Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar diodo de uma fonte de alimentação por diodo diferente


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, sou novo no forum, e novo em eletônica, estou começando por hobby, até o momento que sei é trocar fusiveis(rsrsrs), eu tenho uma fonte de computador, que estava queimada, abri e vi que o fusivel estava queimado, troquei, e então testei os diodos que ficam logo a frente, e dois deles não passam corrente, só que não achei diodos iguais para trocar, tenho uns diferente, queria saber se posso trocar mesmo assim ou se tem que ser identificos? os que estavam na fonte são CT4A05 e os que tenho são IN5408.

 

Att.

Anderson junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 1N5408 supota 3A de corrente e 1000V de tensão reversa.

O CT4A05 suporta 4A de corrente e 420V de tensão reversa.

Entre outros dados que podem ser importantes para o circuito.

 

Nesses casos eu aconselho a consultar os datasheets.

Ex: tenho esse diodo CT4A05 que não conheço, então procuro no Goolgle assim:

CT4A05 datasheet.PDF

 

O datasheet é como o manual dos componentes, explica tudo sobre ele. E isso vale também para transistores, FET's Mosfet's, CI's, OP Amp's...etc

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Ensinando a pescar:

Coloque no Tio Google o nome de cada um dos diodos e chegarás no datasheet dos mesmos..

 

No datasheet do CTA05 vais ver duas importantes características

Maximum Average Forward Rectified Current = 4A

VRMS máximo = 420 volts

 

No datasheet do 1N5408 vais encontrar a corrente e tensão desse diodo

Io ou máxima corrente = 3A

VRMS máximo = 700 Volts

 

Desse modo, dá para dizer com certeza

- Do ponto de vista da tensão o substituto cumpre pois sua tensão e isolação é de 700 Vrms, superior ao outro diodo