Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mistério: modem melhor, desempenho pior!


mmrc2011
Ir à solução Resolvido por mmrc2011,

Posts recomendados

vocês poderiam me ajudar a solucionar um "mistério" na rede wireless da minha casa?

O problema que estou tendo atualmente é o seguinte:

Minha casa tem dois andares, e o modem da NET fica no terreo.

Antigamente eu tinha velocidade de 5Mbps e um repetidor no andar de cima (aqueles que pluga na tomada [bem vagaba]) e funcionava TUDO OK.

Aparelhos que usam o wireless: andar de baixo uma TV, e tablets. Andar de cima TV, PC (com placa + 3 antenas), notebook e tablets.

Alguns meses atrás eu aumentei a velocidade da NET, passando p/ um modem ARRIS DG860, vel down=30Mbps, e não consegui mais usar o repetidor no andar de cima, porque desconfigurava a todo momento. Tentei fixar o ip, mas nada adiantou.

Recentemente instalei um TP-LINK (TL-WA901ND) = não desconfigurou mais, mas percebi que a velocidade baixou consideravelmente:

Andar de cima, sem o TP LINK como repetidor = 6Mbps

Andar de cima, com o TP LINK como repetidor, e ligado com cabo no computador = 3Mbps (às vezes até 1Mbps)

Andar de baixo, ao lado do modem da NET = 30.1Mbps

 

Pergunto: vocês teriam casos semelhantes e poderiam me ajudar com esse tipo de problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @mmrc2011 , tudo bem?

 

Eu tive um problema idêntico ao teu, mas com modelos de dispositivos diferentes. Na época eu nem precisei trocar o TP-Link de tomada - que na minha opinião não é 'vagaba' :P

 

Eu instalei um programa no meu computador para varrer a área da vizinhança e levantar quais eram as redes wi-fi que ele encontrava. Então descobri que da noite pro dia um vizinho ativou uma rede no mesmo canal de frequencia que eu usava entre o modem da operadora (10Mbps) e o repetidor de tomada. Aí foi só entrar nas configurações de ambos os dispositivos e alterar o canal de frequencia que eles estavam usando. Bingo! Problema resolvido.

 

Redes wi-fi próximas de mesma frequencia geram interferência entre si. Não chegam a derrubar uma a outra, mas degradam muito o sinal.

 

Outro ponto que na época eu me atentei também é o uso de telefone sem fio e micro-ondas entre os dispositivos (andar de cima e andar debaixo). Eles zoam demais a qualidade do sinal, por isso é sempre bom ficar com o radar ligado e sempre verificar os canais de frequencias que estão ativos e 'trafegando' dentro da tua casa.

 

Espero que consiga melhorar a qualidade da rede! Abraço. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @mmrc2011 , tudo bem?

 

Eu tive um problema idêntico ao teu, mas com modelos de dispositivos diferentes. Na época eu nem precisei trocar o TP-Link de tomada - que na minha opinião não é 'vagaba' :P

 

Eu instalei um programa no meu computador para varrer a área da vizinhança e levantar quais eram as redes wi-fi que ele encontrava. Então descobri que da noite pro dia um vizinho ativou uma rede no mesmo canal de frequencia que eu usava entre o modem da operadora (10Mbps) e o repetidor de tomada. Aí foi só entrar nas configurações de ambos os dispositivos e alterar o canal de frequencia que eles estavam usando. Bingo! Problema resolvido.

 

Redes wi-fi próximas de mesma frequencia geram interferência entre si. Não chegam a derrubar uma a outra, mas degradam muito o sinal.

 

Outro ponto que na época eu me atentei também é o uso de telefone sem fio e micro-ondas entre os dispositivos (andar de cima e andar debaixo). Eles zoam demais a qualidade do sinal, por isso é sempre bom ficar com o radar ligado e sempre verificar os canais de frequencias que estão ativos e 'trafegando' dentro da tua casa.

