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HD Samsung 500gb Muito lento


Ir à solução Resolvido por Claudio Bonel,

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Amigos e amigas, tudo bem?

 

Sou novato no fórum e, primeiramente, gostaria de parabenizar a todos, pois o conteúdo é sensacional!

 

Bom, Possuo um note da Samsung, simples e da noite para o dia (isso mesmo!), a inicialização ficou extremamente lenta, em torno de 40 minutos para iniciar o windows 7, no dia anterior era algo em torno de 2 minutos.

 

Bom, o que eu já fiz:

 

1 - chkdsk: Não me retornou nenhum problema.

2 - Teste de superfície: Não retornou nada

3 - HDD Regenerator: Encontrou 8 badblocks e "os escondeu"

4 - Desfragmentação do HD: apenas 7% estava fragmentado.

 

Após estas etapas, o problema problema persistiu.

 

Após isto, realizei testes com outros hardwares

Como minha esposa tem um notebook com configurações semelhantes, fiz o seguinte:

 

1 - Coloquei o pente de memória do note dela e retirei o do meu note: O Problema persistiu.

2 - Coloquei o meu HD no note dela com o pente de memória dela. O note dela apresentou o mesmo problema que o meu.

3 - Coloquei o HD do note dela, no meu note, com meu pente de memória. E iniciou normalmente. 

 

Bom, concluí que o problema é o HD, logo tive a grande ideia de formatá-lo...

 

1 - Excluí as partições

2 - Criei as partições na própria instalação do windows 7.Até aqui foi tudo tranquilho.

 

Iniciou a instalação e de cara já havia percebido uma certa lentidão. Pois bem, demorou 5 horas! Isso mesmo...5 horas para instalar o windows 7 e, claro....o problema persistiu.

 

Para finalizar os testes, retirei o HD, coloquei na case - para acesso via USB -  abri meu programa de particionamento (no desktop), excluí as partições que lá estavam e depois criei uma única partição. Após isso fui verificar se conseguiria salvar arquivos, ou seja, utilizá-lo como HD externo, funcionou perfeitamente como um HD Externo.

 

A minha humilde conclusão é que pode ser algum defeito na placa lógica que afetou a instalação de qq sistema operacional, porém a parte referente ao armazenamento de fato - como HD Externo -  não foi afetada. Faz sentido?

 

Bom, lendo este cenário, vocês me sugerem algo? Vale a pena perder mais tempo tentando encontrar este problema? Ou é melhor comprar um HD Novo e me contentar com mais um HD Externo?

 

Desculpa pelo tamanho do post mas, tentei ser mais detalhado possível!

 

Absssss

 

 

 

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Aparentemente não há mais o que se possa fazer com esse HD.

 

Só o fabricante dele é que talvez poderia repará-lo.

 

Está parecendo que uma grande área do disco magnético está apresentando demora na leitura e gravação talvez até por descalibragem dos braços atuadores das cabeças.

 

Talvez pudesse fazer um escaneamento desse HD com o gratuito MHDD para saber se tem alguma região que está sendo afetada e qual é para a seguir particionar esse HD isolando essa área em uma partição e instalando o sistema ou usando para arquivos a região em bom estado.

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Prezado,

 

Não posso opinar sobre a parte técnica...

 

Porém, se já retirou o HD e o mesmo está funcionando bem como HD externo para backup e armazenamento, nem perca mais tempo, compra logo um HD novo.

 

PS: Já levou na assistência técnica? 

 

Fala @Fokas, na paz?

 

Pois é...já estou aceitando a hipótese de "ganhar" uma HD Externo! rssss

 

Conversei com duas assistências e ambos falaram que bastava formatar e instalar novamente. :(

 

Valeu!!

Aparentemente não há mais o que se possa fazer com esse HD.

 

Só o fabricante dele é que talvez poderia repará-lo.

 

Está parecendo que uma grande área do disco magnético está apresentando demora na leitura e gravação talvez até por descalibragem dos braços atuadores das cabeças.

 

Talvez pudesse fazer um escaneamento desse HD com o gratuito MHDD para saber se tem alguma região que está sendo afetada e qual é para a seguir particionar esse HD isolando essa área em uma partição e instalando o sistema ou usando para arquivos a região em bom estado.

Opa! Valeu pela dica.

 

Vou fazer isso...e posto aqui os resultados!!! Valeu @Henrique - RJ

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Fala @Fokas, na paz?

 

Pois é...já estou aceitando a hipótese de "ganhar" uma HD Externo! rssss

 

Conversei com duas assistências e ambos falaram que bastava formatar e instalar novamente. :(

 

Valeu!!

 

Fala @Fokas, na paz?

 

Pois é...já estou aceitando a hipótese de "ganhar" uma HD Externo! rssss

 

Conversei com duas assistências e ambos falaram que bastava formatar e instalar novamente. :(

 

Valeu!!

 

O problema é que você já "fuçou" no HD e, provavelmente, esse note não esteja mais na garantia...

 

Se tivesse levado direto na assistência técnica, eles não resolveriam o problema dentro de 30 dias e você "ganharia" um HD, ou, até mesmo, um notebook novo, isso, levando em consideração essa resposta que lhe deram sobre "é só formatar o HD".

