Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando montar um PC p/ Animação e Edição


Posts recomendados

Até agora estava me virando com um Dell meia boca ...e pela primeira vez vou ter que montar um PC aqui. Me viro bem com software, mas com hardware de pc..  ..bem, não é o meu forte heh.

 

O PC vai ser p/ trabalhos, assim meu foco com ele vai ser Animação 2d (Toom Boom e TVPaint), Animação e modelagem 3d (principalmente 3ds Max, mas um pouco de Zbrush e Maya de vez em quando), e edição de vídeo e imagem (After Effects, Premiere, Photoshop e Illustrator). Teria que assim aguentar esses usos, além dos eventuais renders dos programas de animação, edição e modelagem.

 

Porém, essa é minha primeira montagem de PC ..e mesmo com esse tipo de uso que vou ter, ainda não estou pronto pra gastar 4k pra cima.. ..estou tentando manter o preço total mais próximo dos 3k que eu puder (..um pouco a mais é aceitável tmb).

 

 

Vou ter que montar ele do zero (o que significa que também tenho que comprar os periféricos (...teria que incluir um nobreak e estabilizador necessariamente?). Bem, estou colocando nos spoilers a configuração meio leiga que montei baseado no que li no fórum e pesquisei.

 

..Como são vários itens, sintam-se a vontade de escolher e comentar apenas naqueles que preferirem. Qualquer sugestão, correção comentário é bem vindo.

 

Preços com base no Pichau

 

•  Processador e cooler
Processador Intel Core I5-4590 haswell, 3.3GHz, 6MB, Quad-Core - BOX (R$775,00)
Cooler BOX Original Intel (acompanha o processador) (R$0,00)
•  Placa Mãe
Placa Mãe Gigabyte GA-B85M-D3PH, chipset B85, LGA 1150 - BOX (R$299,99)
•  Memória
Memoria Kingston HyperX Fury 4GB (1x4) 1600MHz Red, HX316C10FR/4 - BOX (R$229,99)
Memoria Kingston HyperX Fury 4GB (1x4) 1600MHz Red, HX316C10FR/4 - BOX (R$229,99)
•  Placa de Vídeo
Placa de Video Radeon Sapphire R7 260X 2GB GDDR5 128Bits, 11222-17-20G - BOX (R$507,00)
•  HD E SSD
HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5", WD10EZEX - OEM (R$270,00)
SSD Kingston V300 60GB Sata III, SV300S37A/60G - BOX (R$264,00)
•  Drive óptico
Gravador LG GH24NSB0-I Sata PRETO - OEM (R$59,99)
•  Gabinete
Gabinete Gamer Vinik Vulcan Vx Black - BOX (R$118,00)
•  Fonte de alimentação
Fonte XFX 450W Pro Series, Certificado 80Plus Bronze, PFC Ativo, P1-450S-X2B9 - BOX (R$299,00)
•  Periféricos
Monitor LED AOC 19,5" Polegadas, E2050SWN - BOX (R$336,00)
Mouse Microsoft Optical 200, JUD-00001 - BOX (R$62,00)
Teclado Gamer A4Tech Bloody Q100U USB Black - BOX (R$107,00)

(Preço Total: R$3.131,00)

 

Ví recomendarem pra configs próximas dessa q montei, placas da Asus tmb (ASUS H81M-A/BR , e a Placa Mãe Asus Z97M-PLUS/BR LGA 1150 – Box) ...mas não sei mensurar a relevância..

..também não sei se um setup que permita overclock seria melhor no meu caso ou não ...talvez só se o uso do pc tivesse uma "intensividade" constante? ..que não seria o caso, já q como citei antes, o uso seria de certa forma variado (preciso que esse pc dure um tempo bom, e não sei se com overclock a durabilidade do pc não diminuiria muito.. ..sei só o básico de overclock e se fosse ir por esse caminho, teria que estudar um pouco).

