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cooler master pequeno de 0,7A refrigera mais que um grande de 0,26A ?


Ir à solução Resolvido por faller,

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Comprei o processador FX 8350 e me surpreendi com o cooler; não sei se a AMD resolveu colocar coolers melhores nos últimos meses em meio às diversas críticas que viram um cooler box que não esfriava nada.

O fato é que veio junto foi um cooler máster de 7cm mas com 8,4W de potência (12V x 0,7A).

Eu tinha um Cooler Master um pouco maior de 8cm (hyper alguma coisa) e só dava 3,48W de potência (0,29A x 12V).

Meu processador era um PHENOM 2 X4 850 3.3 GHZ.

Não instalei o FX 8350 na placa, ainda estou com o phenom. Para saber qual cooler resfriava mais, tirei o de 8cm e coloquei esse de 7cm que veio junto com o FX. Esse cooler é realmente barulhento, talvez por causa da potência ser maior, mas achei resfriar um pouco mais que o meu grandalhão (1cm a mais, só que o dissipador é dobro do novo). verifiquei isso pelo sensor de temperatura everest.

Obs: meu gabinete é bem refrigerado, tenho 4 coolers Akasa Viper 14cm e 2 coolers leds 12cm; portanto não penso em gastar dinheiro com watercooler.

 

 

Diante disso, tenho algumas perguntas:

 

1) Posso confiar nesse cooler que veio junto com o FX e usar nele? Ou mesmo o everest me mostrando que esfria mais e potencia maior (pelo cálculo V x A), o meu cooler antigo com dissipador maior é mais recomendado para o FX?

 

2) Na refrigeração, tem diferença se o dissipador é maior ou não?

 

3) E quanto ao tamanho do cooler tem diferença ou o que importa é a potencia?

 

4) Fiz certo em atribuir os valores da potencia dos dois coolers pelo cálculo ou nem sempre um cooler entrega a potencia com resultado V x A?

 

5) Posso aproveitar o cooler máster que sobrar e utilizar como fan de gabinete?

 

 

 

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1) Pode confiar sim, o importante na verdade é o resultado final, a temperatura que o sistema consegue manter.

 

2) O conjunto da obra é que faz a diferença. Tamanho do dissipador, fluxo de ar, diretamente ligado a rotação e a área desse fan, tudo compõe a diferença entre eles. A única variável confiável, para comparação, é realmente a temperatura do sistema de arrefecimento.

 

3) O tamanho do fan, bem como o tamanho do cooler sim faz diferença. A potência define a capacidade do fan em manter determinada rotação, alta às vezes, e com isso estabelecer um fluxo de ar maior, que significa maior troca térmica. Também mais barulho..

 

4) A potência dá uma boa ideia da rotação que ele vai conseguir manter, e desse modo o fluxo de ar que movimentará.

 

5) Pode sim..

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1) Pode confiar sim, o importante na verdade é o resultado final, a temperatura que o sistema consegue manter.

 

2) O conjunto da obra é que faz a diferença. Tamanho do dissipador, fluxo de ar, diretamente ligado a rotação e a área desse fan, tudo compõe a diferença entre eles. A única variável confiável, para comparação, é realmente a temperatura do sistema de arrefecimento.

 

3) O tamanho do fan, bem como o tamanho do cooler sim faz diferença. A potência define a capacidade do fan em manter determinada rotação, alta às vezes, e com isso estabelecer um fluxo de ar maior, que significa maior troca térmica. Também mais barulho..

 

4) A potência dá uma boa ideia da rotação que ele vai conseguir manter, e desse modo o fluxo de ar que movimentará.

 

5) Pode sim..

 

Muito obrigado pelas respostas Faller, resolveu todas, a 5) que ainda estou na dúvida, porém você já me ajudou muito nesse e em outros tópicos anteriores, como a de não usar estabilizador mesmo em tomada sem aterramento (no caso da minha), onde até 1 ano antes, ainda usava, e eu só a prova viva que isso é verdade, pois minha fonte antiga que tinha PFC antigo queimou quando usava ainda um modulo isolador SMS de 1000VA, imagina só se fosse aqueles MICROSOL de 400VA, tinha até explodido, se com 1000VA ela queimou. Agora estou com a fonte EVGA 600W e um filtro de linha da DANEVA que aguenta até 2200W.

Aproveitando a deixa faller, ouvi dizer que não pode deixar o PC desligado por muito tempo porque pode esfriar um componente interno da fonte (cujo componente não me lembro o nome no momento). Diante disso e de outras questões que você de maneira inteligente e perspicaz levantou em outro tópicos, tenho algumas perguntas: 

 

1) É verdade isso de esfriar um componente interno da fonte se desligada por muito tempo? Influencia se for fonte de qualidade ou não?

