Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Planilha Controle de Horas


Posts recomendados

Pessoal, bom dia.

Estou montando uma planilha para controle de horas, porém estou com dificuldade em calcular as horas diurnas e noturnas.

Estou disponibilizando a planilha anexada, a dúvida é referente a coluna G e H. 

Uma breve explicação, a hora diurna é contada até as 22:00h e a noturna começa a contar a partir das 22:00, até o término do turno. O problema, é que tem funcionários que terminam o turno só na manhã do dia seguinte e é aí que estou me perdendo. Precisaria encontrar alguma forma da planilha calcular automaticamente só com o horário de início e término do turno que o empregado colocará.

Poderiam me ajudar?

 

Obrigado desde já.

 

Rafael

Planilha de horas Novembro.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Rafael_Umemura,

 

veja se o anexo ajuda a solucionar seu problema.

 

PREMISSAS

  • Se o valor da fórmula for 0, a formatação condicional colore o texto em branco para não ficar um monte de zero na planilha
  • Leva-se em conta que todos os horários inseridos não ultrapassarão uma diferença de 24 horas (se isso acontecer, a fórmula vai pifar)
  • Turno noturno: das 22h as 06h00
  • Turno diruno: das 06h00 as 22h00

Chamei a coluna E e F como H_Entrada e H_Saída, respectivamente. A fórmula que você utilizou para capturar a hora funciona, mas você pode optar em usar a função =HORA(célula do horário); ele dá o mesmo resultado. Deixei a sua fórmula mesmo.

 

Dá uma olhada na fórmula que inseri na G e H, aparentemente ele está contabilizando certinho o que é hora diurna e hora noturna.

 

Levando em consideração as premissas acima, a ideia é comparar apenas se o horário capturado (seja entrada ou saída) pertence a qual turno. Comparando sempre o limite de cada qual (6 e 22).

 

Espero que tenha lhe ajudado!


EDIT: Demorei pra anexar pois tive que fazer isso pelo Internet Explorer, estranhamente o Chrome não funcionava.

Planilha de horas Novembro.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Minoso, obrigado pela ajuda.

Não entendi a parte que escreveu sobre a captura de hora. As colunas E e F foram inseridas somente para converter a formatação de horas para texto e poder utilizar nas fórmulas posteriores, e a G e H faz (ou deveria) o cálculo da quantidade de horas trabalhadas diurnas e noturnas. 

Bom, segundo a própria empresa onde eu trabalho, é considerado noturna toda hora trabalhada após as 22h desde que não haja um grande intervalo de descanso nesse meio tempo. Por exemplo, se eu trabalho das 22h as 10h, são consideradas 12 horas noturnas. Posso estar enganado mas foi isso que entendi. (não entendo muito dessas leis trabalhistas)

Aproveitando a planilha disponibilizada, confesso que nunca tinha visto a utilização da fórmula (=IF(IF()) e desculpe minha ignorância, mas não consegui interpretar a fórmula utilizada..rs. Porém, indo pelo lado prático da coisa, lancei 16h e 23h, que deveria lançar 6 horas diurnas e 1 noturna, mas acabou lançando como 7 horas diurnas e caso o horário de saída seja acima de 00:00h, ele lança tudo como horas noturnas. Certo?

 

Ainda não consegui deixar a fórmula como queria, mas acabei montando de outro jeito que apesar de "mais trabalho", já resolve pra mim..rs.

Acabei dividindo início e término de horas diurnas e noturnas e assim fiz os cálculos separados. Aproveitei para ajustar também as horas extras a 75% e 100% pois independente do turno trabalhado, as duas primeiras horas são 75%. (pelo menos onde trabalho)

 

De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda e tempo disponibilizado.

Abaixo, segue a planilha com as modificações que eu tinha feito.

 

Obrigado.

 

A quem tiver interesse de utilizar a planilha, segue algumas orientações:

 

=> Na coluna A, foi inserido manualmente os dias da semana pois os "domingos" são utilizados para contabilizar no cálculo da DSR.

=> Deve ser preenchida também a célula Q4 com o valor do salário.

=> Quantidade de Feriados no mês (célula W30).

=> Desconto de Vale Refeição (célula Z29) (caso haja)

=> Contribuição Assistencial (AA29)

=> Contribuição Sindical (AB29)

 

Obs.: Para o cálculo dos valores das horas extras, está sendo utilizado como parâmetro 200 horas trabalhadas / mês, o que é definido por cada sindicato, normalmente 220h.