 

Espero que consiga melhorar a qualidade da rede! Abraço. :)

Minoso, muito obrigado por tua resposta.

Resta apenas uma dúvida/curiosidade: qual foi o programa que usaste para varrer a vizinhança em busta de outras redes na mesma frequencia?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minoso, muito obrigado por tua resposta.

Resta apenas uma dúvida/curiosidade: qual foi o programa que usaste para varrer a vizinhança em busta de outras redes na mesma frequencia?

Muito obrigado!

Vistumbler: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-analise-de-redes-Wi-Fi-para-aumentar-o-desempenho/2941

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o mistério continua...

Para quem não leu anteriormente, aqui vai:

 

Minha casa tem dois andares, e o modem da NET fica no terreo.

Aparelhos que usam o wireless: andar de baixo uma TV, e tablets. Andar de cima TV, PC (com placa + 3 antenas), notebook e tablets.

Eu tinha um modem com velocidade de 5Mbps e um repetidor simples no andar de cima = funcionava TUDO OK. Alguns meses atrás eu aumentei a velocidade da NET, passando p/ um modem ARRIS DG860, vel down=30Mbps, e não consegui mais usar o repetidor no andar de cima, porque desconfigurava a todo momento. Tentei fixar o ip, mas nada adiantou.

Recentemente instalei um TP-LINK (TL-WA901ND c/ 3 antenas) = não desconfigurou mais, mas percebi que a velocidade baixou consideravelmente:

Andar de cima, sem o TP LINK como repetidor = 6Mbps

Andar de cima, com o TP LINK como repetidor, e ligado com cabo no computador = 3Mbps (às vezes até 1Mbps)

Andar de baixo, ao lado do modem da NET = 30.1Mbps

 

TP-LINK no andar de baixo instalado na "na metade do caminho" (entre um andar e outro) do sinal: 1 a 6 Mbps...

Repetidor de parede "na metade do caminho" + TP-LINK: 1 a 6 Mbps....

 

Sugeriram aqui no forum verificar (c/ Vistumbler) se as redes wi-fi da vizinhança estariam usando o mesmo canal: haviam ao menos 30 redes ao redor, maioria nos canais de 2 a 8. Troquei para o canal 11.

Resultado: continua tudo igual, velocidade muito baixa.

 

Já pensei até em trocar o modem da NET, mas não conheço modens com entrada p/ cabo coaxial....

 

Alguém teria mais alguma ideia para me ajudar com o problema?

Alguma possibilidade de o modem da NET estar com algum limitador de velocidade quando encontra mais de um aparelho captando o sinal????

 

 post-734775-0-91990400-1419417491_thumb.post-734775-0-04713000-1419417496_thumb.post-734775-0-97017300-1419417498_thumb.post-734775-0-20753600-1419417506_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mmrc2011 Bom dia!

Vamos lá!

Vou descrever o cenário que eu entendi.

Você tem o modem ARRIS da Net no andar inferior e replica o sinal para o TP-Link no andar de cima para que ele redistribua o sinal

Já verificou os canais como o @minoso lhe sugeriu

Antes tinha um repetidor "de tomada" e funcionava com uma banda maior.

 

Você está utilizando o TP-Link como repetidor ou em modo WDS?

Eu acredito que o problema está no sinal que o ARRIS está mandando, pois no caso do TP-Link ele só vai replicar o sinal que está recebendo (se receber um sinal ruim, vai replicar um sinal ruim).

Tente deixar o TP-Link mais próximo do Modem para fazer um teste, se você tiver um Smartphone pode fazer um teste rápido com o Wifi Analyzer para testar a intensidade do sinal enquanto caminha pela casa... Quanto melhor o sinal que o TP-link receber, maior a banda final.

Eu particularmente não recomendo utilizar o Sinal Wi-Fi do Modem da ARRIS, pois é muito fraco.

Como última alternativa você pode ligar o Modem ao Roteador via cabo mesmo, é sempre mais garantido.

