Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um pouco de arte de verdade em case mods


goyta

Posts recomendados

Recebi meu habitual boletim de novidades da ZDnet e nela havia um case mod absolutamente fantástico, que me levou a outros feitos pelo mesmo designer (vou dar os links abaixo) que levaram meu queixo abaixo dos joelhos e eu simplesmente tinha que compartilhar isso aqui no fórum. O colunista da ZDnet chamou o designer de "o Frank Lloyd Wright do design de gabinetes" e acho a comparação mais do que justa e apropriada. (Frank Lloyd Wright foi o maior arquiteto da História dos EUA e é para os americanos o que Niemeyer é para nós.)

 

Deem só uma sacada:

 

373.jpg

 

 

Não, isso não é um rádio antigo, embora tenha sido inspirado no design do rádio Addison, que foi muito popular na década de 1940. Acreditem, isso é um PC, e ultramoderno por dentro:

 

 

378.jpg

 

 

O designer chama-se Jeffrey Stephenson, é americano, casa dos 50 anos, engenheiro eletrônico de formação mas já fez de tudo na vida (hoje é um pequeno fazendeiro), aprendeu carpintaria informalmente quando estava na Marinha e nunca fez escola de design. Tem uma fascinação pelo design de meados do século XX, especialmente o art-déco (não posso censurá-lo - eu mesmo acho art-déco um dos estilos mais lindos e chiques que jamais existiram) e cria case mods geralmente nesse estilo, brincando de unir o retrô ao ultramoderno, embora uma vez ele também tenha feito o mesmo que Yves Saint-Laurent e feito um gabinete mini-ITX inspirado em Piet Mondriaan. E faz porque gosta - nenhum dos gabinetes dele é vendido e ele não vive disso. Apesar de ter recebido pencas de prêmios de sites e eventos de tecnologia, Stephenson é esnobado pelos estúdios de design porque não tem diploma na área. Azar deles, claro.

 

Mas não pensem que os gabinetes são só bonitos, nem se deixem enganar pelo estilo geralmente retrô. Stephenson é antenadíssimo com as últimas novidades e tendências da tecnologia e trata de incorporá-las aos seus projetos. Em especial, ele nunca se descuida da ventilação e orgulha-se do quanto os PCs montados com os gabinetes dele são bem refrigerados. O gabinete Addison, por sinal, que me levou a conhecer a obra dele, é refrigerado a água. Ele também já teve umas ideias incríveis, como fazer um gabinete ultracompacto na forma de um humidor (aquela caixa especial que os aficionados de charutos usam para guardar e preservar o aroma dos seus "puros"), outro gabinete na forma de um microfone da era de ouro do rádio ou um case para iPad (com alto-falante Bluetooth) na forma de uma TV da década de 1950 - inclusive decorada com o famoso padrão da cabeça do índio que se usava na época para calibrar as TVs em preto e branco e que também chegou a ser usado aqui no Brasil até a década de 1960. Tudo dele tem esse toque lúdico e adoro isso!

 

Bem, chega de papo, porque este é um caso em que as imagens falam mais que milhares de palavras, mesmo. Aqui vão os links para vocês conhecerem mais da obra de Stephenson:

 

 

E depois disso, ainda há quem ache que abafa só botando mais ventoinhas que em colônia de férias do SESC na praia, além de um zilhão de LEDs bregas para o PC comemorar o Natal o ano todo... Jingle bells!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...