Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando cobrar por um serviço de freela ?


Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Fala tudo ceto ?

 

Sou novo no mundo dos freelas, peguei um projeto para fazer, chuto ai quase um mês para deixar pronto, porém não sei quanto cobrar.

 

Cada um faz um preço de acordo com o tempo e dificuldade do projeto, se baseando em um valor hora/base, só que a duvida é:

 

Como faço para estipular um valor hora para todos os projetos que eu pegar ?

 

Quais os processos para criar o projeto, precisa de escopo ? documentação ? entrada do cliente ?

 

Se eu dividir em etapas, design, codificação, responsividade os preços das etapas são de acordo com meu valor hora/base e o tempo de cada etapa mais hora trabalhadas e estimativa de tempo ?

 

Aguardo, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VIva @Guilherme Pereira,

então eu calculo que o mundo dos "frelas" como você diz é o mundo dos frelancers, certo? :D

 

Bom, na verdade você tem várias opções e convém escolher sempre uma que deixe o cliente confortável porque assim é mais fácil ele voltar ;) .

 

Você pode estabelecer de várias formas:

1 - Preço global para um projeto;

2 - Preço modular para cada etapa de um projeto dividido em etapas e módulos;

3 - Preço por hora;

4 - ...

 

Na minha experiência, tenho optado mais pela 1ª opção porque é a que meus clientes têm solicitado mais.

A opção 3 é a que não utilizo porque é muito relativo o que um developer faz numa hora.

Imegine que um cliente prefere pagar um developer de $10/hora em vez de pagar um de $100/hora. Mas depois o developer de $100/hora faz o trabalho em 2 horas quando o primeiro leva 30?

 

Quando ao valor a aplicar, aí eu acho que você deve ajustar às expetativas de seu cliente, mas sobretudo ao estado do mercado por aí.

Lembro-me que uma vez pedi orçamento a uma empresa externa só para saber que preço pedir por um projeto.

 

Bem, espero ter ajudado.

Força aí no seu projeto! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Pereira,

 

este tópico, mais precisamente o post #02

 

@Virneto, sua resposta é totalmente o contrário do planejamento e gerenciamento de projetos.

 

@dif, já vi e percebo o que me diz.

Não diria que é o contrário do planejamento e gerenciamento de projetos pois ha inumeras metodologias de project management, desde as ageis às mais controladas. Os modelos de implementação e desenvolvimento são muito variados. 

O que acontece é que minha resposta foi organizada tendo por base minha experiência de serviços em "frela" os quais são geralmente simples e desenvolvidos em part time e não num ambiente altamente estruturado e profissionalizado conforme sua resposta.

Calculei que o projeto do colega @Guilherme Pereira fosse coisa simples.

 

Cumprimentos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Virneto,

 

Não necessariamente precisa ser um ambiente altamente estruturado e profissionalizado para usar os princípios de calculo de custo de um projeto.

O que eu postei anteriormente é um caso de uso genérico muito utilizado por profissionais freelancers afim de calcular um preço que justifique o valor.

Agora o que jamais deve fazer é impor um "preço" fixo  como mencionou..pois cada projeto é diferente... tempos de desenvolvimento diferente...

 

Eu por exemplo sempre defino uma EAP para calcular o preço dos pacotes( módulos) desde o inicio como por exemplo reuinir informações para o projeto.

Até podes colocar um preço fixo no seus projetos.. mas quem sai perdendo é você apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada, realmente está área é complicada, me perdi muito rs, cada um fala um valor que julga honesto para si próprio, outros não gostam muito de falar como fazem, mas para quem esta iniciando é complicado.

Ainda não tenho portfolio pronto, tenho conhecimento mas na hora do preço, cara.... *****...

Por que assim, dividi em etapas, mas dois clientes já queriam orçamento direto sem preencher os briefings, mas como eu saberia o que eles de fato iriam querer, não funciona assim, com os briefings em mãos sim, examinaria assim dando um tempo e um orçamento, só que jogar um preço geral muitos vezes e ruim, um profissional registrado dependendo da área recebe 1300 por ai, porque já vi, claro depende do local, mas freelancer tem muita coisa em jogo, mais liberdade de criação, mais facilidades, mas o preço e complicado.. Mesmo assim recebi algumas dicas a parte, preferi chegar a um preço hora/base pra iniciar, por que ninguém ira chegar em mim e dizer olha cobre tanto, faz tal coisa e etc... Tem muita coisa que ainda não sei, não sei se projetos pequenos irão utilizar escopo e na net não acha isto rs... Complicado, mas tive oportunidade cara isso que é dahora, só que na hora do preço to falhando rs...