Poste os resultados dos testes

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o mistério continua...

Para quem não leu anteriormente, aqui vai:

Minha casa tem dois andares, e o modem da NET fica no terreo.

Aparelhos que usam o wireless: andar de baixo uma TV, e tablets. Andar de cima TV, PC (com placa + 3 antenas), notebook e tablets.

Eu tinha um modem com velocidade de 5Mbps e um repetidor simples no andar de cima = funcionava TUDO OK. Alguns meses atrás eu aumentei a velocidade da NET, passando p/ um modem ARRIS DG860, vel down=30Mbps, e não consegui mais usar o repetidor no andar de cima, porque desconfigurava a todo momento. Tentei fixar o ip, mas nada adiantou.

Recentemente instalei um TP-LINK (TL-WA901ND c/ 3 antenas) = não desconfigurou mais, mas percebi que a velocidade baixou consideravelmente:

Andar de cima, sem o TP LINK como repetidor = 6Mbps

Andar de cima, com o TP LINK como repetidor, e ligado com cabo no computador = 3Mbps (às vezes até 1Mbps)

Andar de baixo, ao lado do modem da NET = 30.1Mbps

TP-LINK no andar de baixo instalado na "na metade do caminho" (entre um andar e outro) do sinal: 1 a 6 Mbps...

Repetidor de parede "na metade do caminho" + TP-LINK: 1 a 6 Mbps....

Sugeriram aqui no forum verificar (c/ Vistumbler) se as redes wi-fi da vizinhança estariam usando o mesmo canal: haviam ao menos 30 redes ao redor, maioria nos canais de 2 a 8. Troquei para o canal 11.

Resultado: continua tudo igual, velocidade muito baixa.

Já pensei até em trocar o modem da NET, mas não conheço modens com entrada p/ cabo coaxial....

Alguém teria mais alguma ideia para me ajudar com o problema?

Alguma possibilidade de o modem da NET estar com algum limitador de velocidade quando encontra mais de um aparelho captando o sinal????

attachicon.gif1 - Note, 2and, wireless.pngattachicon.gif1 - Redes na região.pngattachicon.gif2 - Note, 2and, TPLINK.pngattachicon.gif3 - Note, terreo, ao lado modem NET.png

Esse modem/router da NET aquele que tem WiFi? E já analisou se esse seu access point tem como configurar a saída de velocidade no WiFi? Eu tenho router da tp-link e na parte de wireless tem alguns campos que controlar o quanto de velocidade será distribuído na rede.

Mais antes desliga o WiFi da NET e pega esse seu access point leva ele la pro modem/router da NET e testa se a velocidade continua a mesma coisa quando está perto e tb testa a porta RJ45 da NET se está mandando a velocidade correta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

post-734775-0-04054700-1419422228_thumb.post-734775-0-04054700-1419422228_thumb.post-734775-0-04054700-1419422228_thumb.@mmrc2011 Bom dia!

Vamos lá!

Vou descrever o cenário que eu entendi.

Você tem o modem ARRIS da Net no andar inferior e replica o sinal para o TP-Link no andar de cima para que ele redistribua o sinal

Já verificou os canais como o @minoso lhe sugeriu

Antes tinha um repetidor "de tomada" e funcionava com uma banda maior.

 

Você está utilizando o TP-Link como repetidor ou em modo WDS?

Eu acredito que o problema está no sinal que o ARRIS está mandando, pois no caso do TP-Link ele só vai replicar o sinal que está recebendo (se receber um sinal ruim, vai replicar um sinal ruim).

Tente deixar o TP-Link mais próximo do Modem para fazer um teste, se você tiver um Smartphone pode fazer um teste rápido com o Wifi Analyzer para testar a intensidade do sinal enquanto caminha pela casa... Quanto melhor o sinal que o TP-link receber, maior a banda final.

Eu particularmente não recomendo utilizar o Sinal Wi-Fi do Modem da ARRIS, pois é muito fraco.

