Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ordem dos conectores SATA


Samuca123
Ir à solução Resolvido por Claudio Bonel,

Posts recomendados

Minha placa-mãe Asus Sabertooth X79 possui dois conectores Intel SATA 6GB/s os quais são denominados SATA6G_1 e SATA6G_2.

 

Esses conectores ficam um em cima do outro, ou seja, fica um em baixo "colado" na placa-mãe e o outro em cima desse.

 

O problema é que não encontrei nenhuma indicação nem na placa-mãe e nem no manual sobre qual seria o SATA6G_1 e qual seria o SATA6G_2.

 

Como eu faço para me certificar disso e saber que vou estar utilizando o conector SATA6G_1 para o meu HD do sistema e programas?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Fala @Samuca123, tudo bem?

 

Na placa mãe, normalmente, vem escrito. 

 

Se na sua não tem, nem no manual.....

 

Primeiro, vamos entender o seguinte, SATA não funciona como IDE, ou seja, você não precisa informar master/slave nada disso. Você conectando em qq um deles, funcionará normalmente.

 

Agora, a Placa mãe "lê" sempre na ordem, por exemplo: 

 

1º - Sata0

2º - Sata1

3º - Sata2

4º - Sata3

 

Mas....

 

Como você não conseguiu descobrir qual a numeração de seus SATA's, nem pela placa, nem pelo manual.....vamos entender o seguinte

 

O Normal é o 1º Sata estar sobre o 2º Sata. O 3º Sata estar ao lado do 1º Sata e sobre o 4º Sata. O 4º Sata estar ao lado do 2º Sata e abaixo do 3º Sata.

 

Também podem estar um ao lado do outro, na ordem da esquerda para direita.

 

Veja a foto....

 

Sata 1 sobre o Sata 2

 

ma8fa9c9.jpg.resized.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem algumas placas, como a minha que tem 4 SATAS 6.0Gbps (cor amarela) e 2 SATAS 3.0Gbps (cor preta); no caso para obter o desempenho a maior oferecido pelo slot 6.0 o dispositivo ligado nela tem que ter a mesma caracteristas, mas se não tiver irá funcionar do mesmo jeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...