Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indutor radial e axial para fonte chaveada


MatheusLPS

Posts recomendados

Pessoal, estou querendo montar uma fonte de teste usando o regulador LM2576.

Ele promete 3A. Sei que posso comprar pronto por 12 reais. Mas quero fazer um teste antes.

Bom. No datasheet mostra o uso de um indutor da ordem de 330uH.

Posso usar indutores axiais ou radiais como esses?

http://www.eletrodex.com.br/comp-passivo/indutores.html

Vou consumir no máximo 500mA.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou querendo montar uma fonte de teste usando o regulador LM2576.

Ele promete 3A. Sei que posso comprar pronto por 12 reais. Mas quero fazer um teste antes.

Bom. No datasheet mostra o uso de um indutor da ordem de 330uH.

Posso usar indutores axiais ou radiais como esses?

http://www.eletrodex.com.br/comp-passivo/indutores.html

Vou consumir no máximo 500mA.

Falou

 

Pode sim. Porém a depender da potência extraída, poderá saturar.

 

O participante do fórum "MOR", desenvolveu um tutorial para testes de indutores:

https://drive.google.com/viewerng/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbGV0cm9udGVjY29tYnJ8Z3g6M2RjZDIwZTY4NDIxODgyNQ

Daí você saberá a corrente máxima que poderá atingir no indutor sem saturar.

 

Também tem este manual de confecção de transformadores e indutores:

http://d1.amobbs.com/bbs_upload782111/files_53/ourdev_725050HHOGA4.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que esses indutores não suportam 0,5A continuamente, mas seria uma boa chance de conhecermos, se você testar.

Esses indutores não devem saturar, pelo menos o do lado esquerdo, que deve ter um taruguinho cilíndrico como núcleo. O percurso magnético é quase que todo de ar. É quase como se fosse apenas enrolamento sem o núcleo de ferrite.

Quanto o da direita não dá para se ver.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O da direita se n me engano tem sim um núcleo de ferrite!

680uH nao e uma indutancia baixa para conseguir com uma bobina de diametro estão pequeno e núcleo de ar! A menos que seja muitas espiras de fio bem fino!

Em qualquer que seja o caso provavelmente n vai servir! É bom testar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não é um ímã, é apenas a parte de cima do núcleo. Note que o formato é exatamente o mesmo do núcleo, com a mesma ranhura. Existe um local mais profundo no meio do núcleo onde a bobina é enrolada.

Talvez você não tenha entendido o que eu escrevi rsrsrs.

Dizia eu que não é a primeira vez que vejo em placas de TV e de monitor, indutores como este, porém com um disco de imã na parte superior heheheh.

 

Não coloquei a foto do indutor com o referido imã pois não encontrei fotos na intrenet.

Só achei ele sem o imã.

 

Para reforçar:

Estou com um na mão. É realmente imã.

 

Tenho outro igual que não tem imã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ímãs eram usados pra ajustar a geometria da imagem. alguns eram colados no tubo. e era um trabalho do cão. tinha até que usar bússola pra apontar o monitor pra posição correta pois o campo magnético da terra podia zoar o ajuste.

 

Sobre o indutor, havia um que tinha um ímã mesmo e este era usado para ajuste de largura e/ou linearidade horizontal do monitor. Era tipo um trimpot mas o que "movia" era o campo magnético. Taí uma suposta teoria da função do teu indutor: um "trimpot magnético fixo (!) para ajuste da linearidade horizontal". E que descanse em paz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza, mas acredito no seguinte:

 

Se o indutor possuir um nível cc de corrente, tal que só haja migração da densidade do campo magnético (letra B. Aqui estava aparecendo o EMOTICONS) em um sentido, então o núcleo está sendo sub utilizado, pois não haveria excursão para o lado em que B e H fossem negativos.

Um ímã em série com o percurso magnético permitiria polarizar a curva B x H deste núcleo no terceiro diedro (B e H negativos). 

Polarizando de tal forma que o ponto de operação Bo, Ho ficasse no terceiro diedro (semi plano oposto, B negativo e H negativo) ao da excursão da corrente original, permite que esta excursão seja maior.

Resumindo.

Um indutor de tamanho menor, com um ímã com o campo magnético apropriado, pode ser substituto do maior sem ímã.

Ex.:

Digamos que originalmente você precise de uma variação de B entre zero e 0,2T. Você precisa que o seu indutor seja aprox. linear nesta faixa.

Mas por simetria, o seu indutor também poderia ser usado na faixa de 0 a -0,2T. Então se você colocar um ímã que some -0,1T, aí a excursão do indutor seria desde -0,1T, fornecido pelo ímã quando a corrente fosse nula, até +0,1T, quando a corrente no indutor fosse máxima.

Você só utilizaria a região entre -0,1T e +0,1T, o que fornece uma maior linearidade, caso o cálculo do núcleo fosse originalmente até B = 0,2T.

Agora você decide reduzir o tamanho do núcleo!!!

Observe que seu projeto faz com que a corrente varie somente com valores positivos.

Aí você decide que um valor máximo de 0,2T para a densidade do campo B é ótimo.

Você reduz o valor da área produto por 2. É o mesmo que fazer B máx = 0,4T, mas você sabe que Bmáx = 0,2T seria o desejado, certo?

Aí você coloca um ímã com -0,2T em série com o percurso magnético. A excursão que era entre 0T e 0,4T passa a ser entre -0,2T e +0,2T

O seu cálculo original era para B máx = 0,2T.

Com o ímã, a variação de B seria entre -0,2T e +0,2T. O ímã fez com que seu Ap caísse à metade e Bmáx, em módulo, não passasse de +0,2T.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

xutadamente traduzindo... em série ou fazendo parte do circuito dos saudosos flyback&yoke provocava deformidade na corrente em um sentido e consequentemente na linearidade da imagem?? De fato isso não importa mais pois o velho tubo de imagem com seu lindo nome "cinescópio" está agonizando. Vou lembrar dele como "a última válvula que tive contato"(e literalmente tomava altos choques kk) r.i.p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...