Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de farol de leds


nick4xd

Posts recomendados

Boa noite pessoal, tenho um farol de bike que quebrou. Tentei consertar com um pouco de solda mas ele acabou queimando. Enfim, por ser algo pequeno, me parece ser simples. Por isso peço ajuda de vocês para tentar fazer este circuito.

 

Aqui tens as fotos do farol:

 

Frontal:

 

71nYUYl.jpg

 

Circuito:

 

whLsC4x.jpg

 

 

Como podem ver, ele tem 5 leds e possui uma lógica protegida com resina. É ativado por um botão que alternam entre seis funções, entre elas são?

 

1- Todas acesas

2- Todas piscando lentamente

3- Todas piscando rapidamente

4- Piscando um de cada vez começando do led da direita até o led da esquerda

5- O inverso do 4, onde o led da esquerda acende, depois apaga, e acende o próximo até o extremo da direita

6- Todas apagadas

 

Gostaria da ajuda de vocês para bolar um circuito assim. Ele não precisa ter todas estas funções, apenas a 1, 3 e 6 estão ótimas. Também não é necessário se preocupar com a compactação do circuito, posso tentar fazer o mais compacto ou usar componentes smds.

 

Infelizmente, não sei quais componentes foram usados. Quem puder me ajudar a fazer esse circuito, eu agradeceria muito. Lembrando que a alimentação é de duas pilhas AAA, ou seja, algo entre 2.4 e 3V.

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nick4xd,

O maior problema que você tem é que os Leds brancos precisam de mais de 3 Volts para acender..., então terá de montar um circuito tipo Inverter para gerar uma tensão maior para os Leds, idealmente em torno de 18 a 20 volts, assim poderá ligar todos eles em série e fazer acender com uma corrente de cerca de 30 mA.

Pelo preço que custa um circuitinho desses na China, acho melhor você comprar pronto...

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Posso te ajudar na função 6. O resto o pessoal ajuda tá?... Ok. Tentemos a 1 também: basta ligar os leds em paralelo nas pilhas e um resitor xute 10R em série. Deve funcionar com 3V sim. Bom, pelo menos a que paguei 3,90 numa loja 1,99 funcionou. Ah sim.. leds vermelhos. O curioso é que numa bicicletaria ao lado custava 15,00. O mesmíssimo. sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz,

 

Se os Leds forem vermelhos ou verdes ou amarelos, sim, funciona com 3V.

 

Mas se forem brancos ou azuis, não vão acender, pois precisam de mais de 3 Volts para acender.... 

 

Mas como você mesma disse, melhor comprar isso pronto do que inventar porque os chineses vendem isso muito barato...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Posso te ajudar na função 6.

6- Todas apagadas

O resto o pessoal ajuda tá?

Caramba.... como?

 

@aphawk

Um simples indutor no coletor de um transistor, cuja base esteja num oscilador,  resolve isto (FCEM e FEM).

Já viu aquelas...

http://lista.mercadolivre.com.br/exteriores-luminarias/luz-solar-para-jardim

Pois é... a célula não gera mais que 2.5V (já medi) e mesmo assim acende LEDs brancos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

 

Sim, mas tem de montar o oscilador e o transistor com indutor na saída, ou seja, começa a ser bastante componente, e se comparar com o que custa isso pronto, nem vale a pena !

 

Ou usar um pequeno Attiny da vida, com o transistor e indutor na saída dele, mas mesmo assim tem de escrever um programinha....

 

Que tempos maravilhosos que estamos, não é ? Quase tudo que pensamos já tem na China, é só comprar e a nossa vida fica cada vez mais fácil !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

de fato umas das primeiras lanternas de led que tive (faço coleção) acendia com uma pilha só. Até enferrujava mas acendia assim mesmo. Devia ter uns 0.5V. Tinha 2 transistores e um indutor (ou mais ou menos isso). Acho que ainda tenho. Vou procurar...

 

off topic... o gozado é que o termo "negócio da china" remonta à minha infância. Obviamente (bem) antes deste boom chinês de décadas pra cá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...