 

 Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

        § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

        I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

        II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

        III - o abatimento proporcional do preço.

 

Já troquei um Itautec por conta de um problema na webcam...

 

Eu sempre dou a dica:

 

Quando ocorrer problemas incomuns com o equipamento, não perca tempo tentando resolver. Leva na assistência e joga a bomba para eles.

Passados 30 dias, sem solução, troca do produto ou da peça.

 

O prazo de 30 dias se inicia com a entrega do produto na assistência e NÃO SE ENCERRA COM A DEVOLUÇÃO DO PRODUTO PELA MESMA!

Uma vez retirado o produto onde foi feita a manutenção, deve-se continuar a contagem do prazo, pois, se o produto voltar para a assistência, ainda estará no prazo de 30 dias, que se, não cumprido, enseja a escolha da solução que convier ao consumidor!

 

Abraço!

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347 com >500ms ?

 

Isso é praticamente bad block

 

Devem ser esses setores que estão te causando lentidão.

 

Pode dar um ESC aí e tornar a fazer o escaneamento com a opção " remap bad blocks " em " ON " para que esse setores sejam "escondidos " isto é, trocados por outros em bom estado ( é o mesmo que faria o pago HDD Regenerator que pelo visto nada fez por ser uma versão trial ).

 

Depois desse escaneamento execute o comando " smart att " dentro do MHDD para ver como está o atributo " current pending sector count " na coluna de dados ou raw se está zerada.

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@Claudio Bonel

 

Independente da garantia ter expirado, leve na assistência técnica!

O direito de reparo em 30 dias não está vinculado à garantia!

 

Estas assistências costumam ser toscas.

Algumas tentarão o reparo a qualquer custo, para ganhar dinheiro, pois sabem que muito consumidor foge quando escuta "precisa trocar peça", ainda mais fora da garantia, por conta do custo. Eles querem ganhar dinheiro da manutenção...

 

Nessa história, eles costumam perder o prazo de 30 dias...e você leva outro note, 0 km, para casa!

 

Foi assim que fiz a Itautec me devolver R$ 2500 após dois anos de uso de um note. Um simples problema na webcam, não resolvido em 30 dias, após 3 tentativas da assistência. Com o dinheiro, peguei um HP...mudei de um Itautec Core 2 Duo para um HP i5.

 

Infelizmente, como você já fuçou demais e já retirou o HD do note, ficará difícil...porém, fica a dica para o futuro e demais produtos da sua casa!

 

Abraço!

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@Henrique - RJ Não apareceu nada.

 

Acabou agora....quase 24horas rodando....e, infelizmente, não resolveu....HD Continua insuportavelmente lento!

 

Enfim, a solução será transforma-lo em HD Externo e comprar um novo HD

 

Obrigado a Todos pelo empenho em ajudar!!

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Chegou a fazer outro escaneamento com MHDD para ver se os setores com mais de 500ms sumiram ?

 

Existem muitos setores acima de 140ms isto é, na faixa de <500ms ?

 

Não esqueça da possibilidade de isolar os setores lentos em uma partição e usar o resto do HD para o sistema.

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@Henrique - RJ, não fiz outro Scan...mas, posso fazer....

 

Eu tirei uma foto....já no final do scan com remap on....veja...

 

n2ReTc.jpg

 

Como isolar em uma partição os setores lentos se eles estão espalhados pelo HD, e ao q me parece o Remap não funcionou como deveria, pois os setores lentos deveriam ser "numerados" como os últimos do HD, correto?

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Tem que calcular com uma calculadora científica do Windows onde começam e onde terminam os setores com problema.

 

Por essa foto vê-se que termina em 855.693.555 ainda que não tenha chegado ao final do escaneamento ( 97,1% do HD ).

 

Se o total de setores desse HD for de 2.500.000.000 ( 500GB dividido por 5MB de cada setor ) pode-se dizer que os setores ruins terminam a quase 1/3 da capacidade do HD isto é, a 166 GB. Então neste caso a primeira partição iria de zero a 170 GB e não seria usada. O restante do disco seria usado para o sistema ou para arquivos.

 

Os 2,5 bilhões de setores foi um chute. Você precisa ver no cabeçalho do MHDD qual o total de setores ele mostra e a partir daí fazer os cálculos.

 

Os setores que não estão bons começam na faixa de <500ms em diante ( são os que causam lentidão ). Pode ser que esses setores só comecem a aparecer após alguns GBs de setores bons.

 

Pela foto, aparentemente todos os bad sectors ( >500ms ) foram remapeados já que nada apareceu em UNC. O que deve estar causando lentidão agora são os da faixa <500ms que não são remapeados.

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fala @Henrique - RJ, tudo bem?

 

Confesso q notei q ficou menos lento q antes...acredito tb ser os setores < 500ms, mas o mhdd os remapeia tb?

 

Estou fazendo um novo scan e os setores < 500ms ainda aparecem. Os setores > 500ms ainda não apareceram


Acabou de aparece setores em >500ms, ou seja, não remapeou corretamente...

 

Se eu der um Wipe nos setores? pode melhorar?

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