 

Bem, qualquer comentário eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, No break você compra mais pra frente e só caso você queira segurança na hoa que está renderizando ou fazendo trabalho. Estabilizador nem pensar, principalmente se você comprar uma fonte boa.

 

Na sua config eu sugiro trocar o I5 por um I7 pra melhorar o tempo de render.

A placa de vídeo eu acho que você pode comprar uma mais leve, só pra nao ficar na onboard, e mais pra frente você troca. Já que seu foco é mais pra trabalho e render, um processador vai ser melhor.

 

Esse ssd aí ta caro, aqui um de 128 gb por 274 (https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/67706/Unidade-SSD-Plextor-128GB-PX-128M6S-Cache-256MB-DDR3)

Um ssd de 60 gb fica muito pouco pra instalar o windows + adobe + maya/zbrush/3dsmax + demais programas, até porque é muito melhor c você colocar as texturas e tal no ssd.

 

Eu não sou muito fã dos produtos da AOC, dá uma olhada nesse aqui (http://www.fnac.com.br/monitor-21-5-philips-223v5lsb2-windescreen-full-hd/p/673356?utm_source=Zoom&utm_medium=comparadores&utm_campaign=Informatica&utm_content=informatica_monitores_marca_philips&utm_term=Monitor_21%2C5_Philips_223v5lsb2_Windescreen_Full_HD_673356.&prt=zoom)

 

Ao invé s de comprar mouse e teclado separado você pode pegar um kit que sai mais em conta: http://www.kabum.com.br/perifericos/teclado-mouse/teclado-mouse-combo

 

Caso você queira incrementar seu pc mais pra frente com placa de vídeo, aí eu sugiro você pegar uma fonte de 550w ou 600w, pra aguentar. Senão você pode ficar com essa mesmo.

 

Se você só tem o conhecimento de overclock básico então fica no básico mesmo, e nesse caso pode fazer pra tirar um pouco mais de velocidade do pc. O que vai fazer diminuir o tempo de vida de forma significativa vai ser um overclock mais agressivo.

 

Dá uma olhada na seção de promoções aqui do forum que tem bastante coisa boa: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/603294-pre%C3%A7os-de-pe%C3%A7as-promo%C3%A7%C3%B5es-na-internet/page-9

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na sua config eu sugiro trocar o I5 por um I7 pra melhorar o tempo de render.

 

A placa de vídeo eu acho que você pode comprar uma mais leve, só pra nao ficar na onboard, e mais pra frente você troca. Já que seu foco é mais pra trabalho e render, um processador vai ser melhor.

 

 

Eu não sou muito fã dos produtos da AOC, dá uma olhada nesse aqui (fnac)

 

Ao invé s de comprar mouse e teclado separado você pode pegar um kit que sai mais em conta.

 

Caso você queira incrementar seu pc mais pra frente com placa de vídeo, aí eu sugiro você pegar uma fonte de 550w ou 600w, pra aguentar. Senão você pode ficar com essa mesmo.

 

Se você só tem o conhecimento de overclock básico então fica no básico mesmo, e nesse caso pode fazer pra tirar um pouco mais de velocidade do pc. O que vai fazer diminuir o tempo de vida de forma significativa vai ser um overclock mais agressivo.

 

Dá uma olhada na seção de promoções aqui do forum que tem bastante coisa boa.

 

Valeu pelos comentários Ruben. Por enquanto o setup tá assim (e os preços dos ítens antes listados tão atualizados tmb):

 

•  Processador e cooler

Processador Intel Core I5-4590 haswell, 3.3GHz, 6MB, Quad-Core - BOX (R$682,00)

Cooler BOX Original Intel (acompanha o processador) (R$0,00)

•  Placa Mãe

Placa Mãe Gigabyte GA-B85M-D3PH, chipset B85, LGA 1150 - BOX (R$263,99)

•  Memória

Memoria Kingston HyperX Fury 4GB (1x4) 1600MHz Red, HX316C10FR/4 - BOX (R$202,39)

