Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abajur de leds personalisado


inventos38

Posts recomendados

Olá pessoal, vou direto ao ponto. Tenho um projeto pessoal que eu gostaria de fazer... Usar essas miniaturas como um abajur. No caso seria um caminhão cegonha! 

Ao todo são 38 Leds e pretendo usar todos de 3mm de alto brilho para facilitar. Porém gostaria que as setas do caminham ficassem piscantes e com um ajuste de velocidade do pisca variável com um potenciômetro e além disso fosse possível regular o brilho de todos os leds do caminhão com outro potenciômetro.

 

Resumindo, dos 38 leds = 32 Leds acesos direto, 6 Leds piscantes usando o 555 e um potenciômetro para regular a velocidade do pisca, ambos com brilho ajustáveis com outro potenciômetro.

 
Estou com uma fonte de um Modem D-Link que tema saída de 5v com 1,2A e acho que da para usar. Gostaria de saber se é possível uma ligação em série com os 32 leds que ficariam acessos para economizar no fio pois o espaço para passar o fio na carroceria já esta muito apertado. Caso for complicar muito é melhor jogar tudo em paralelo e fazer assim? > (http://ledcalculator.net/default.aspx?values=5,3.2,20,38,0〈=pt-BR)

PS: Vou colocar aqui embaixo uma tabela com informações sobre quantidade dos leds, cores e informações do fabricante, por favor me corrijam se a tabela conter qualquer valor incorreto!
 
post-746943-0-33896300-1417928119_thumb.
O Amarelo fixo é da carreta que ira ficar aceso e o amarelo piscante é da seta que vai ficar piscante (Ah vá!)  :P
 
E sobre o circuito do pisca-alerta, podemos chamar assim, eu seguiria este circuito, porém não sei bem os ajustes que o circuito iria sofrer sendo ligado em 5v, com 6 leds e nem sei onde o potenciômetro iria ligado. > (http://www.elbest.eng.br/circuitos/pisca.html)


Se puderem me ajudar com esta nobre causa eu agradeço muito e obviamente, marco a resposta como útil!!
 
Caso queriam ver a montagem do projeto, eu vou postando fotos...
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Olá pessoal, vou direto ao ponto. Tenho um projeto pessoal que eu gostaria de fazer... Usar essas miniaturas como um abajur. No caso seria um caminhão cegonha! 

Ao todo são 38 Leds e pretendo usar todos de 3mm de alto brilho para facilitar. Porém gostaria que as setas do caminham ficassem piscantes e com um ajuste de velocidade do pisca variável com um potenciômetro e além disso fosse possível regular o brilho de todos os leds do caminhão com outro potenciômetro.

 

Resumindo, dos 38 leds = 32 Leds acesos direto, 6 Leds piscantes usando o 555 e um potenciômetro para regular a velocidade do pisca, ambos com brilho ajustáveis com outro potenciômetro.

 
Estou com uma fonte de um Modem D-Link que tema saída de 5v com 1,2A e acho que da para usar. Gostaria de saber se é possível uma ligação em série com os 32 leds que ficariam acessos para economizar no fio pois o espaço para passar o fio na carroceria já esta muito apertado. Caso for complicar muito é melhor jogar tudo em paralelo e fazer assim? > (http://ledcalculator.net/default.aspx?values=5,3.2,20,38,0〈=pt-BR)

PS: Vou colocar aqui embaixo uma tabela com informações sobre quantidade dos leds, cores e informações do fabricante, por favor me corrijam se a tabela conter qualquer valor incorreto!

 
O Amarelo fixo é da carreta que ira ficar aceso e o amarelo piscante é da seta que vai ficar piscante (Ah vá!)  :P
 
E sobre o circuito do pisca-alerta, podemos chamar assim, eu seguiria este circuito, porém não sei bem os ajustes que o circuito iria sofrer sendo ligado em 5v, com 6 leds e nem sei onde o potenciômetro iria ligado. > (http://www.elbest.eng.br/circuitos/pisca.html)

Se puderem me ajudar com esta nobre causa eu agradeço muito e obviamente, marco a resposta como útil!!

 
Caso queriam ver a montagem do projeto, eu vou postando fotos...

 

Bom dia, @inventos38

Seja muito bem vindo a este FORUM!

Vejo que já calculou bem o circuito que queres, porém tem alguma dificuldade em colocá-lo em prática.

Veio ao lugar certo.

Vamos lá...

Você pode usar 2x LM555 (cuja as iniciais podem ser CA,uA,NE,etc) para fazê-lo ou apenas um NE556.

Para o controle de brilho você deve configurá-lo como PWM.

Um dos circuitos abaixo deve atender a sua necessidade.

