Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito controlador de FAN e LED pisca


lokinholo2

Posts recomendados

Depois de tanto ver e admirar alguns CaseMods resolvi dar uma tunada no meu Pc, mas bem de leve, afinal meu conhecimento nessa área é praticamente zero. Pesquisei e li muito sobre circuitos de controladores de fans e acabei montando um usando um potenciometro de 10k e um tip42 (anexo do circuito-base), que funcionou perfeitamente com dois Fans de 80mm retirado de duas fontes velhas. Quanto a isso tenho uma pequena dúvida; pretendo ligar dois Fans de 120mm com led, nesse circuito. Será mesmo necessário o uso de um dissipador no tip 42? Com os de 80, o tip da uma esquentadinha, pouca coisa mesmo... Detalhe que o circuito ainda ta fora do gabinete (CM K350) porque não achei um lugar massa pra colocar, não curti muito deixar na frente dele. Alguém tem alguma ideia? Qualquer coisa deixo na frente mesmo...

 

Também resolvi dar uma destacada no gabinete e comprei 8 Leds azuis e 4 vermelhos:

 

Os vermelhos são para fazer um circuito rítmico que ainda não sei exatamente onde colocar (provavelmente perto do Subwoofer). Existem vários tutoriais ensinando a fazer isso então acredito que é só dar mais uma lida que consigo montar tranquilamente esse circuito.

 

Para os Leds azuis, queria deixar dentro do gabinete junto com os fans, não sei exatamente como dispor no gabinete mas pretendo fazer algo parecido com uma fita de led. A minha ideia é usar uma chave on/off/on pra fazer dois modos de luzes, um aceso direto com potenciometro pra aumentar ou diminuir o brilho, e o segundo que seria um modo em que os Leds piscassem beeeem devagarinho, como alguns piscas de natal que acendem e apagam aos poucos. A grande dúvida é como fazer esse circuito que apaga e acende devagar? É realmente possível ou é muita viagem? Se sim, quanto aos resistores, achei um site que calcula e o esquema foi esse que está no anexo, resistores de 1ohm 1/8 watt está correto? Esses no case seriam pra parte que ficaria acesa. Alguém pode montar um projeto pra mim se não for tão complicado assim?

 

Essa é minha primeira experiência modificando gabinete, que alias nem é um mod, é só um up fraquinho, mas que me deixou satisfeito pelo simples fato de estar com um controlador de fans caseiro funcionando até agora! kkk

Um abraço e obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...