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como carregar arquivos .obj feitos no blender em OpenGL


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Até onde eu sei, não existe um jeito automatizado de fazer isso.

No entanto se você abrir o teu arquivo OBJ com qualquer editor de texto simples, você vai ver que ele nada mais é do que uma lista de vértices e texturas.

Ex:

# 3ds Max Wavefront OBJ Exporter v0.94b - (c)2007 guruware# File Created: 21.03.2009 06:07:59 mtllib Zuccarello.mtl ## object H_M_A_nickZ_L4_Group32328_H_M_A_nickZ_L4_polySurface1# v  3.3225 171.7857 8.0432v  3.3132 171.7954 8.0447v  3.2863 171.7840 8.0431v  3.3132 171.7752 8.0416v  3.3352 171.7791 8.0425...

 

As linhas com "v" na frente são vértices, "vt" são texturas, "vn" são as normais dos vértices e "f" são faces.

Então você pode criar uma função simples em C/C++ que carrega esse arquivo, lê as linhas do arquivo e coloca essas informações num vetor. Depois usa o vetor pra desenhar na tela com o opengl.

 

Aqui tem um exemplo disso:

http://www.opengl-tutorial.org/beginners-tutorials/tutorial-7-model-loading/

 

Uma alternativa mais simples seria usar o próprio blender como engine. O blender além de ser um software de modelagem, ele é também uma engine gráfica, usada em jogos e animações.

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