Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sumiram 11,5 Gb do disco!


Posts recomendados

Instalei o Windows 8.1 e a seguir alguns programas. Vou no Windows Explorer, seleciono todos os arquivos da unidade de drive C: e obtenho informação de 13,5 Gb ocupados, sendo 12 Gb só da pasta Windows. Agora seleciono apenas a unidade de drive C: , vejo suas propriedades e obtenho a informação que há 25 Gb ocupados.

 

Obs: Marquei a opção de mostrar arquivos ocultos. Ou seja, existem em torno de 11,5 Gb de arquivo da unidade C que estão sendo usados, mas não aparecem quando eu seleciono todas as pastas da unidade C.

 

Isso pode ser algum problema de hardware? Problema de software? Alguma configuração?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 Vou no Windows Explorer, seleciono todos os arquivos da unidade de drive C: e obtenho informação de 13,5 Gb ocupados, sendo 12 Gb só da pasta Windows. Agora seleciono apenas a unidade de drive C: , vejo suas propriedades e obtenho a informação que há 25 Gb ocupados.

 

 

Verifica a informação acima, pois 13,5+12= 25,5GB ou seja Windows mais os arquivos da unidade C: ocupando 25,5 GB de espaço, logo, na unidade C: ao abrir as propriedades vai exibir 25GB usados, lendo sua informação pra mim está correto.

 

Abrass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica a informação acima, pois 13,5+12= 25,5GB ou seja Windows mais os arquivos da unidade C: ocupando 25,5 GB de espaço, logo, na unidade C: ao abrir as propriedades vai exibir 25GB usados, lendo sua informação pra mim está correto.

 

Abrass.

 

Na verdade, nos 13,5 já estavam contados os 12 Gb do Windows. Eu selecionei todos os arquivos e pastas da unidade C e anotei o tamanho ocupado. Depois nas propriedades da unidade C também verifiquei o tamanho ocupado. Deveriam coincidir, mas há uma diferença em trono de 12 Gb. Nesse momento a unidade C tem 26 Gb ocupados, mas ao selecionar todos os arquivos da unidade (incluindo a pasta Windows), totaliza apenas 14,3 Gb.

 

Suponho que ou meu HD esta com algum defeito, ou tem alguma pegadinha do Windows 8.1 que eu ainda não conheço. Meu sistema tem 1 único HD SSD que particionei. Sera que há alguma ferramenta que informe onde o Windows esta encontrando os 26 Gb ocupados na unidade C ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, consegui resolver. Como é a primeira vez que estou usando a nova versão do Windows, eu pensei que para mostrar arquivos ocultos bastava marcar o CHECK box EXIBIR -> ITENS OCULTOS. Mas alguns arquivos ainda permaneciam ocultos. Então me disseram para entrar em OPÇÕES e habilitar os ocultos por ali. Aí sim, todos os arquivos ocultos apareceram e totalizam juntos 29 Gb.

A situação até inverteu. Agora o tamanho ocupado por todos arquivos presentes na unidade C está contando mais de 3Gb em relação aos 26 Gb que a unidade C continua afirmando que possui. Deveria coincidir, mas ainda tem alguma pegadinha do Windows 8.1 por aí...

O que me causou espanto é que há 2 arquivos ocultos que ocupam, juntos, quase 15 Gb, mais espaço do que a da pasta Windows: hiberfil.sys e pagefiles.sys. É muita coisa. Esses 2 arquivos mais os 12 Gb da pasta Windows ocupam 30 Gb. E sei lá se esses 15 Gb ainda irão aumentar... Será que existe alguma funcionalidade que desabilitando, elimina esses 2 arquivos gigantescos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, consegui resolver. Como é a primeira vez que estou usando a nova versão do Windows, eu pensei que para mostrar arquivos ocultos bastava marcar o CHECK box EXIBIR -> ITENS OCULTOS. Mas alguns arquivos ainda permaneciam ocultos. Então me disseram para entrar em OPÇÕES e habilitar os ocultos por ali. Aí sim, todos os arquivos ocultos apareceram e totalizam juntos 29 Gb.

A situação até inverteu. Agora o tamanho ocupado por todos arquivos presentes na unidade C está contando mais de 3Gb em relação aos 26 Gb que a unidade C continua afirmando que possui. Deveria coincidir, mas ainda tem alguma pegadinha do Windows 8.1 por aí...

O que me causou espanto é que há 2 arquivos ocultos que ocupam, juntos, quase 15 Gb, mais espaço do que a da pasta Windows: hiberfil.sys e pagefiles.sys. É muita coisa. Esses 2 arquivos mais os 12 Gb da pasta Windows ocupam 30 Gb. E sei lá se esses 15 Gb ainda irão aumentar... Será que existe alguma funcionalidade que desabilitando, elimina esses 2 arquivos gigantescos?

 

pagefiles.sys.  = Arquivo de paginação, memória virtual.

 

hiberfil.sys  = arquivo de hibernação.

 

Tem como desabilitar isto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você está se referindo a um notebook ou um pc comprado com sistema instalado, essa pode ser a partição oculta onde o fabricante dele colocou os arquivos do recovery.

Clique em iniciar> computador com o bd em gerenciar> a esquerda da tela clique em gerenciamento de disco, ai você verá exatamente a situação do disco e suas partições.

OBS: Esse caminho é pelo Windows 7, pelo 8 não saberia porque não tenho instalado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pelo Windows 8 você pode fazer da seguinte maneira:

 

1- pressione as teclas --> Logotipo do Windows + R, em seguida digite "diskmgmt.msc" (sem aspas) e vai abrir o gerenciamento de disco. Daí você vai ter as infomações completas sobre as partições.

 

Abrass.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade instalei o Windows a partir do zero, a partir do DVD que veio no box. Não é versão que veio da fabricante.

Marcelo, excelentes links. Já diminui a memória virtual, e o arquivo pagefiles.sys de 8 Gb diminuiu para 410 Mb. Agora o drive informa que há 21 Gb usados, enquanto a totalização de arquivos e pastas da unidade C contam 24 Gb.

Quanto a hibernação, eu dei o comando mas não consegui eliminar o arquivo hiberfil.sys. Ele continua ocupando 6,6 Gb. Observei que o comando indicado no link passado referia-se ao Win 7 e Vista, enquanto estou usando o 8.1. Pode ser que tenha havido alguma modificação na forma de desativar a hibernação.

Muito obrigado não só pelas informações como também por já ter conseguido economizar bastante espaço dos escassos 120 Gb do meu SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espetacular Marcelo! Muito obrigado. Resolvido o problema.

Quando postei esse tópico estava com 29 Gb usado, depois, configurando a memória virtual, diminuiu para 21 Gb, e agora, sem a hibernação, o Windows informa que usados são apenas 15,6 Gb. O tamanho usado caiu pela metade! Muito bom.

Fiquei apenas curioso pelos 3 Gb que sempre aparece a mais quando eu seleciono todos os arquivos e pastas em comparação com o espaço usado informado pelo Windows no drive C. No momento, a unidade C acusa 15,6 Gb usados, mas se eu seleciono todos os arquivos e pastas da unidade C, o tamanho informado é de 18,6 Gb. Só a pasta Windows está agora com 15,3 Gb, enquanto as demais pastas e arquivos totalizam 3,3 Gb.

Mas o mais importante foram os 15 Gb que ganhei configurando a amemoria virtual e eliminando a hibernação. Fora o aprendizado que tive com vocês! Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...