Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com algoritmo para gerenciar contas em um banco


Ir à solução Resolvido por horctos,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal...

 

i need a help, pleaseeee

 

estou fazendo um trabalho no qual preciso apresentar o seguinte:

 

Criar um algoritmo para gerenciar contas em um banco

 

1. menu para escolher (conta corrente e poupança)

2. Digite o número da conta

     - verificar se o número da conta está correto , (booleano).

     - definir a operação

* saque

*deposito

*transferência

*empréstimo

 

3. opção de sair do sistema

     - perguntar se o usuário deseja sair ou continuar.

 

Sinceramente só consegui fazer o menu e fiz com "while", ficou assim :

 

Enquanto (cont>0 até cont++) faça{escreva ("Escolha a opcao desejada:");escreva ("1 - Conta Corrente");escreva ("2 - Poupanca");escreva ("3 - Sair");
mas agora fiquei em dúvida se devo usar "switch" ou if/else e se usar if/else se eu posso colocar um if dentro de outro , porque preciso determinar o numero da conta e se ele é verdadeiro... 
 
Queria esclarecer que não estou pedindo de mão beijada o programa, mas queria saber como continuar , se alguém souber de algum exemplo ou puder me dar uma ideia, nossaaa , ficaria contente demais...
 
Obrigado e fico no aguardo ...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

1. menu para escolher (conta corrente e poupança)

Utilize essa tabela que você crio no começo.

Depois crie um switch para verificar a escolha (1- Conta corrente, 2- poupança ou 3 - sair), até porque que com o if o código pode ficar confuso e grande.

 

2. Digite o número da conta

Cria um scanf para registrar o numero

Cria uma função para verificar se exite uma conta com aquele endereço (número), onde ele vá retornar um boolean, 0 para verdadeiro e 1 para falso, ai vai depender da forma que você vai guardar os registros de números e etc

- definir a operação

* saque

*deposito

*transferência

*empréstimo

Cria outro registro para definir a opção desejada, tipo o que você começou ai em cima

Em seguida cria outro switch para ler a opção escolhida e assim redirecionar para a função requerida (exemplo: 1 - saque, 2 - depósito, 3 - transferência, 4 - empréstimo)

3. opção de sair do sistema

Dentro do switch do começo na opção sair, você verifica se realmente quer sair(exemplo: printf("Deseja sair? (s/n) \n\n");), ai você cria um scanf para opção, em seguida cria um if para caso 's' (Sim) e sucessivamente o else no caso de 'n' (Não).

Dentro do else você coloca exit(0);

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...