Como última alternativa você pode ligar o Modem ao Roteador via cabo mesmo, é sempre mais garantido.

Poste os resultados dos testes

Boa sorte!

 

GK Giovanni, muito obrigado pelo retorno!!! Vamos às respostas:

 

Inicialmente, deixa eu esclarecer uma coisa: o meu problema não é o sinal fraco, mas a perda de velocidade, ok?

 

-O TP-LINK está como repetidor ou WDS? Boa pergunta! O TP-LINK (andar de cima) está captando o sinal da NET (andar de baixo), e está conectado a um PC via RJ-45, e também distribui o sinal para uma TV que está no andar de cima.

-Também acho que o problema está com o sinal do Arris, porém não encontro meios de conectar uma antena p/ amplificar o sinal (desconfio que nem assim o problema vai ser resolvido)!!!

-Já deixei o TP-LINK ao lado do Arris (tudo no andar de baixo) = velocidade baixa igual. Já deixei o TP-LINK na metade do caminho (entre um andar e outro) = velocidade baixa igual!

-Recomendas não usar o sinal do Arris: pois é, realmente ele é fraco, mas misteriosamente a velocidade no andar de cima fica assim: sem TP-LINK, apenas Arris = 4 a 6 Mbps; com TP-LINK = menos de 4 Mbps;

-Já liguei o TP-LINK via cabo RJ-45 no Arris = velocidade continua baixa.....

 

Cara, já fiz todos os testes possíveis, menos trocar o Arris, pois tem um cabo coaxial que vem da rua.

Pensei em colocar o Arris no andar de cima onde eu preciso p/ o PC (vai dar uma trabalheira gigantesca puxar o coaxial p/ cima), mas tenho receio que isso faça eu perder o sinal do andar de baixo.........

 

Help, please!!!!

Esse modem/router da NET aquele que tem WiFi? E já analisou se esse seu access point tem como configurar a saída de velocidade no WiFi? Eu tenho router da tp-link e na parte de wireless tem alguns campos que controlar o quanto de velocidade será distribuído na rede.

Mais antes desliga o WiFi da NET e pega esse seu access point leva ele la pro modem/router da NET e testa se a velocidade continua a mesma coisa quando está perto e tb testa a porta RJ45 da NET se está mandando a velocidade correta.

 

brunolv.rj, muito obrigado pelo teu retorno!

Aqui vão as respostas:

 

-Sim, o modem Arris (NET) tem wi-fi.

-Velocidade de saída: não sei se é a mesma coisa, mas o "transmit power" está em "high"...

-Quanto aos testes sugeridos, já foram feitos....

 

Em anexo envio um gráfico com com o desempenho medido pelo TP-LINK....

 

Mais uma vez, obrigado pela ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...pois então... estive procurando comentários/soluções em outros blogs e encontrei algo interessante:

 

TODOS ESTÃO COM PROBLEMAS COM ESSE TAL DE ARRIS OFERECIDO PELA NET!

 

Parece que a solução seria pedir a troca para um outro modem chamado Thomson dwg874b....

 

Alguém teve experiência semelhante, e já testou esse Thomson???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ok, vamos ao desfecho dessa triste história:

Pedi à NET trocar meu modem, e enviaram um técnico. O cara disse que o aparelho funciona bem, pois traz o sinal da NET até a minha casa a 30Mbps, que seria o compromisso do contrato.

Segundo ele, a NET não se compromete a distribuir o sinal para toda a casa. Ainda acrescentou: "quanto MELHOR a casa, PIOR o sinal" = devo morar em casa de madeira com apenas um cômodo.

Em resumo, passou a bola p/ eu resolver, e eu vou apenas esperar que termine 1 ano de contrato e procurarei outra provedora de internet.

À todos que acessam este fórum: fiquem atentos ao que a empresa se compromete. Tenham claramente em contrato a velocidade de download/upload, e principalmente que o sinal seja distribuído para toda a residência.