Memoria Kingston HyperX Fury 4GB (1x4) 1600MHz Red, HX316C10FR/4 - BOX (R$202,39)

•  Placa de Vídeo

Placa de Video Radeon Sapphire R7 260X 2GB GDDR5 128Bits, 11222-17-20G - BOX (R$446,16)

•  HD E SSD

HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5", WD10EZEX - OEM (R$237,60)

SSD Plextor 128GB _Balao da informatica_ (R$274,55)

•  Drive óptico

GRAVADOR DVD/CD ASUS 24X, BLACK, DRW-24F1ST - OEM (R$54,56)

•  Gabinete

Gabinete Gamer Vinik Vulcan Vx Black - BOX (R$103,84)

•  Fonte de alimentação

Fonte XFX 450W Pro Series, Certificado 80Plus Bronze, PFC Ativo, P1-450S-X2B9 - BOX (R$219,99)

•  Periféricos

MONITOR 21,5" PHILIPS 223V5LSB2 WINDESCREEN FULL HD (R$399,00)

Teclado Microsoft Multimídia + Mouse Basic Óptico Wired Desktop 600 Black (R$101,92)

 

(Preço Total: R$3.187,4)

 

Eu não mudei ainda pra um 17 porque não sei qual teria melhor desempenho que o i7 que escolhí, mas sem ter um preço proibitivo. Não sou por exemplo tão conhecedor de hardware pra saber se um AMD razoável seria bem otimizado p/ o tipo de uso que listei acima ... Esse aqui por exemplo, que foi listado na seção de promoções q você me passou, está com um bom preço. Além disso ..se eu fosse fazer um overclock leve, eu não teria que escolher assim um outro processador e placa mãe que fossem compatíveis com isso?

 

Tinha escolhido a tela da AOC porq me falaram que o atendimento/assistência deles era bom... mas tmb nunca comprei coisa deles. Troquei p/ o monitor que você me indicou.

 

Mudei o teclado e mouse por um kit como você falou. Por enquanto escolhí um da Microsoft... mas seria bom se eu achasse algum em conta com backlight E a letra "ç" (procurei bastante e não achei nenhum :P).

 

Sobre a Placa de vídeo... não sei se entendí bem.. até onde sabia, os programas da Adobe e da Autodesk tinham compatibilidade com placas de vídeo (pelo menos da NVIDIA) pra incrementar no processamento/render. Bem, não sei se eu estaria errado ...a placa de video não seria essencial no meu caso, ou o foco seria mesmo o processador?

(como estou ainda nessa dúvida, ainda não mechí na placa de vídeo e na fonte).

 

 

valeu mesmo pelos comentários ...espero que eu consiga resolver minhas dúvidas pra comprar as coisas ainda na promoção :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um i7 não é uma exigência. Depende do quanto de trabalho você vai ter, se você tiver que renderizar um monte de imagens num prazo de tempo curto  8 núcleos de processamento lógico (o i7) vão fazer uma ***** diferença.

Agora c você ta começando a mexer com isso da pra levar um i5 por um bom tempo.

 

Esse processador da amd, pro seu caso, é melhor do que o i5 por ter 6 cores.

Cada processador e placa mãe tem um nível de possibilidade pra overclock.Eu não costumo fazer isso então não tenho como palpitar muito sobre.

 

O teclado da microsoft que você pegou é o wireless? Eu tenho um aqui e vem o ç sim, mesmo que não informe no site. Um teclado com backlight vai sair carinho eu acho.

 

As placas de vídeo comum não fazem muita diferença  se você estiver usando os renderizadores padrões do max. Há uma versão do Vray, chama Vray RT porém ele ainda não possui todas as opções que o Vray advanced tem. E a fidelidade da imagem usando uma placa de vídeo ainda não é a mesma que uma cpu. 

http://forums.cgarchitect.com/75337-3ds-max-gpu-impact-rendering-gpu-vs-cpu.html

Já sobre o 3d da adobe eu não sei dizer, eu nunca mexi nessa parte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um i7 não é uma exigência. Depende do quanto de trabalho você vai ter, se você tiver que renderizar um monte de imagens num prazo de tempo curto  8 núcleos de processamento lógico (o i7) vão fazer uma ***** diferença.

