Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carga ajustável - dúvida com voltímetro


ChicoDaRave

Posts recomendados

Boa noite pessoal do forum.

 

Estou querendo construir uma carga ajustável de corrente constante, achei este circuito na internet (considere apenas o desenho a caneta, desconsidere a edição, eu que a fiz).

O circuito é muito bacana, eu já testei, funciona show!

 

Quero transforma em um aparelho para minha bancada, então pretendo colocar um voltímetro e um amperímetro como mostra na edição que fiz.

Serão medidores de painel, e precisam ser alimentados pela fonte.

Para o amperímetro está tudo ok.

O voltímetro que é o problema, os voltimetros de painel que tenho aqui compartilham o negativo de alimentação com o negativo de medição, e preciso medir como mostrado, a tensão sobre o LOAD.

 

Alguém sabe como posso resolver isso?

 

Obrigado.

post-745707-0-49318000-1417123759_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que vejo, parece que a tensão sobre o LOAD é a própria tensão VCC (5V)

http://www.electronica-pt.com/componentes-eletronicos/transistor-tipos

A partir do momento que o MTP3055 satura, seu emissor assume o valor referente ao GND (terra). Claro tirando a tensão nos resistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu resolveria o problema usando fonte externa, individual, para alimentar quer que seja o voltímetro ou amperímetro. Pode ser até mesmo aqueles carregadores de celular que usualmente a gente tem na gaveta, de aparelhos antigos, que já nem existem mais..

Tiro de dentro da caixinha dele e uso como fonte para o medidor..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de não ser a discussão do tópico, o Faller mesmo em um outro post indicou usar como carga ajustálvel, o circuito de potencia de uma fonte linear (de trás para frente) A ligação seria feita na saída da fonte, esta seria a carga.

 

Eu particularmente me interessei bastante e estou juntando alguns resistores com dissipadores difíceis de achar, diga-se de passagem.

Procurando dissipadores grandes para os transistores que também são difíceis de achar e um ventilador grande 127 VAC para arrefecer tudo.

Enquanto isso vou usando uns resistores gigantes que tive a sorte de achar em um ferro velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente tiveste sorte. Resistores gigantes alguns são sob encomenda e custam um mini fortuna. Usei lâmpadas 12 e 24V de farol 70W ou 100W como carga num run in certa feita.

 

Bom, já vi que vou ter que criar do zero uma carga alternativa variável com alguns fets trabalhando em  pwm......Penso num regulador step up e... esquece...De fato nem sei se é possível mas tentar não custa né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...