Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AJUDA - BOOT NÃO reconhece HD, mas BIOS e Windows 8 SIM.


luiscurtolo

Posts recomendados

Boa noite. 

Desde já, adianto que fiz uma pesquisa até onde consegui, e não encontrei problema como o meu, alguns semelhantes, mas as sugestões não funcionaram. 

Estou com um problema no Boot, postei nessa área do forum pois acredito que seja problema no BIOS / HD. Peço desculpas caso não seja, pois não sou um grande expert na área, mas sei me virar até certo ponto. Não está sendo o caso. 

Um breve histórico do problema: 
Desde que instalei o Windows 8.1, após algum tempo em hibernação, o PC travava. Isso acontecia com uma frequência desagradável e preocupante, mas não direto. 
Uma vez com o computador travado, num freeze total, eu costumava clicar o botão ON/OFF do PC, aguardava alguns minutos e o PC desligava sozinho, mesmo com a tela travada e nenhuma resposta de mouse ou teclados. 

Quando isso não funcionava, o jeito era usar o RESET. Algumas vezes o fiz, e nessa última aconteceu o problema. 


Após reiniciar, o PC foi para uma tela preta, nela ficou muito tempo, e ela seguiu para a tela de instalação do Windows. Sim, do nada, quando ele deu Boot, pediu para reinstalar o windows. Eu achei que fosse algum erro, eu não dei nenhum comando ou o que fosse, apensas reiniciei, e desde então a mensagem: 

 REEBOT AND SELECT PROPER BOOT DEVICE... OR INSERT BOOT MEDIA IN SELECTED BOOT DEVICE AND PRESS ANYKEY...

Assim, procurei opções através da BIOS, meu medo era ter perdido o HD e todos os dados, e eis que me deparei com o que eu entendi, depois de pesquisar nos foruns, ser a peculiaridade do meu caso. 

A própria BIOS reconhece o HD. Eles está ali como uma opção de BOOT. Se eu seleciono essa opção de Boot, como eu acredito que estava antes, vai naquela mensagem transcrita a cima. 
Quando eu seleciono BOOT por WINDOWS BOOT MANAGER [uEFI - não entendi ainda o que é isso] , tudo transcorre perfeitamente, inclusive não há perda nem problemas no HD, usei o CHKDSK no CMD e tudo está OK. 

Aqui reside minhas dúvidas. 
- É possível "corromper" a funcionalidade de BOOT de um HD sem comprometer seus dados e que ele seja ainda reconhecido pela BIOS e pelo Windows 8.1? 
- Deixar o BOOT no WINDOWS BOOT MANAGER é recomendável? Não me sinto confortável em depender disso, não ter uma segunda opção, que seria a como é com todos, o BOOT pelo device onde o Windows está instalado. 
- Como posso contornar o problema sem perder tudo que está no HD? 


Minha placa mãe é ASUS P8 Z77-V 
Core i7 3770
HD SEAGATE 500GB



Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi parece que eu entendi....

 

você esta usando o windows no modo UEFI logo não pode dar boot pelo hd pois não existe um codigo MBR escrito na trilha zero do HD....

 

No caso apenas troque a ordem de boot do BIOS para dar prioridade ao boot UEFI....

Foi justamente o que eu fiz para conseguir entrar no computador e ver o estado do HD.

Continuo receoso em ter apenas essa opção de boot, visto que, analisando mais, definitivamente algum arquivo de boot do HD foi corrompido.

Tanto que durante a ultima vez que o usei antes de viajar, durante a sessão, ele travou completamente e quando reiniciou apareceu a mensagem:

BOOTMGR is missing.

De certa forma foi um alívio, pois agora tenho um caminho a seguir, já que antes não havia mensagem alguma e eram muitas as possibilidades.

Mesmo assim, lendo o que pesquisei no fórum, a opção seria colocar o PenDrive que tenho a instalação e simplesmente reparar o boot conforme uma das opções. Só que de alguma forma ele diz que tal ação não é possível, e muitas vezes dizia que o HD estava locked e não podia reparar nada.

O que eu decidi fazer agora, assim que retornar à minha casa, será fazer um Backup dos arquivos e simplesmente zerar o PC e torcer que o problema não volte, pois não me parece que o HD tenha sido comprometido para sempre.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi justamente o que eu fiz para conseguir entrar no computador e ver o estado do HD.

Continuo receoso em ter apenas essa opção de boot, visto que, analisando mais, definitivamente algum arquivo de boot do HD foi corrompido.

Tanto que durante a ultima vez que o usei antes de viajar, durante a sessão, ele travou completamente e quando reiniciou apareceu a mensagem:

BOOTMGR is missing.

De certa forma foi um alívio, pois agora tenho um caminho a seguir, já que antes não havia mensagem alguma e eram muitas as possibilidades.

Mesmo assim, lendo o que pesquisei no fórum, a opção seria colocar o PenDrive que tenho a instalação e simplesmente reparar o boot conforme uma das opções. Só que de alguma forma ele diz que tal ação não é possível, e muitas vezes dizia que o HD estava locked e não podia reparar nada.

O que eu decidi fazer agora, assim que retornar à minha casa, será fazer um Backup dos arquivos e simplesmente zerar o PC e torcer que o problema não volte, pois não me parece que o HD tenha sido comprometido para sempre.

Obrigado pela ajuda.

 

Amigo como eu disse antes mesmo uma formatação nova do windows não faz diferença.....

 

como você esta usando UEFI com o sistema de particionamento GPT o instalador do windows não vai escrever nada na trilha 0 hd deixando assim o codigo mbr intacto....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo como eu disse antes mesmo uma formatação nova do windows não faz diferença.....

 

como você esta usando UEFI com o sistema de particionamento GPT o instalador do windows não vai escrever nada na trilha 0 hd deixando assim o codigo mbr intacto....

Vish então aí complica.

O HD está comprometido então para sempre?

Vou pesquisar essa termos aqui porque não sei nada disso. "Partição GPT" e "código mbr". Hahahha vou dar um Google nisso. Código MBR não é o mesmo que MGR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...