Agora c você ta começando a mexer com isso da pra levar um i5 por um bom tempo.

 

Esse processador da amd, pro seu caso, é melhor do que o i5 por ter 6 cores.

Cada processador e placa mãe tem um nível de possibilidade pra overclock.Eu não costumo fazer isso então não tenho como palpitar muito sobre.

 

O teclado da microsoft que você pegou é o wireless? Eu tenho um aqui e vem o ç sim, mesmo que não informe no site. Um teclado com backlight vai sair carinho eu acho.

 

As placas de vídeo comum não fazem muita diferença  se você estiver usando os renderizadores padrões do max. Há uma versão do Vray, chama Vray RT porém ele ainda não possui todas as opções que o Vray advanced tem. E a fidelidade da imagem usando uma placa de vídeo ainda não é a mesma que uma cpu. 

http://forums.cgarchitect.com/75337-3ds-max-gpu-impact-rendering-gpu-vs-cpu.html

Já sobre o 3d da adobe eu não sei dizer, eu nunca mexi nessa parte.

 

valeu pelo comentário.  Acho que não vou investir num i7 porque ae sai muito do meu orçamento.

 

Quanto ao AMD comparado com esse i5, me pareceu que o i5 é mais forte na verdade (vide esse benchmarks) ...a não ser quanto a potencial pra overclocking (mas não vou cair pesado em hardware overclocking, então não chega a importar). O i5 seria melhor nesse caso então né?

 

O teclado q tinha escolhido era com fio ...mas acabei de trocar pelo CoolerMaster Teclado e Mouse 2000dpi CM Storm Devastator (testei ele numa loja aqui e gostei ...só espero q tenha uma boa durabilidade :/  ....e mais, ele é iluminado e tem o "ç" :P ).

 

Obrigado pela sugestão do Vray. Eu dei uma lida aqui e o GPU aceleration pros programas da Adobe é bem reduzido (no After Effects ele se reduz quase q só ao render do ray-tracing). Todo o resto é CPU  ...Assim, o relevante pra render é mais CPU e memória mesmo.

 

Nesse caso uma placa de vídeo seria útil só pra jogos praticamente (ou será que ele ajudaria em alguns processamentos de certos programas?...)

 

 

Um amigo me recomendou a trocar aquela placa de vídeo Radeon antes citada, por essa aqui da Nvidia (aparentemente mais barata e melhor..) ..mas se é melhor ou não não sei ...o que achas?

 

 

Me deu uma dúvida na placa mãe tmb. Ela tem 2 modelos (e só agora percebí que não são os mesmos). O GA-B85M-D3H, e o GA-B85M-D3PH

Fiquei com o medo de comprar uma placa com coisas desnecessárias pro meu setup, não ser compatível com as peças ou coisa assim

 

Edit: eu tinha ouvido falar de placas de vídeo para workstation ...específicas para renders... tipo essa AMD FirePro e essa Nvidia Quadro  (elas não servem pra mas nada tmb ...não vão ajudar a rodar jogos nem nada..).

O problema é q não sei absolutamente nada sobre esse tipo de placa, e se compensaria ter ou não (e nem se o pc por ex. aceitaria uma dessas e uma normal juntas, caso eu queira comprar outra pra jogos depois...)

