Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terminal Service do Windows - Acessar um pc dentro de um domínio


Ir à solução Resolvido por dontpanic,

Posts recomendados

Bom dia.

 

Primeiro gostaria que um moderador movesse meu tópico para a pasta correta. Eu fiquei perdido e não sabia onde postar. Como sou programador, resolvi colocar aqui, onde talvez algum companheiro já tenha passado por isso.

 

Segundo, o problema em si. 

 

Eu estava usando o teamviewer como ferramenta de acesso remoto a minha máquina, mas de tanto usar, a própria empresa do teamviewer me mandou uma mensagem dizendo que possivelmente meu uso não era particular e sim comercial. Para não continuar infringindo nenhuma lei/regra, eu desinstalei de vez o teamviewer da máquina e agora venho procurando soluções alternativas. (uma das correntes de pesquisa minha é socktes, mas não é esse o caso aqui).

 

Eu lembrei da ferramenta do windows, o terminal service, que eu uso no servidor para acessar remotamente de casa. Aí eu pensei que poderia usar a mesma ferramenta, para acessar meu pc de trabalho de casa. Mas eu esbarrei na falta de conhecimento técnico de redes. Eu não sei se seria possível acessar uma máquina específica, dentro de um domínio a partir de uma máquina de fora do domínio e fisicamente fora da rede interna.

 

É possível acessar uma máquina com ip de rede 192.168.0.X, onde o servidor possui o ip fixo? Eu queria fazer isso diretamente, sem ter que acessar o servidor via terminal service e depois, já dentro do servidor, acessar minha máquina com o terminar service, usando parâmetros de rede local.

 

Espero ter conseguido explanar minha dúvida.

 

Att.

Giovani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se você tiver acesso a rede local (roteador), é só redirecionar a porta do seu aplicativo pro IP do servidor. Assim um computador de fora da rede só precisa saber o IP do roteador, e ele faz todo o trabalho de encaminhar os pacotes pra máquina específica onde o servidor está rodando. 

Sobre alternativas ao teamviewer, procure no google por VNC e por SSH.

 

O VNC é um protocolo de acesso remoto, que faz basicamente aquilo que o teamviewer faz. Existem centemas de servidores/clients pro windows (ou qualquer que seja seu SO).

O SSH é um protocolo que simula um shell remoto. Dependendo do uso que você estava fazendo com o teamviewer, pode ser que ele seja útil também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Demorei um pouco para vir responder, pois eu estava estressando bastante todas as alternativas que você passou dontpanic.

 

Primeira alternativa, foi o redirecionamento de portas no "roteador" (o roteador aqui é o windows server 2008 r2). Eu fiz o redirecionamento da porta 3390, pois a porta 3389 estava sendo usado para acessar remotamente o servidor. Liberei no firewall do pc que queria conectar essa porta, fiz o teste com o scanner de portas online e ela está aberta. Mas não consigo conectar! O redirecionamento de portas no servidor está funcionando pois eu removi o redirecionamento e fiz o scaner de portas e a porta apareceu fechada no servidor, aí eu refiz o redirecionamento  e passei o scaner novamente e deu que a porta estava aberta. Enfim, não conecta.

 

Aí eu fui para o segundo stress teste, com o ultra vnc. baixei ele na minha máquina de trabalho, instalei e configurei o serviço. Fiz o redirecionamento das portas 5800 e 5900 no servidor e finalmente consegui conectar. Mas (tem que haver sempre um mas...) eu só consigo ver o desktop. não consigo controlar remotamente. Agora estou testando as configurações do servidor vnc para ver se fiz alguma configuração errada. O viewer não estava com a propriedade viewer only marcada. por isso achei estranho eu não conseguir controlar o desktop.

 

Agradeço pelo novo norte que você me deu, pois ainda tenho mais algumas possibilidades de testes antes de jogar a toalha! Quando conseguir resolver posto aqui (ou se não conseguir tb volto aqui chorando!)

 

Att.

Giovani

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer o ultravnc acessar de casa meu pc na empresa. Aí comecei a fazer a migração do pc da chefe, mas ela não gostou, falou que é mais lento que o teamviewer. Enfim... resolvi o problema, mas criei outro! rs

 

Obrigado pela ajuda! pelo menos meu acesso já está resolvido. Vou continuar estudando um jeito de acessar remotamente via área de trabalho o pc dela.

 

Att.

Giovani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, só para não deixar de informar, eu resolvi o problema do acesso via área de trabalho remota pela internet.

 

Cenário: Servidor Windows Server 2008 R2 com duas placas de rede, uma para receber o sinal da internet e uma para a intranet.

 

Premissas: Para este exemplo, vou adotar um ip fixo fictício e uma porta genérica qualquer. O ip ficticio será 10.10.11.1 e a porta será a 3390.

 

Solução: Fazer o direcionamento da porta de entrada escolhida para a porta da área de trabalho remota no pc desejado. Esse comando que irei postar abaixo, eu já tinha usado ele, mas não tinha entendido ele...aquela mania de usar sem entender.... vamos lá, via cmd, com o usuário administrador do servidor:

 

netsh interface portproxy add v4tov4 listenaddress=10.10.11.1 listenport=3390 connectport=3389 connectaddress=192.168.0.2

 

Esse comando vai escutar a porta 3390 no ip fixo do servidor e quando receber alguma coisa, irá direcionar para o ip interno 192.168.0.2 na porta 3389.

 

Ao fazer isso, o ultravnc se tornou obsoleto! resolvido o problema!

 

Agora para completar mais ainda as informações, abaixo segue o comando para consultar os redirecionamentos existentes e para remover um direcionamento.

 

Listar = netsh interface portproxy show all

 

Remover = netsh interface portproxy delete v4tov4 listenport=3390 listenaddress=10.10.11.1 protocol=tcp

 

Isso tudo eu descobri por tentativa e erro, não sou perito nisso, portanto, se eu falei alguma besteira, por favor me corrijam.

 

************************** Início edição

E para acessar remotamente, abra o programa da área de trabalho remota do windows (estou considerando que o pc que precisa ser acessado, já teve a área de trabalho configurada) e coloque o IP  e porta assim:

 

10.10.11.1:3390

 

E depois é só logar!

 

************************** Fim Edição

 

Att.

Dormarth

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...