Imagens PWM

 

Estas outras imagens de ASTÁVEL deve ajudá-lo.

 

Como vai usar 5V x 1,2A , dará perfeitamente pra alimentar o circuito.

Para "economizar" corrente ainda pode colocar os amarelos em séries de 2, e em cada série usar um resistor que pode ser calculado em um destes links:

http://led.linear1.org/1led.wiz

http://ledcalc.com/

http://www.ohmslawcalculator.com/led_resistor_calculator.php

 

Aqui tem informações importantes sobre LEDs

http://www.electronica-pt.com/led

 

Aqui tem informações importantes sobre LEDs

http://www.electronica-pt.com/led

A saída (pino 3 do 555) de um CI deve ser ligada ao pino 4 do outro CI que vai fazer piscar o conjunto de leds, este último configurado como astável. Na maioria dos circuitos vai ver que o pino 4 está ligado com o p. 8, mas deixe-o apenas ligado ao 1o 555.

Concluindo, o primeiro 555 regulará o brilho e o segundo a frequência do pisca-pisca.

Dúvidas... estou (estamos) a disposição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @inventos38

Seja muito bem vindo a este FORUM!

Vejo que já calculou bem o circuito que queres, porém tem alguma dificuldade em colocá-lo em prática.

Veio ao lugar certo.

Vamos lá...

Você pode usar 2x LM555 (cuja as iniciais podem ser CA,uA,NE,etc) para fazê-lo ou apenas um NE556.

Para o controle de brilho você deve configurá-lo como PWM.

Um dos circuitos abaixo deve atender a sua necessidade.

Imagens PWM

 

Estas outras imagens de ASTÁVEL deve ajudá-lo.

 

Como vai usar 5V x 1,2A , dará perfeitamente pra alimentar o circuito.

Para "economizar" corrente ainda pode colocar os amarelos em séries de 2, e em cada série usar um resistor que pode ser calculado em um destes links:

http://led.linear1.org/1led.wiz

http://ledcalc.com/

http://www.ohmslawcalculator.com/led_resistor_calculator.php

 

Aqui tem informações importantes sobre LEDs

http://www.electronica-pt.com/led

 

Aqui tem informações importantes sobre LEDs

http://www.electronica-pt.com/led

A saída (pino 3 do 555) de um CI deve ser ligada ao pino 4 do outro CI que vai fazer piscar o conjunto de leds, este último configurado como astável. Na maioria dos circuitos vai ver que o pino 4 está ligado com o p. 8, mas deixe-o apenas ligado ao 1o 555.

Concluindo, o primeiro 555 regulará o brilho e o segundo a frequência do pisca-pisca.

Dúvidas... estou (estamos) a disposição.

 

 

 

Obrigado por alguns esclarecimentos, alguns links realmente ajudaram. Eu acabei fazendo um esboço do circuito (separado e junto). Se possível eu gostaria que você analisa-se para ver se a ligação está correta, principalmente no circuito do 555. Resolvi usar um LM317 para regular o brilho. Postarei abaixo alguns links de onde eu me baseei.

 

youtube.com/watch?v=4OYIhUJknmI

http://www.ibytes.com.br/historia-do-ci-555-e-como-montar-um-circuito-de-teste-de-funcionamento/

http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?app=core&module=attach&section=attach&attach_id=64150

http://artists.sci-toys.com/pwm< Este ultimo link tem um ótimo simulador online de frequencia com o 555.

 

O maior problema para mim de todos estes links para não me ajudarem tanto é que a maioria utiliza 12v e vou susar apenas 5v, se possível colocar passo a passo como fazer os calculos, agradeço desde já.

 

Abaixo seguem as fotos do circuito, utilizei o Express PCB e dei uma editada com Phostoshop para "pular" algumas trilhas, apenas para não se confundir.

 

O primeiro que é o circuito com o NE555 com um PWM para regular a frequência:

post-746943-0-76670800-1418067736_thumb.

 

Este é o circuito com todos os leds que ficarão acessos de modo estático, mas com PWM para regular o brilho:

post-746943-0-94510100-1418067722_thumb.

 

Este é a ligação completa do circuito, renomeei os resistores e leds:

post-746943-0-84024600-1418068167_thumb.

 

Além disso, gostaria que dessem atenção especial para esta parte do circuito:

post-746943-0-07765900-1418067738.jpg

Liguei com linha tracejada pois estou em dúvida se deve haver uma ligação entre esses dois pontos. O que acham?

 

Desde ja agradeço a ajuda de todos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me repetir as palavras do amigo @ pois a essência está nelas...