Não preciso nem dizer em detalhes o quanto eu estou satisfeito com o serviço da NET!

Ok, vamos ao desfecho dessa triste história:

Pedi à NET trocar meu modem, e enviaram um técnico. O cara disse que o aparelho funciona bem, pois traz o sinal da NET até a minha casa a 30Mbps, que seria o compromisso do contrato.

Segundo ele, a NET não se compromete a distribuir o sinal para toda a casa. Ainda acrescentou: "quanto MELHOR a casa, PIOR o sinal" = devo morar em casa de madeira com apenas um cômodo.

Em resumo, passou a bola p/ eu resolver, e eu vou apenas esperar que termine 1 ano de contrato e procurarei outra provedora de internet.

À todos que acessam este fórum: fiquem atentos ao que a empresa se compromete. Tenham claramente em contrato a velocidade de download/upload, e principalmente que o sinal seja distribuído para toda a residência.

Não preciso nem dizer em detalhes o quanto eu estou (in)satisfeito com o serviço da NET!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não façam essa safadeza. Torço para quem fizer ser descoberto e punido!

As operadoras fazem mais safadeza e eu tb torço para serem punidos mais isso não acontece no Brasil. Ficam ai vendendo serviços de baixa qualidade, caro e fornecendo equipamentos de m&rd@.

O aparelho é comodato não é muito prejuízo trocar.

Visto que lucraram o bastante do consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A maioria da "safadeza" de que são acusadas as operadoras, elas a fazem dentro da lei. O desmantelamento intencional de um equipamento que não é seu, para com isso se obter vantagem de ter outro à disposição sob termos de contrato, é literalmente um roubo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

 

A maioria da "safadeza" de que são acusadas as operadoras, elas a fazem dentro da lei. O desmantelamento intencional de um equipamento que não é seu, para com isso se obter vantagem de ter outro à disposição sob termos de contrato, é literalmente um roubo.

 

 Concordo contigo, Alexandre.

Sou radicalmente contra qualquer tipo de picaretagem e procuro conduzir a minha vida rigorosamente dentro da Lei.

 

 

Porém o Bruno @ tb tem razão.

 

As operadoras fazem mais safadeza e eu tb torço para serem punidos mais isso não acontece no Brasil. Ficam ai vendendo serviços de baixa qualidade, caro e fornecendo equipamentos de m&rd@.
O aparelho é comodato não é muito prejuízo trocar.
Visto que lucraram o bastante do consumidor.

 

O que acontece neste país é pura safadeza e me sinto como um inseto diante da impunidade dessas grandes empresas prestadoras de serviços (internet, telefonia, cartão de crédito, etc...).

 

O que a NET faz, e que fico muito revoltado, é prometer uma coisa e não cumprir. 

Eu deveria buscar meus direitos na justiça, mas isso é extremamente complexo e me tomaria um tempo que não tenho.

 

A solução, para mim, é buscar um novo serviço, assim como fiz há anos atrás quando saí da GVT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordo contigo, Alexandre. [...]

Porém o Bruno @ tb tem razão.

@mmrc2011, decida-se: ou você concorda comigo ou com o @. Ou você explicita em que ele tem razão, já que não pode ser em todo o posicionamento, o qual confronta com minha opinião.

 

Eu deveria buscar meus direitos na justiça, mas isso é extremamente complexo e me tomaria um tempo que não tenho.

A solução, para mim, é buscar um novo serviço, assim como fiz há anos atrás quando saí da GVT.

Sim, é uma solução.

PS.:

 

É difícil aturar ver que muitos dos "brasileiros" que reclamam da corrupção dos políticos tornar-se-iam até pior na primeira oportunidade.

 

"Brasileiros" também sofrem de uma inveja que os incapacita a suportar relacionar-se com concentradores de renda sem acusá-los de injustos. Curiosamente, cada um estaria muito satisfeito em ser o concentrador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...