Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida- Internet Via Radio e Modem Wi-fi?


Ir à solução Resolvido por minoso,

Posts recomendados

Vamos logo a dúvida. a minha internet é via rádio. um vizinho recebe internet da oi e usa uma antena para distribuir o sinal e assim ganhar dinheiro.

 

Tem uma antena que recebe e envia a internet através do cabo para meu computador.

 

Mas é internet normal sem ser sinal de wi-fi.

 

Tenho um modem wi-fi novinho da oi que nunca foi usado e gostaria de saber se tem como conectar o cabo que sai dessa antena nele e eu poder utilizar a internet no computador e no celular com o sinal wi-fi.

 

Se sim, qual o procedimento que tenho que fazer para que isso dê certo? e tem como eu mesmo alterar o ponto de acesso? provavelmente o modem é de 2,4 GHz e se pegar acho que vai estar em um ponto muito congestionado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pablo4lves

 

Eu não sei ao certo sobre o seu modem wi-fi da OI, mas você resolve seu problema conectando o cabo em um roteador wi-fi comum.

 

Aí é o trabalho de configurar o ponto de acesso (nome da rede, senha e canal de frequencia)

 

Consegue arrumar um pra testarmos? ;)

@minoso, você sabe dizer se o modo de entrar nas configurações de cada modem é diferente?, pois me lembro que o rapaz que colocou essa internet para mim entrou no modem que esta na casa dele pelo meu navegador. Não sei qual o tipo de modem que ele utiliza e por isso fico com medo de tentar mudar algo utilizando o que tenho. sendo mais direto: no mesmo navegador pode ter duas configurações de dois modens diferentes?

 

Se eu resolver colocar o modem wi-fi e configurar ele a configuração não interferirá no que já esta?

 

quanto ao "Consegue arrumar um pra testarmos?" se refere ao meu modem da oi ou algum outro que seja comum?(caso seja um comum, tem problema de eu usar esse que a oi me enviou?)

 

Ahhh, desculpa pelas várias perguntas e texto grande. tenho um defeito nisso rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pablo4lves

 

Vamos primeiro estruturar a rede que sugeri para facilitar as explanações seguintes:

 

200935194626550.jpg

 

  • O modem a esquerda é o equipamento que o seu vizinho utiliza e está na sua casa. (uma ponta do cabo de rede está no seu computador, a outra ponta está nesse equipamento)
  • O equipamento do meio, um roteador wi-fi comum (pode ser da marca TP-Link ou D-Link), é o que eu sugeri pra você instalar. Ou seja, você vai desconectar a ponta do cabo que está no seu computador e conectar a porta WAN desse novo roteador wi-fi
  • Obviamente, o terceiro equipamento (da esquerda para a direita), é o seu computador, o qual deve ser conectado (também por um cabo de rede) na Porta 1 desse novo roteador wi-fi

 

Fazendo isso você ainda consegue utilizar a internet que você paga para o seu vizinho, com o diferencial de que agora ele passa por um roteador wi-fi, o qual pode e deve ser administrado por você ;)

 

Dúvidas? Vamos nos falando. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pablo4lves

 

Vamos primeiro estruturar a rede que sugeri para facilitar as explanações seguintes:

 

200935194626550.jpg

 

  • O modem a esquerda é o equipamento que o seu vizinho utiliza e está na sua casa. (uma ponta do cabo de rede está no seu computador, a outra ponta está nesse equipamento)
  • O equipamento do meio, um roteador wi-fi comum (pode ser da marca TP-Link ou D-Link), é o que eu sugeri pra você instalar. Ou seja, você vai desconectar a ponta do cabo que está no seu computador e conectar a porta WAN desse novo roteador wi-fi
  • Obviamente, o terceiro equipamento (da esquerda para a direita), é o seu computador, o qual deve ser conectado (também por um cabo de rede) na Porta 1 desse novo roteador wi-fi

 

Fazendo isso você ainda consegue utilizar a internet que você paga para o seu vizinho, com o diferencial de que agora ele passa por um roteador wi-fi, o qual pode e deve ser administrado por você ;)

 

Dúvidas? Vamos nos falando. :)

Entendi, mas para a utilização do modem wi-fi eu vou ter que configurar ele entrando nas configurações do modem correto?

Quando eu for entrar estarei configurando somente ele? tem perigo de estar desconfigurando o que tem na casa desse vizinho já que ele configurou a internet foi no meu navegador?

 

Vou tentar agora mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muuuito obrigado Minoso. Deu tudo certo e já tenho internet wi-fi. #mentira kkkkkk

 

Fui ver e esse modem que tenho não vai servir mesmo por ser um modem wifi adsl.

 

e eu aqui dando pulos de alegria(#exagerado) e me decepcionando ao ver que não tem uma porta Wan.

 

Mas valeu por ter dado as instruções que usarei no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

você tem um modem wi-fi e eu nunca sugeri que você usasse isso. Eu disse pra você conectar um ROTEADOR wi-fi ao modem do seu vizinho.

 

Aí as coisas vão funcionar e você poderá pular de alegria.

 

Você precisa fazer o seguinte:

 

  1. A antena que está na sua casa tem um cabo que liga num modem (o que eu estou chamando de "modem do vizinho").
  2. O modem do vizinho, por sua vez, tem um cabo que liga no seu computador.
  3. Você precisa desconectar o cabo do seu computador e conectar essa ponta na porta WAN de um roteador Wi-fi
  4. Uma vez conectado, você precisa de um outro cabo de rede para conectar uma ponta na Porta 1 do roteador Wi-fi e a outra ponta na placa de rede do seu computador

Pronto! Com isso você já terá internet wi-fi e no seu computador. Aí só precisa configurar nome de rede wi-fi e inserir uma senha.

 

Se ajudar, não esqueça de curtir a mensagem e marcá-la como 'resolvido'.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...