Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito controlador de Fan do PC


paikuham
Ir à solução Resolvido por SoundShock,

Posts recomendados

boa noite, eu resolve começar um projeto de um controlador de fan, já desenhei o circuito e resolve posta-lo aqui, primeiro para saber se ele tem chance de funcionar ou não, segundo qualquer dica que puderem me dar sobre esse circuito sera bem vinda.

 

bom a algo que preciso explicar, por não saber os símbolos corretos então adaptei, a "fonte" é a fonte do PC 12V, o símbolo de resistor considere sendo os fans a serem controlados. 

 

o primeiro é o esquema mais simples só um controlador.

fan_zps7e2e62ef.png

 

o segunda já é com trés controladores, dai poi quantos quiser.

fanmulti_zps2853fef4.png

 

 

 

esse é o primeiro circuito que eu realmente crio, desculpe se estiver meio bagunçado, e aí tem futuro esse controlador? e o mais importando é seguro ligar isso na fonte do PC? 

 

Obs:. os valores de resistência aqui são irrelevantes, afinal duvido que vão condizer com a realidade. 

Obs2:. talvez eu coloque alguns LEDs no futuro usando a alimentação de 5V, mas primeiro é ver se o principal funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, obrigado pela resposta SoundShock.

 

andei pesquisando mais em tutoriais no youtube até no área 42 e em fóruns, e vi que esse primeiro esquema que desenhei tem alguns erros nele, mas olhando esse esquema que você postou SoundShock ele me parece um pouco estranho, em nenhum dos tutoriais vi o uso de resistores ou capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse video da Area 42 ele utlizou um transístor, não um lm317.

https://www.youtube.com/watch?v=lAf6fil5Ryw

 

é realmente acho que me perde um pouco no meio desses tutoriais.

 

OK então tenho um novo desenho(o 7º)seguindo a base desse mostrado no Área 42, o controle do fan segui o mesmo esquema, mas eu quis colocar um algo a mais.

 

fanControlLED_zpse54b363a.png

 

a ideia é usar 3 LEDs para mostrar em que posição esta o potenciômetro LED azul para mostrar que o sistema esta ligado, LED verde quando o potenciômetro esta acima de 50% e LED amarelo quando o potenciômetro esta em 100%, resolve usar duas fonte de energia uma de 12V e uma de 5V já que o cado que vai ser ligado no controlador já tem os dois fios e imagino que force menos dividindo o trabalho nos dois, o R3 R4 R5 queria saber se não dar problema em substituir por resistores de 150 cada, e por falar neles queria saber se esses valores de tensão para os LEDs estão mesmo correto:

para LEDs de 3mm fosco é só mesmo para dar um sinal visual não precisa iluminar o quarto todo.

 

LED Azul -- 3,45V  20mA

LED Verde -- 2,13V  20mA

LED Amarelo -- 1,83V  20mA

 

 

Na simulação pelo soft o desenho funciona, então imagino que se tiver algum erro não deve estar tão errado, então eu volto com a minha pergunta principal, para esse desenho, ele é seguro para liga-lo na fonte do PC?  

 

esquece o R2 é aonde vai o fan.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...