Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando cobrar por um serviço de freela ?


Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Fala tudo ceto ?

 

Sou novo no mundo dos freelas, peguei um projeto para fazer, chuto ai quase um mês para deixar pronto, porém não sei quanto cobrar.

 

Cada um faz um preço de acordo com o tempo e dificuldade do projeto, se baseando em um valor hora/base, só que a duvida é:

 

Como faço para estipular um valor hora para todos os projetos que eu pegar ?

 

Quais os processos para criar o projeto, precisa de escopo ? documentação ? entrada do cliente ?

 

Se eu dividir em etapas, design, codificação, responsividade os preços das etapas são de acordo com meu valor hora/base e o tempo de cada etapa mais hora trabalhadas e estimativa de tempo ?

 

Aguardo, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VIva @Guilherme Pereira,

então eu calculo que o mundo dos "frelas" como você diz é o mundo dos frelancers, certo? :D

 

Bom, na verdade você tem várias opções e convém escolher sempre uma que deixe o cliente confortável porque assim é mais fácil ele voltar ;) .

 

Você pode estabelecer de várias formas:

1 - Preço global para um projeto;

2 - Preço modular para cada etapa de um projeto dividido em etapas e módulos;

3 - Preço por hora;

4 - ...

 

Na minha experiência, tenho optado mais pela 1ª opção porque é a que meus clientes têm solicitado mais.

A opção 3 é a que não utilizo porque é muito relativo o que um developer faz numa hora.

Imegine que um cliente prefere pagar um developer de $10/hora em vez de pagar um de $100/hora. Mas depois o developer de $100/hora faz o trabalho em 2 horas quando o primeiro leva 30?

 

Quando ao valor a aplicar, aí eu acho que você deve ajustar às expetativas de seu cliente, mas sobretudo ao estado do mercado por aí.

Lembro-me que uma vez pedi orçamento a uma empresa externa só para saber que preço pedir por um projeto.

 

Bem, espero ter ajudado.

Força aí no seu projeto! ;)