Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exercício Visualg utilizando laço contado "Para"


Posts recomendados

Olá pessoal, no meu curso foi passado alguns exercícios para utilização do Laço Contado "para" que eu não consigo resolver. A profª até resolve, mas ela sempre acaba fazendo diferente do enunciado (assim até eu). Entendo como funciona o laço, mas não consegui montar o código. Segue o exercício:

5 ) Uma empresa possui N funcionários dos quais são conhecidos seus nomes e idades. Faça um algoritmo/programa que imprima o nome e a idade da pessoa mais idosa e a mais nova. Considere que não existem pessoas com idades iguais.

Como faço pra comparar as idades, se não sei quantas são? Pois vai depender do número de repetições do para

fui até aqui:

var

n, idade: inteiro

nome: literal

inicio

escreva ("Informe o número de funcionários: ")

leia (n)

para i de 1 ate n faca

escreva ("Nome do funcionário: ")

leia (nome)

escreva ("Idade: ")

leia (idade)

Qualquer ajuda é bem vinda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O número de idades vai de i até N, e o usuário vai dizer o valor de N, como você já fez no teu código.

Depois disso você vai precisar de 4 variáveis adicionais, uma pra guardar o nome da pessoa mais velha, outra pra guardar o nome da pessoa mais nova, uma variável pra guardar a idade da mais velha e outra pra guardar a idade da mais nova.

 

No começo do algoritmo você reseta essas variáveis pra zero.

Então toda vez que o usuário digitar um nome e idade, logo em seguida você compara essa idade com as tuas variáveis:

 

idade > maiorIdade ?

Se sim, então maiorIdade passa agora a ter o valor de idade.

e nomeMaiorIdade passa a ter o valor de nome.

 

idade < menorIdade ?

Se sim, então menorIdade passa a ter o valor de idade.

e nomeMenorIdade passa a ter o valor de nome.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...