 

2) Se for, quantos dias no máximo posso deixar desligado? 3 dias, 1 semana... ?

 

3) A respeito da pergunta 5), quando conectei o cooler máster direto na fonte e parafusei ela na lateral do gabinete utilizando-a como fan, ela não ligou; porém tinha conectado numa entrada só de 3 pinos. Será se eu conseguir um adaptador de 4 pinos para encaixar no conector desse cooler ele ligará ?

 

4) Ou terei que conectar na entrada de fan de 3 pinos "system fan headers" da placa mãe ou na entrada "power fan header" para poder ligar ?

Se for o caso, não vai sobrecarregar a placa mãe?

 

5) No site extreme power suplly calculator é verdade que na opção Capacitor Aging o recomendável é deixar 30% ?

 

6) Nesse mesmo site é verdade que tem que multiplicar por 0,8 do resultado de Recommended

 PSU Wattage para definir a potência realmente recomendável da fonte tendo em vista que nunca se usa tudo no máximo em todos os componentes ao mesmo tempo?

 

7) Se for verdade, e durante os jogos pesados? Não é tudo no máximo?

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Muito obrigado pelas respostas Faller, resolveu todas, a 5) que ainda estou na dúvida, porém você já me ajudou muito nesse e em outros tópicos anteriores, como a de não usar estabilizador mesmo em tomada sem aterramento (no caso da minha), onde até 1 ano antes, ainda usava, e eu só a prova viva que isso é verdade, pois minha fonte antiga que tinha PFC antigo queimou quando usava ainda um modulo isolador SMS de 1000VA, imagina só se fosse aqueles MICROSOL de 400VA, tinha até explodido, se com 1000VA ela queimou. Agora estou com a fonte EVGA 600W e um filtro de linha da DANEVA que aguenta até 2200W.

Aproveitando a deixa faller, ouvi dizer que não pode deixar o PC desligado por muito tempo porque pode esfriar um componente interno da fonte (cujo componente não me lembro o nome no momento). Diante disso e de outras questões que você de maneira inteligente e perspicaz levantou em outro tópicos, tenho algumas perguntas: 

 

1) É verdade isso de esfriar um componente interno da fonte se desligada por muito tempo? Influencia se for fonte de qualidade ou não?

 

2) Se for, quantos dias no máximo posso deixar desligado? 3 dias, 1 semana... ?

 

3) A respeito da pergunta 5), quando conectei o cooler máster direto na fonte e parafusei ela na lateral do gabinete utilizando-a como fan, ela não ligou; porém tinha conectado numa entrada só de 3 pinos. Será se eu conseguir um adaptador de 4 pinos para encaixar no conector desse cooler ele ligará ?

 

4) Ou terei que conectar na entrada de fan de 3 pinos "system fan headers" da placa mãe ou na entrada "power fan header" para poder ligar ?

 

5) No site extreme power suplly calculator é verdade que na opção Capacitor Aging o recomendável é deixar 30% ?

 

6) Nesse mesmo site é verdade que tem que multiplicar por 0,8 do resultado de Recommended

 PSU Wattage para definir a potência realmente recomendável da fonte tendo em vista que nunca se usa tudo no máximo em todos os componentes ao mesmo tempo?

 

7) Se for verdade, e durante os jogos pesados? Não é tudo no máximo?

1) Agora raciocine comigo...  Seja qual for determinado componente eletrônico, da fonte, da TV ou de um satélite em orbita da terra, passada meia hora de seu desligamento ele assumirá a temperatura ambiente de onde quer que esteja, não mudando nem que a vaca tussa. Fosse ter de se preocupar com isso não se poderia desligar por mais de meia hora. Nesse caso melhor seria nem ter chave liga/desliga, certo??  Pura lenda urbana. Deixe por anos a fio desligada sua fonte e, se tiveres azar, ao final desse tempo uma porção de outros componentes podem ter perdido parte de seu desempenho mas nao por esfriar ou aquecer, mas sim de velhos..

 

2) O tempo que quiseres ou necessitares..

 

3) O melhor mesmo seria liga-lo direto na fonte, fio preto com fio preto da fonte e fio vermelho do fan com fio amarelo da fonte.

 

4) Ligue como te disse ai acima..

 

5) Preste bastante atencao no que te digo..  O resultado a observar, como demanda de pico da config exercitada, nessa calculadora, sera aquele descrito como Minimum PSU Wattage, que e a mínima potencia de fonte a colocar para tocar a config (e evidentemente a demanda da pico da mesma)..

Observe, faca um exercício para comprovar..  Se colocares 10% de capacitor aging a demanda de pico resultante subira em 10%. Se colocares 30% de capacitor aging essa demanda subira em 30%.  Agora, pense com a cabeça... Você imagina que a demanda de sua config, que depende de todo um conjunto de hardware no PC montado, vai aumentar em função de você usar mais ou menos sua config???  IMPOSSÍVEL..

