Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque não devemos usar adaptadores de alimentação SATA


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Porque não devemos usar adaptadores de alimentação SATA


"Adaptadores de alimentação SATA de baixa qualidade podem danificar discos rígidos, SSDs e unidades ópticas. Por isso, condenamos o uso desse tipo de adaptador. Entenda o problema."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Torres, E quanto aos adaptadores "molex" to PCIe, vai ter algum artigo sobre eles?

No tópico "Fonte x Configuração" já foi discutido um pouco sobre essa outra gambiarra dos fabricantes de VGA: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1056382-fonte-x-configuração/?p=5942425

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Credo.......  Eu uso desses molex a anos mas nunca vi nenhum deles esquentar, cheirar queimado...... Muito menos pegar fogo como nos das fotos...  Será que esses não seriam casos isolado?  Eu pergunto porque como existem milhares de milhões de pessoas usando esses adaptadores, não é de se admirar que alguns apresentem defeito .... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente matéria.

É tão difícil convencer um cliente a comprar uma fonte de qualidade... Já usei muitos desse conectores em diversas máquinas...

Não tem jeito, se você falar pro cliente comprar uma fonte de R$ 150,00 reais ao invés da de R$ 40,00, seus olhos se arregalam rsrs. Sendo que, na cabeça deles, ambas farão "a mesma coisa" (na cabeça de muita gente a fonte ainda só serve pra ligar o PC).

Já lí diversas matérias sobre fontes de alimentação e isso o Clube do Hardware faz de forma primorosa. Qualquer pessoa que leia essas matérias jamais colocará uma fonte xing ling em seu pc...

Elas podem simplesmente reduzir a vida útil de todos os componentes e em casos extremos, até queima-los (a matéria fala sobre o conector, mas se a fonte fosse de qualidade, o mesmo não seria necessário). Sem falar nos travamentos por oscilação, tela azul dentre tantas outras coisas.

Pior é que vemos algumas marcas bem conhecidas, que não vou citar aqui pois não sei se é permitido, venderem seus computadores com fontes vagabundas.

Não é certo mais é compreensível, duvido que um usuário leigo pagaria R$ 100,00 a mais numa máquina cuja a única diferença, seja uma fonte de qualidade.

Mas aos poucos isso vai mudando, e matérias como essa ajudam muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que já notei e parece unanimidade, todos adaptadores iguais esses das fotos de tamanho pequeno (alguns vem com os dispositivos) são vagabundos ao extremo.

 

Semana passado chegou um pc em uma sacola para manutenção, ao abrir só enxerguei pó químico hehehehe, nem precisa dizer quem foi o culpado...

 

Agora os conectores mais longos comprados avulso nunca vi derreter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um desses adaptadores mas o meu veio com a placa mãe como um brinde, será de baixa qualidade também...

Na minha opinião, não existe nenhum modelo desse adaptador com boa qualidade, todos são LIXO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonny Henrique

 

Pois é, o problema do adaptador PCIe não é o adaptador em si, mas sim o fato de a fonte ser ruim/antiga.

Vale lembrar que existem fontes, como a VX450, que possuem poucos conectores PCI-E ou só possuem um conector de 6 pinos ao invés de 6+2 quando possuem potência e qualidade de sobra para tocar placas que necessitam de mais conectores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi umas 3 ou 4 máquinas que vieram com esse mesmo defeito, conector sata derretido , alguns foram no CD/DVD ROM outros foram no HD. E todas os clientes perderam a unidade ( HD ou CD/DVD ) .

 

Eu não gosto destes adaptadores, realmente alguns ficam com folga , podendo causar perda de dados e , em casos graves, queima do conector e do dispositivo.

 

Quando eu sou obrigado a usar um adaptador desses no PC de um cliente, opto por deixar a unidade óptica com o mesmo, pois , caso apresente mau contato não irá ocasionar a perda de dados ou queima do disco rígido!

 

 

 

@Gabriel Torres,  e quanto ao cabo de entrada de energia ? Já viu alguns que ficam com folga e acabam queimando/derretendo na entrada da fonte ?   Eu também já peguei umas 4 máquinas assim. Tem algumas que o cabo nem sai do conector de tão derretido que ficou. Eu acho até mais perigoso, pois isso pode causar um incêndio grave, pois fica fora da fonte e até o disjuntor ( quando esté bem dimensionado, ou mesmo se tem um, muitas casas vivem de GATO, então, disjuntor é difícil de usarem ) desarmar todo fio já derreteu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como engenheiros que estudaram tantos anos criaram um conector tão ruim e as empresas ao invés de desenvolverem um conector decente resolveram seguir esse modelo que se tornou padrão?

Os pinos do conector se movem facilmente para o canto impedindo o encaixe, podendo ocasionar mal contato e até quebra dos pinos. Saem facilmente como mostrado pelo fio preto.

Como uma pessoa "qualificada" desenvolve esse LIXO?

15d5ctg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@agnaldoreis 

 

O problema são os conectores de baixa qualidade, o que é certamente o caso do modelo postado na foto. Se você pegar os conectores AMP MATE-N-LOK 1-480424-0 originais verá que eles são muito mais robustos: http://en.wikipedia.org/wiki/Molex_connector

 

Agora é interessante notar que esse design data da década de 1960. A migração para outros tipos de conector está sendo feita muito lentamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@agnaldoreis 

 

O problema são os conectores de baixa qualidade, o que é certamente o caso do modelo postado na foto. Se você pegar os conectores AMP MATE-N-LOK 1-480424-0 originais verá que eles são muito mais robustos: http://en.wikipedia.org/wiki/Molex_connector

Obrigado por acrescentar. Talvez algum dia, eu encontre um conector desses "menos ruim"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jota.be explica melhor o que você quer dizer com "cabo de entrada de energia". Você diz o cabo de força que vem da tomada e conecta na fonte? Eu nunca vi esse problema. Se tiver fotos, posta aqui! Abraços!

 

Exemplos:

 

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/476440-o-que-acontece-com-fonte-para-ocorrer-isso-cabo-de-energia-solda-na-fonte.html

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/709578-pino-da-fonte-derreteu/?p=3961736

 

Esse tipo de problema está se tornando relativamente comum em fontes xing-ling... de vez em quando aparece algum caso desses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

então, um veredito meu. Usei uma mtek 600W (nossa) que ao foldar gritava.... isso mesmo, parecia um flyback de televisão, daquelas "se entregando" e o monitor enchia de mosquitinho.

 

Tive problemas de travamentos, e, embora não usasse conector sata, a saída SATA não tinha o 3V (laranja). Coincidentemente, ou não, não sei.... mas, os hds trabalhavam mais quentes que o normal, até 5ºC conforme o hdsentinel, e detalhe 2) não raro o windows acionava o chkdsk.

 

até agora o chkdsk não ativou, nenhuma vez, desde que pus uma corsair.

 

adaptador sata, só se não tiver saídas, o que acho muito provavel.... nunca mais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...