 

Bem, isso é tudo ..obrigado pelas respostas até agora :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, 

Hooooje tem black friday o/
e a gente aqui no brasil --´  
Mas vamos ao debate aqui em cima, 
Eu estou montando uma máquina render e trabalho com os mesmo objetivos. 
Estou montando agora um 
I7 4790 ... estou em dúvida entre 4790K ou só 4790
Mãe - GAH97 DH3

PLACA DE VÍDEO - (DUVIDA) QUADRO K2000 OU A K2200

HD SEAGATE SATA III 1TB 7200 (PRA COMEÇAR)

SD KINGSTON 120GB 

MEMORIA 16GB 1600 CORSAIR 

FONTE 600W REAL CORSAIR 

DRIVE BLURAY DA PIONNER 

 

Montei esse quadro aqui, mas muita coisa tá mudando conforme o black day 
vou montar essa máquina hoje 

c2405d46-5834-4c96-9939-4e05f21cf765_zps


Vamos aos novos preços 
Pichau:
i7 4790 986,87... não irei usar o 4790k porque esse processo de overclock é muito complicado e principalmente arriscado 

placa mãe GA H97 414,99

QUADRO K2000 - 1244,17

site GUERRA DIGITAL 
Seagate 1tb 7200 - 199,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao AMD comparado com esse i5, me pareceu que o i5 é mais forte na verdade (vide esse benchmarks) ...a não ser quanto a potencial pra overclocking (mas não vou cair pesado em hardware overclocking, então não chega a importar). O i5 seria melhor nesse caso então né?

 

Sim, tem razão. Eu não tinha visto benchmarks.

 

Nesse caso uma placa de vídeo seria útil só pra jogos praticamente (ou será que ele ajudaria em alguns processamentos de certos programas?...)

 

Por enquanto eu acho que so pra jogos mesmo. Mais pra frente vai ficar implementado legal.

A gtx 750 é uma boa placa, nada a reclamar dela. A radeon e a nvidia nessas placas sao muito parecidas. Pega a mais barata.

 

 GA-B85M-D3PH tem porta sata, USB e USB3.0 a mais pra parte frontal do gabinete. Além de uma entrada pci express 1x pra fazer sli ou crossfire.

Eu pegaria a que tiver mais barata.

 

 

Walter e Walker, essa resposta vale pros dois.

As placas quadro e firepro tem um custo beneficio horrível e não valem a pena. A única vantagem delas é uma quantidade maior de memória e o marketing.

http://forums.cgsociety.org/archive/index.php/t-1140973.html

http://stackoverflow.com/questions/10532978/difference-between-nvidia-quadro-and-geforce-cards

http://www.techspot.com/community/topics/difference-between-quadro-cards-and-gaming-cards.201208/

 

I7 4790 ... estou em dúvida entre 4790K ou só 4790

 

É como você ja falou que nao vai fazer overclock então pega o i7 normal mesmo.

Eu sugiro também pegar um ssd pra poder abir as coisas mais rápido e ter mais segurança de que não vai dar pau do nada.

De resto a sua configuração tá ótima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu uso uma GT 640 e tenho outro pc com uma GTX 780 e essa diferença entre quadro e gtx é visível. 
Ainda mais pra quem pretende trabalhar com maya... a facilidade de trabalhar com after, premiere e photoshop abertos. 
Eu infelizmente só usei uma placa quadro por uma semana, mas durante o uso eu não vi gargalo, mas para a edição... somente. 
E na GTX780 quando se exige muito, já fica de sobre aviso que ela pode travar. 
Estou lendo os links que você me indicou. Realmente o custo se comparado com as gtx é horrível, mas será que isso não é justificado? 
 


Li aqui um dos caras falando que para render as placas GTX são mais rápidas que as QUADRO mas para processo de 'modelagem' as quadro durante operação são superiores. Isso realmente, como você disse, é um ponto importante. Mas fico preocupado pois quando usei quadro o render também foi rápido. Até onde sei o render também depende muito de memória ram... no caso tenho 16gb de ram 1600. 


Acho que o preço só tá sendo black friday pra pagamento avista --´ isso realmente é sacanagem 


Essa placa mãe presta??? Não encontrei referências negativas sobre ela... 

PLACA MÃE GIGABYTE GA-H97-D3H, CHIPSET H97, LGA 1150 - BOXVer + deta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...