Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida temperatura core i3 3250


Ir à solução Resolvido por victhor393,

Posts recomendados

Além de normal, como nosso colega @NigeriaMan comentou, você pode pesquisar sobre seu processador na internet, dá uma olhada nas specs dele: http://ark.intel.com/pt-br/products/74744/Intel-Core-i3-3250-Processor-3M-Cache-3_50-GHz

 

Comece a se preocupar quando ele alcançar a casa dos +60ºC  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera ontem a temperatura chegou a 57 graus, estou preocupado.

Isso causa travamentos no pc?

 

@leonardo.viana, como vimos no site, você precisa se preocupar a partir dos 65ºC e ainda assim, conforme nosso colega @NigeriaMan, ele trabalha até os 70ºC tranquilamente.

 

Sim, quando o processador ultrapassa a temperatura máxima e permanece nisso por muito tempo o computador pode sofrer vários sintomas, desde desligamento automático a até travamento total da tela.

 

Você pode tanto colocar um air-cooler mais parrudo, como inserir mais coolers no gabinete ou mesmo fazer aquela limpeza no interior do gabinete. Dependendo da urgência, você pode trabalhar com o computador ligado e o gabinete aberto, com um ventilador da sua casa mirado nele. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, esse cooler é compatível com o seu processador.

 

Eu não conheço o HwMonitor, sempre que precisei usei o próprio Thermal Controller da Alienware (marca do meu computador).

 

Dei uma pesquisada e tem bastante gente falando bem desse aqui, SpeedFan.

 

Teste e acompanhe, veja se o resultado é o mesmo do HwMonitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @leonardo.viana, ele é melhor do que o cooler que você deve ter (que acompanha o processador).

 

Ainda assim, o seu cuidado está sendo além do necessário, ok? Como informado pelo @NigeriaMan e o site da Intel, essa temperatura que seu processador está alcançando atualmente é totalmente normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

TCASE é uma métrica usada para determinar a performance do cooler durante o processo de "design" dele. O processador não é capaz de medir esta temperatura, no documento http://www.intel.com/content/www/us/en/processors/core/3rd-gen-core-lga1155-socket-guide.html a Intel recomenda literalmente a perfuração de um local no centro do IHS (a peça de metal que cobre o die do processador, onde você bota o cooler em cima, rs) onde deve ser colocado um sensor de temperatura para medir o T CASE. Não sei a razão da Intel publicar essa informação na página de informação deles, quando ela é meio inútil para um usuário final.

Porém... nesse documento a seguir: http://www.intel.com/content/www/us/en/processors/core/3rd-gen-core-desktop-vol-1-datasheet.html

é possível encontrar a temperatura máxima suportada pelo processador (Tj, max) no item "Table 5-4. Junction Temperature Specification": Seu processador suporta uma temperatura de até 105C, e não 65,3C! Por padrão o throttling só ocorre quanto a temperatura chega em Tj,max.

A temperatura do seu processador está normal e muito abaixo do limite. Eu diria que exceder os 85C seria algo ruim, já que alguma carga de trabalho mais pesada poderia resultar no processador batendo no limite, o que poderia causar throttling ou desligamento do PC. Note que a sua placa-mãe pode desligar o PC antes da temperatura chegar a esses 105C, desligando-o a 95C ou 100C, por exemplo.

 

Isso não se aplica aos processadores que não possuem IHS, como os de notebook. O TJUNCTION indicado no site é a temperatura máxima suportada pelo die.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...