 

Obrigado mais uma vez Minoso.

Caso alguém tenha algum conselho de melhoria das fórmulas, da planilha, sugestões, agradeço.

 

Abraço. 

Planilha_Horas_Vazia.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael_Umemura

 

Via CLT o horário noturno comporta das 22h as 06h, independente do horário de descanso, reveja isso com os responsáveis pela área aí na empresa.

 

Com relação a captura de horas que você não entendeu, é o seguinte. Na célula E5 você aplicou a fórmula C5*24 para extrair apenas o número da hora da célula C5. O que eu disse é que se você usar a fórmula Hora(C5) ele trará o mesmo resultado.

 

Eu alterei a fórmula para atender essa condição que você contestou, veja se agora lhe atende. Lembre-se, o Excel tem recursos para evitar trabalhos manuais excessivos ;)

 

Com relação ao uso de IF encadeado, é possível sim, basta ter uma lógica bacana para isso, por exemplo:

 

SE( a hora de entrada > 06; então faça isso X; senão SE(hora de entrada < 22; então faça aquilo; senão isso)) e por aí vai, você pode fazer quantos SE dentro de SE quiser.

Planilha de horas Novembro.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minoso,

Obrigado pela explicação com relação da função =hora, conhecia quando ela retorna o valor do próprio sistema mas não sabia dessa conversão.

Com relação a lei CLT, fiz uma busca rápida no Google e observe a segunda opção do site

http://www.professortrabalhista.adv.br/horas%20extras/horas_extras_no_periodo_noturno.htm

Seria essa situação a que me referi, ao qual explica que continua sendo considerado adicional noturno mesmo ultrapassando o término do turno (5h).

Com relação ao IF dentro de outro ruvinhoso, inclusive usei e abusei deles rs. O que não entendi foram os IF's seguidos, mas analisando por outro lado só muda a forma descrita, não? No caso da planilha que havia me enviado está mais ou menos como =if(if(valor lógico; verdadeiro; falso)... por isso acabei me perdendo.

Estou pelo celular agora, não consigo ver a planilha, mas assim que der eu vejo as modificações.

Mais uma vez obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minoso,

Obrigado pela explicação com relação da função =hora, conhecia quando ela retorna o valor do próprio sistema mas não sabia dessa conversão.

Com relação a lei CLT, fiz uma busca rápida no Google e observe a segunda opção do site

http://www.professortrabalhista.adv.br/horas%20extras/horas_extras_no_periodo_noturno.htm

Seria essa situação a que me referi, ao qual explica que continua sendo considerado adicional noturno mesmo ultrapassando o término do turno (5h).

Com relação ao IF dentro de outro ruvinhoso, inclusive usei e abusei deles rs. O que não entendi foram os IF's seguidos, mas analisando por outro lado só muda a forma descrita, não? No caso da planilha que havia me enviado está mais ou menos como =if(if(valor lógico; verdadeiro; falso)... por isso acabei me perdendo.

Estou pelo celular agora, não consigo ver a planilha, mas assim que der eu vejo as modificações.

Mais uma vez obrigado.

 

O link que você postou deixa claro que esse cálculo de hora extra noturna é quando o colaborador extrapola o horário contratado, apenas. A planilha não contempla isso, para ela passar a calcular dessa forma você precisaria ter uma outra coluna (no meio de tantas já existentes) informando quantas horas diárias o colaborador deveria executar e, com base na hora início dele, fazer a planilha entender o que é hora contratada e hora extra para separar cada fatia em cada coluna (diurno ou noturno).

 

Com relação aos IF, não tenha medo, se pegar com calma e ler de dentro pra fora, você acaba compreendendo a lógica. A planilha inicial estava com a lógica cheia de buracos, por isso refiz protegendo todas as condições cabíveis - aparentemente está funcionando como deveria, finalmente ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minoso,

Levando em consideração que uma jornada normal contempla 8 horas, independente do horário ao qual foi contratado, já que apesar do turno noturno o empregado trabalhar 7 horas mas ser considerado 8. Acrescendo a isso o fato de que hora extra passa a ser computado após as 8 horas, acredito que informando o horário de início e término menos as 8 horas, o restante é hora extra, não sendo necessário incluir mais coluna.

Com relação ao link, as horas extras não seriam justamente o horário extrapolado ao qual foi contratado? Lembrando que os cálculos foram baseados em turnos de 8 horas apenas.

Na planilha inicial realmente estava cheia de buracos, na segunda que postei, acredito que esteja um pouco menos rs.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...