Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interface gráfica!


Posts recomendados

E ai galera, como vão?

 

Gostaria de receber algumas dicas e conhecimentos do pessoal mais experiente. Estou desenvolvendo o TCC na universidade, onde vou realizar o monitoramento das grandezas elétricas do motor de indução trifásico (ou seja, 3 tensões e 3 correntes).

Após aquisitar esses dados (por meio de um microcontrolador) terei que disponibilizar os mesmos em uma interface gráfica! Para isso vou fazer a comunicação com o microcontrolador via TCP/IP na rede local (sendo este um dos parâmetros do projeto).

 

Gostaria de saber qual a melhor forma de prosseguir para fazer esta interface. Ela deve ser bem simples, e nela vou apresentar os dados  de uma determinada fase (formas de onda da Tensão da fase A e Corrente da fase A), quando o usuário desejar ele deve escolher as outras fases (B e C). Também deve haver a opção de atualizar os dados que estão sendo mostrados.

 

Qual será a melhor e mais fácil ferramenta de desenvolvimento para que eu possa fazer esta interface?

 

Muito obrigado pessoal, se ficou alguma dúvida eu posso falar melhor sobre o projeto!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com java seria relativamente simples ficar na escuta de uma porta local (sem precisar instalar outras bibliotecas pra fazer isso) e seria relativamente simples também criar uma interface básica, com swing ou javafx.

Com C++ também seria relativamente simples fazer a parte da escuta, e pra interface você poderia usar QT ou WindowsForm.

Com python acredito que também seria simples fazer a parte da escuta, e pra fazer a interface existem algumas bibliotecas bem fáceis de usar.

 

Enfim... depende só de sua preferência de linguagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta. Em relação as linguagens de minha preferência na verdade eu não tenho, por que programei muito pouco ao longo da universidade, a grande maioria em MATLAB e um pouquinha em C...então teria que ser algo que desse pra pegar rápido (claro que depende de mim né), mas vou dar uma pesquisada nessas opções que você me apresentou pra eu ter uma ideia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Magril

Se você já entende do Matlab, pode tentar os seguintes caminhos.

 

Dá uma olhada nesses links:

http://www.mathworks.com/discovery/matlab-gui.html?refresh=true

 

http://www.mathworks.com/help/matlab/creating_guis/about-the-simple-guide-gui-example.html

 

Você conseguiria fazer com o próprio MATLAB.

Se for pegar dados via TCP/IP, pode ver algo tipo isso:

http://www.mathworks.com/help/matlab/tcpip-communication.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...