 

"A saída (pino 3 do 555) de um CI deve ser ligada ao pino 4 do outro CI que vai fazer piscar o conjunto de leds, este último configurado como astável. Na maioria dos circuitos vai ver que o pino 4 está ligado com o p. 8, mas deixe-o apenas ligado ao 1o 555.

Concluindo, o primeiro 555 regulará o brilho e o segundo a frequência do pisca-pisca."

 

Ou seja, o pino 3 deste que pisca a 1Hz...

CI-555-astavel.gif

você liga no 4 deste que vai efetivamente controlar o brilho...

ne555-pwm-led-dimmer-circuit.gif

Vcc no 4 = liga 0V gnd= desliga

Pra 5V, ligue apenas 2 leds em série

 

Você está confundindo pwm com potenciômetro. A conexão entre eles seria: potenciometro modula a largura do pulso - o tempo que o led fica  aceso. Na prática se traduz em brilho. PWM=do inglês modulação da largura do pulso

Obs: simbologia dos leds do seu desenho=invertida

 

Se ainda não entender, podemos tentar explicar a mesma coisa com outras palavras...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Permita-me repetir as palavras do amigo @ pois a essência está nelas...

 

"A saída (pino 3 do 555) de um CI deve ser ligada ao pino 4 do outro CI que vai fazer piscar o conjunto de leds, este último configurado como astável. Na maioria dos circuitos vai ver que o pino 4 está ligado com o p. 8, mas deixe-o apenas ligado ao 1o 555.

Concluindo, o primeiro 555 regulará o brilho e o segundo a frequência do pisca-pisca."

 

Ou seja, o pino 3 deste que pisca a 1Hz...

CI-555-astavel.gif

você liga no 4 deste que vai efetivamente controlar o brilho...

ne555-pwm-led-dimmer-circuit.gif

Vcc no 4 = liga 0V gnd= desliga

Pra 5V, ligue apenas 2 leds em série

 

Você está confundindo pwm com potenciômetro. A conexão entre eles seria: potenciometro modula a largura do pulso - o tempo que o led fica  aceso. Na prática se traduz em brilho. PWM=do inglês modulação da largura do pulso

Obs: simbologia dos leds do seu desenho=invertida

 

Se ainda não entender, podemos tentar explicar a mesma coisa com outras palavras...

Desculpe, sou leigo em eletrônica como pode ver.

 

Ainda não entendi, mas não é mais fácil controlar o brilho dos leds pelo LM317? e outra, o circuito do LM esta certo?

Preciso de mais ajuda do que vocês pensam ):

Estou vendo vários vídeos no YT e fazendo pesquisas no google e eu tinha achado aquela a solução mais fácil, mas já que não é, não entendi o que deve ser feito, seria de grande ajuda um desenho especificamente para o projeto em questão.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

com lm317 é uma alternativa fácil sim amigo. A ideia do amigo @ foi uma alternativa não necessariamente mais fácil, mas bacana, pra controlar brilho e piscadas de forma mais otimizada e eventualmente menor consumo de pilhas caso decidisse utilizar. Note que o foco foi apenas o 555 o que não encheria sua cabeça com lm317, corrente constante, dissipador, cálculos e tal.

To sem lapis e papel pra lhe desenhar (rs) por isso minha técnica consiste em capturar imagens prontas da net pra tentar te iluminar. A maneira mais simples foi a mencionada acima. Se insistir no lm317, sugiro que pesquise no google imagens "corrente constante com lm317" e acople o sinal pulsante com uum 555 e transistor pnp p.ex. em sua entrada. O teu desenho não está esquemático por isso sem tempo pra analisar direito (apesar de simples). A partir daqui há dificuldade com minhas traduções textuais meiaboca pra alguém 100% leigo. Mas não desista. Seu desafio é bem simples. Se desejares vá postando seu progresso. Prazer em te acompanhar e eventualmente 'pegar em tuas maõs'. Até o sucesso! O que aliás lho desejo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, não sei o porque, acho que o Proteus esta zoando coma minha cara, ele não quer fazer os leds em serie acenderem usando o LM317. Por isso eu tentei fazer pelo 555 e estes foram os resultados que eu consegui.

Os 2 "pisca-pisca" funcionam, gostaria de saber qual abusaria menos dos leds para que durassem mais, ou qual é mais seguro em outras palavras.

e o os leds do "regulador de brilho" estão puxando muita corrente usando a ligação em serie de 2, vocês acham que seria melhor ligar todos os leds em paralelo.

 

Pisca-Pisca 1

post-746943-0-06485100-1418172382_thumb.

 

Pisca-Pisca 2

post-746943-0-55201900-1418172380_thumb.

 

Regulador de Brilho

post-746943-0-51400400-1418172383_thumb.