Preferi dividir em partes pra ver no que da né... mais preço hora...

 

Ou poderia com base no preço hora, cobrar um valor geral ja ? por que assim , para o cliente irei dizer o preço total de acordo com tempo estimado de projeto, não da na mesma ?

 

Pelo que vi não existe uma regra nesse mercado, cada um tem suas manhas e macetes...

 

Queria algo tabelado, mas se tivesse quebraria o mercado rs.

 

E então ? alguém tem de fato as etapas para começar direitinho ???.

 

Att, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Cara, as etapas são relativamente simples.

Primeiro de tudo, precisas fazer o cliente entender que: 

o valor total do projeto é baseado no tempo do projeto,  portanto estipule um preço justo pela hora. ainda mais como iniciante.

Com o preço da hora estipulado você define o tempo de cada parte do projeto  e calcula um preço total.

 

Uma coisa que tem que levar em conta nisso é que 1 dia útil de trabalho é equivalente a 8 horas.

 

Vamos um exemplo prático( pegue um papel e uma caneta)

 

Cenário:

Um cliente quer um site de noticias, onde qualquer outro usuário possa se cadastrar e postar uma notícia, e essa noticia ser moderada antes de ser postada.

 

Bom o primeiro passo já foi que era a entrevista, saber o que o cliente quer.

 

Com tudo em mãos você  faz uma lista e com um tempo que achar que consegue fazer

 

Definição do banco de dados vai levar 2 dias úteis. ou seja será 16horas de trabalho.  então vai multiplicar por 16 o valor da sua hora.

Desenvolver a área administrativa( tudo) vai levar 5 dias úteis ou 40 horas.   Multiplica o valor por 40 

Desenvolver o front end e backend do site  14 dias ´úteis ou 112 horas, multiplica por 112 

Publicar site 1 dia util  8 horas  multiplica por 8

 

Depois de ter definido os valores por etapas você soma tudo e dá para o cliente..

 

No exemplo acima se a hora é 25.. o valor final ficaria: em R$ 4400

 

Isso é um modelo universal de gerenciamento de projetos, na qual pode ser aplicada em qualquer tipo de projeto, além do desenvolvimento web.

Se você entendeu esses passos.. definir um preço justo pelo seu trabalho fica simples.

 

Ps: esse exemplo é bem resumido,  ainda  assim você pode ate detalhar mais e colocar valores por cada parte... 

Ps2:  Tenha muito cuidado em definir o valor da hora... pois se for muito alto ... o valor final será exorbitante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi cara, já li as mensagens e sem problemas...

Sobre as etapas também. Acha necessário ter um escopo para início? ou somente projetos longos?

 

Então a ideia mesmo é valor base/hora * horas trabalhadas, podendo ser abaixado se demorar mais que 15 dias por exemplo certo?

 

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Na minha opinião sim. 

Não somente longos projetos,  todo e qualquer tipo de projeto sempre precisa de um escopo para iniciar. 

Embora conheça algumas pessoas que ignoram a parte inicial.. que é a definição do escopo.. Quando se ignora isso, é muito fácil de perder nas etapas que já desenvolveu ou não. O cara fica bem perdido.. 

 

Sobre calcular o custo do seu projeto, sim. basta calcular a mao de obra  vezes horas trabalhadas.

Mas isso é só o calculo simples..outros preferem calcular com mais detalhes.. como por exemplo acrescentar um grau de dificuldade de projeto.( eu não coloco isso)

 

Outro fator que influencia no valor do projeto é o calculo dos riscos.

Imagine, um cliente solicita um trabalho e quer saber em quanto tempo podes fazer.

 

A princípio você vai calcular a sua mao de obra, vezes o tempo que você achar que consegue. ( veja bem é baseado em achismo.. pois é só você mesmo)

Então você estipula um tempo para entregar..  e o cliente concorda.  OK.

Mas e se der algum imprevisto? algum tipo de coisa que faça você parar o projeto..  por exemplo falta de luz, computador queimar... e etc...

 

Aí tem o lance da fórmula de PERT. Na qual tem função de calcular o Risco do projeto baseado em estimativas de otimismo, pessimismo e a mais provável.. 

Isso influencia diretamente no valor final.. pois isso define o tempo de duração total do projeto.. 

 

Dá uma lida melhor aqui:  http://www.teclogica.com.br/blog/utilizando-a-tecnica-de-pert-em-projetos/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...