Não mexa nesse Capacitor aging, deixe-o de lado, e uma idiotice da maior espécie..  Nas fontes antigas.sem PFC ativo, esse artifício visava poder compensar o envelhecimento natural dos capacitores de entrada e sua consequente perda de capacitância..  Fontes com PFC ativo pouco estressam esses capacitores e não se faz necessário compensar nada. esqueça isso dai, não mexa, deixe em zero..

 

6) Esse Recommended PSU Wattage e outa besteira das maiores.. Teste para ver..

Se calculares uma fonte para uma config de escritório, com uma demanda típica de 120 watts, a porcaria do Recommended vai apontar para comprares uma fonte de 120 + 50 = 170 Watts, dando uma folga de 50 Watts ou seja 50/170 = 30% da capacidade da fonte..

Se calculares para uma config de um PC gamer, com Tri SLI, Overcloked e com Watter cooler é bem capaz da calculadora resultar numa demanda de 720 Watts e o maldito recommended vai resultar na indicação para comprares uma fonte de 720 + 50 = 770 Watts, isto é com uma folga de apenas 50/770 = 6%, um óbvio desparate...

De posse do resultado frio da demanda de pico ou (Minimum PSU Wattage) sem inflar a mesma, divida ela por 0,8 ou 0,7, conforme você queira que a folga de potência deixada seja de 20% ou 30%

 

7) A demanda de pico, revelada por Minimum PSU Wattage, já considera os picos..

 

Só isso, nada mais que isso..

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1) Agora raciocine comigo...  Seja qual for determinado componente eletrônico, da fonte, da TV ou de um satélite em orbita da terra, passada meia hora de seu desligamento ele assumirá a temperatura ambiente de onde quer que esteja, não mudando nem que a vaca tussa. Fosse ter de se preocupar com isso não se poderia desligar por mais de meia hora. Nesse caso melhor seria nem ter chave liga/desliga, certo??  Pura lenda urbana. Deixe por anos a fio desligada sua fonte e, se tiveres azar, ao final desse tempo uma porção de outros componentes podem ter perdido parte de seu desempenho mas nao por esfriar ou aquecer, mas sim de velhos..

 

2) O tempo que quiseres ou necessitares..

 

3) O melhor mesmo seria liga-lo direto na fonte, fio preto com fio preto da fonte e fio vermelho do fan com fio amarelo da fonte.

 

4) Ligue como te disse ai acima..

 

5) Preste bastante atencao no que te digo..  O resultado a observar, como demanda de pico da config exercitada, nessa calculadora, sera aquele descrito como Minimum PSU Wattage, que e a mínima potencia de fonte a colocar para tocar a config (e evidentemente a demanda da pico da mesma)..

Observe, faca um exercício para comprovar..  Se colocares 10% de capacitor aging a demanda de pico resultante subira em 10%. Se colocares 30% de capacitor aging essa demanda subira em 30%.  Agora, pense com a cabeça... Você imagina que a demanda de sua config, que depende de todo um conjunto de hardware no PC montado, vai aumentar em função de você usar mais ou menos sua config???  IMPOSSÍVEL..

Não mexa nesse Capacitor aging, deixe-o de lado, e uma idiotice da maior espécie..  Nas fontes antigas.sem PFC ativo, esse artifício visava poder compensar o envelhecimento natural dos capacitores de entrada e sua consequente perda de capacitância..  Fontes com PFC ativo pouco estressam esses capacitores e não se faz necessário compensar nada. esqueça isso dai, não mexa, deixe em zero..

 

6) Esse Recommended PSU Wattage e outa besteira das maiores.. Teste para ver..

Se calculares uma fonte para uma config de escritório, com uma demanda típica de 120 watts, a porcaria do Recommended vai apontar para comprares uma fonte de 120 + 50 = 170 Watts, dando uma folga de 50 Watts ou seja 50/170 = 30% da capacidade da fonte..

Se calculares para uma config de um PC gamer, com Tri SLI, Overcloked e com Watter cooler é bem capaz da calculadora resultar numa demanda de 720 Watts e o maldito recommended vai resultar na indicação para comprares uma fonte de 720 + 50 = 770 Watts, isto é com uma folga de apenas 50/770 = 6%, um óbvio desparate...

De posse do resultado frio da demanda de pico ou (Minimum PSU Wattage) sem inflar a mesma, divida ela por 0,8 ou 0,7, conforme você queira que a folga de potência deixada seja de 20% ou 30%

 

7) A demanda de pico, revelada por Minimum PSU Wattage, já considera os picos..

 

Só isso, nada mais que isso..

 

Muito obrigado pelas respostas Faller. Um Feliz Natal e Ano Novo e que você continue sendo "o cara" aqui de referência para dúvidas!

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