 

Este regulador foi o que achei, o Faller que fez, mas ele não funcionou no Proteus, acham que é melhor que o feito com o 555? Ou tanto faz?

post-746943-0-12585600-1418172379_thumb.

 

 

PS: O potenciômetro que controla o brilho não esta mudando o brilho do circuito do pisca. Quando tento fazer uma ligação direta, o potenciômetro que regula o brilho altera a frequência do pisca.

projeto.pdf

 

 

Ajudemm pf!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi. Gosto de expandir assuntos além da imaginação do autor do tópico e obviamente transferir algum conhecimento adicional. Sempre no foco da eletrônica/elétrica que é minha profissão há décadas. No entanto isso vai de encontro com as regras do forum o que não permite nossa sintonia total. Por isso minha motivação de participar reduziu-se a quase zero. O gozado é que o robô do forum me enviou email dizendo que tava com saudade (quanta falsidade kk), havia tido flexibilização nas regras e tal. Bom, depois deste desabafo, vamos ao que interessa...

Não é bem daquela maneira (3º desenho) que você vai controlar o brilho dos leds. O pot daquele jeito só funciona na teoria que é algo como abrir aos poucos a torneira de elétrons. (na prática, do jeito que está, vai queimar seu pot devido à corrente relativamente alta). A técnica do pwm é algo como enviar grandes pacotinhos de elétrons por intervalos. Algo como aquele aspersor de irrigação que "cospe" a água. meio tosco mas foi o o que encontrei agora. Além do + alguém pode considerar que estamos saindo do assunto.

Enfim, você deve aplicar o sinal de baixa frequência de um 555 no pino 4 (reset) de outro. Mas vá por partes. 1º teste 1 555 com pwm pra você se inteirar melhor. E quer saber? sem muito nhenhenhém vamos tentar uma ajuda mais efetiva. Anexe o .dsn ou .pdsprj do proteus que na medida do possível (e caso me re-motive) tento fazer alguns ajustes explicativos pra você pois gostei do seu nick kk

edit... erros de digitação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

moderador fechou um tópico no qual eu tentava levar mais luz ao mundo... de alguém. snif. rs

Amanhã dou uma olhada e talvez uma dis-simulada. Vá dando F5 nesta página o dia todo. rs

Simula e veja o pwm em ação. Pc lento (=meu) não consegue ver o brilho dos leds mudar mesmo. Tem que ser um supercomputador. Se quiser ver os leds amarelos piscar, duplo click no 555 de baixo e exclude from simulation. Tenta modificar a propriedade de cada led para DIGITAL. tenta a sorte montando pra ver. Riscos, que teoricamente tendem a zero, por sua conta. A teoria é outra na prática

... hôu hôu hôu

post-528815-0-60734000-1418299979_thumb.

Pisca Pisca.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

moderador fechou um tópico no qual eu tentava levar mais luz ao mundo... de alguém. snif. rs

Amanhã dou uma olhada e talvez uma dis-simulada. Vá dando F5 nesta página o dia todo. rs

Simula e veja o pwm em ação. Pc lento (=meu) não consegue ver o brilho dos leds mudar mesmo. Tem que ser um supercomputador. Se quiser ver os leds amarelos piscar, duplo click no 555 de baixo e exclude from simulation. Tenta modificar a propriedade de cada led para DIGITAL. tenta a sorte montando pra ver. Riscos, que teoricamente tendem a zero, por sua conta. A teoria é outra na prática

... hôu hôu hôu

 

Feliz natal, obrigado pelo presente!! kk

Funcionou de boa aqui o 555 do pisca, mas o 555 que regula o brilho dos leds não deu sinal de vida. Vou comprar os componentes na proxima semana e testar na protoboard, tomara que dê certo.

Agora só pra finalizar, você acha que a quantidade de leds 34, e nesse tipo de ligação= series de 2... a fonte de 1,2A aguenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

na simulação=ok. Re-verifique sua montagem do circuito. Se led invertido leve um cóqui virtual!. Pra ver se acende, dê curto entre C e E do BD135. Mas pode tentar com menos leds.

 

34 leds se 2 em série fica corrente como se fossem 17. Portanto 17*30mA máx = 0.51A. Aguenta de boa. Ah no transistor de cima não coloquei resistor. Coloque 1... tipo 33R

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

moderador fechou um tópico no qual eu tentava levar mais luz ao mundo... de alguém. snif. rs

... hôu hôu hôu

Não foi eu...

 

@Isadora Ferraz

O gozado é que o robô do forum me enviou email dizendo que tava com saudade (quanta falsidade kk), havia tido flexibilização nas regras e tal.

 

Fique bem tranquila, se tivesse fora de qualquer regra, eu seria o primeiro a AVISAR, antes de punir..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...