para tirar a sua dúvida com a fonte....

 

Utilize um amperímetro/multímetro para mensurar a tensão, corrente e continuidade. Veja se está de acordo com o que está na mesma.

 

Mas....concordo com o @PPK2, não acredito ser a fonte mas, para matar essa questão, faça estes testes....inclusive, este que o @PPK2 solicitou.

 

Agradeço o suporte de vocês!

 

O multimetro que tenho aqui não está funcionando, substitui por uma fonte que tenho CERTEZA que está funcionando em perfeito estado (nova e original) para descartar essa possibilidade. Assim que chegar meu novo multimetro já direi com clareza se a fonte de alimentação está "ok"

 

Realizei o teste sem o pente de memória RAM, o defeito permaneceu. Liga, acende o led e em menos de 2 segundos o mesmo já apaga.

 

Em fim, encontrei um componente queimado abaixo do leitor de cartão, conforme as fotos aqui (OneDrive): https://onedrive.live.com/?cid=CA62EE719B56C837&id=CA62EE719B56C837!160

 

Tirei várias fotos para que consigam vizualizar melhor.

 

Acredito que o primeiro passo para este problema seria realizar a troca desse componente. O problema é que, se eu não estiver errado, danificou as trilhas e pode ter danificado os demais componentes em sua volta. Vou tentar substituí-lo... Alguém saberia me dizer que componente é esse e qual a função dele na placa?

 

Abraços.

 

UPDATE

 

Adicionei 5 novas fotos no OneDrive: 2 do protetor do leitor do cartão e 3 novas fotos após eu realizar a limpeza da região onde se encontra o componente queimado (dá pra visualizar melhor as trilhas).

 

UPDATE 2

 

Realizei os testes da fonte de alimentação, a mesma está saindo extamente 19,75V, já a outra que eu coloquei sai extamente 19,35V. Podemos considerar que a fonte está variando muito a tensão, sendo a causa de danificar o componente ou pode-se considerar uma margem de erro aceitável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão está dentro de um limite aceitável (10%), já que a tensão do carregador não é usada diretamente por nada dentro do notebook (nem mesmo pela bateria, claro).

 

Seguindo essa lógica, 19V em uma variação aceitável de +10%/-10% (1,9V) seria equivalente a 20,9V/17,1, tensão que sai de uma fonte de 20,5V (apenas uma suposição), aproximadamente. Ou seja, então eu poderia utilizar uma fonte de de 20V normalmente que não causaria dano no notebook?

 

Como assim a fonte de limentação não interfere diretamente na alimentação por nada dentro do notebook? Mesmo que o equipamento esteja sem bateria? Eu sei que não são exatamente 19V - é bem menos que isso - que chegam até os componentes, mas se a fonte está alimentando os mesmos com tensão elevada, deveria sofrer alguma alteração, não?

 

Detalhe: Estou tetando identificar a causa do componente ter danificado. O notebook estava ligando normalmente, depois de um tempo ligado, apagou.

 

Abraços, agradeço pela ajuda e por tirar minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se essa fonte de 20,5V tiver uma regulação muito boa. Mas a única coisa que iria influenciar mesmo seria ruído, a tensão não vai mudar nada. A tensão está dentro da tolerância, de qualquer forma. Como você falou que o slot de cartão de memória estava aquecendo muito, eu iria procurar o problema por lá, pois algum componente nesse local deve estar queimado, levando uma das linhas de alimentação do notebook em curto e fazendo ele desligar rapidamente por ter detectado essa falha.

Esse suposto problema na fonte é um "red herring": é uma coisa que aparenta ser a causa do problema, mas na verdade não tem nada a ver e está apenas lhe distraindo da causa real do problema.

Quem deve ter sido o culpado por isso foi o regulador que alimenta esse componente queimado. Uma falha na fonte muito provavelmente teria levado mais coisa junto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Só se essa fonte de 20,5V tiver uma regulação muito boa. Mas a única coisa que iria influenciar mesmo seria ruído, a tensão não vai mudar nada. A tensão está dentro da tolerância, de qualquer forma. Como você falou que o slot de cartão de memória estava aquecendo muito, eu iria procurar o problema por lá, pois algum componente nesse local deve estar queimado, levando uma das linhas de alimentação do notebook em curto e fazendo ele desligar rapidamente por ter detectado essa falha.

Esse suposto problema na fonte é um "red herring": é uma coisa que aparenta ser a causa do problema, mas na verdade não tem nada a ver e está apenas lhe distraindo da causa real do problema.

Quem deve ter sido o culpado por isso foi o regulador que alimenta esse componente queimado. Uma falha na fonte muito provavelmente teria levado mais coisa junto.

 

Pois bem, eu poderia então usar uma fonte de 20V sem problemas que não causaria dano algum no notebook de 19V?

 

Eu, realmente, concordo com você, fonte não é o ponto "X" da questão, mas preciso fazer todos os testes antes de dar uma posição. Pois bem, acha que se usado em um estabilizador pode-se gerar esse problema? Já que a função de um estabilizador é propriamente nada mais que um regulador de tensão... Bom, acredito que não possa ser o estabilizador também, mas vale ressaltar que a fonte estava conectada em um estabilizador e toda informação é válida para a galera daqui. Agradeço pela ajuda e pela bela explicação a respeito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que eu vou falar provavelmente vai resultar numa "tempestade", mas enfim: o estabilizador não vai influenciar em nada, a não ser que a fonte tenha queimado.

É sempre bom eliminar o máximo de variáveis possível, mas nesse caso dificilmente a fonte é a responsável (já que ela teria queimado outros componentes além desse se tivesse falhado).

 

Quanto a fonte de 20V, talvez sim, talvez não. A tensão de saída dessas fontes não precisa ser bem regulada, pois ela só alimenta outros reguladores na placa que produzem tensões menores, e esses não se importam muito com a tensão de entrada (desde que esteja abaixo do máximo suportado por eles, claro). Logo usar uma fonte de 20V é meio arriscado, mas se você tiver testado a fonte (medindo a tensão dela em diferentes pontos de carga) e sabe que ela regula bem, pode funcionar.

 

Encontrei esse esquemático que talvez seria desse seu notebook, mas sem saber a configuração dele, não tenho como ter certeza. Caso esteja correto, pode ser uma grande ajuda para sua investigação: http://www.s-manuals.com/pdf/motherboard/compal/compal_la-7092p_r1.0_schematics.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se essa fonte de 20,5V tiver uma regulação muito boa. Mas a única coisa que iria influenciar mesmo seria ruído, a tensão não vai mudar nada. A tensão está dentro da tolerância, de qualquer forma. Como você falou que o slot de cartão de memória estava aquecendo muito, eu iria procurar o problema por lá, pois algum componente nesse local deve estar queimado, levando uma das linhas de alimentação do notebook em curto e fazendo ele desligar rapidamente por ter detectado essa falha.

Esse suposto problema na fonte é um "red herring": é uma coisa que aparenta ser a causa do problema, mas na verdade não tem nada a ver e está apenas lhe distraindo da causa real do problema.

Quem deve ter sido o culpado por isso foi o regulador que alimenta esse componente queimado. Uma falha na fonte muito provavelmente teria levado mais coisa junto.

@Lucas Gibelli, beleza???

 

Esse post acima, do amigo @victhor393 faz bastante sentido. Pela imagens que você postou, tá com cara de ter queimado alguma coisa a mais na placa, além do leitor.

 

Essa "alguma coisa a mais" é que precisa ser identificada. Acredito que o foco deveria ser naquele entorno do leitor. Enfim, acredito que este seja o caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...