Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte regulada com transistores NPN


SoundShock

Posts recomendados

Boas pessoal! Eu gostava de fazer uma fonte de bancada com base no lm317 que rolasse dos 1,5V (penso ser o mínimo do lm317) até os 30V,mas o problema é que ele so faria uns 1,5A e precisava de mais. Por volta dos 6-7A. Já vi esquemas que usam o MJ2955 PNP. Mas a minha maior duvida é se há fontes que regulem com transistores NPN (do qual tenho muito).

Desde já agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SoundShock,

Uma solução prática é montar a fonte com o LM337, que é o simétrico do LM317, assim a saida usará um NPN.

Mas tem de inverter alguns componentes, pois a tensão que será regulada é negativa.... Veja o datasheet do LM337 para entender melhor o que eu falei aqui....

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou a ver. Recentemente fiz um circuito bem semelhante a este http://www.electro-tech-online.com/imgcache/7668-12Vto6.5V.JPG

Mas com a alimentação de 20V e saida nos 14V

O problema era que a partir de uns 4A/5A ele tinha muita queda de tensão. Dos 14V ia parar aos 11V (tensão tão pouca que o radio desligava-se)


Mas também é assim. Eu disponho de alguns c9015 que são pnp

 

Mas ainda acho que a aplicação que tem um pnp acionando um npn é a melhor solução (como indiquei num post recente)

 

Se der para usar um C9015 a acionar um NPN ok!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado pela ajuda.

Por acaso nunca trabalhei com o lm337. Já fiz uma breve pesquisa mais não encontrei nenhum com npn 

Podes também usar uma topologia assemelhada a essa dai que posto, onde o transistor principal de ganho de corrente e um NPN de potencia (ou vários deles ate), com um PNP de menor potencia como driver, usando então o LM317...

 

NPNboostparaLM317_zps067b9eb7.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, ok! É que eu realmente não consigo deferenciar aspectos nos transistores (tensão máxima e isso sim)

Tenho aqui comigo um LM317 encapsulado TO-3, uns transistores NPN e poucos PNP (mas como devo poder usar os que tenho, melhor). Amanha vou tentar montar. Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em poucas palavras   sem usar  linguagem técnica  os  transistores NPN  só acionam  a sua  base  quando o emissor  esta  acoplado pois  é preciso  a ver  uma ligação  entre a base e o gnd "terra"  que  é feita  pelo emissor isso para fluir elétrons  da base para o emissor pois so assim ele liga o canal coletor  emissor  em contra partida   o transistor PNP  liga de maneira totalmente diferente  pois  o coletor  pode esta   desacoplado uma vez que  quem fará  a ligação  ou seja o acionamento  será diferente     emissor encontrara referencia para fluir a travez da base  e  isso facilita muito  pois  mesmo que não  tenha  nada ligado  na saída ele consegue  ligar e desligar o coletor  que neste caso "PNP" é  a saída

especulações --->     um NPN   corta  ou  liga  melhor através da base quando o  emissor  esta encontrando referencia  mas  nada  impede  de ser ligado  como o circuito  do faller  mas veja que  a base  esta encontrando referencia  através do emissor  o qual  acaba sobre carregando  R11 e parece  que não consegue  entregar  tudo  como o PNP.

moral da historia  o que  estou querendo dizer é que  o  transistor PNP  é acionado com apenas  duas perninhas ligada  emissor e base  diferente  do NPN  que é preciso  ter as  3 ligadas  ok

segue o tópico --->

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

em outras: um transistor NPN começa a conduzir corrente entre C e E assim que a tensão da base ultrapassa 0.6V (típico) a do emissor

um PNP, quando a tensão da B passa a ficar 0,6V menor do que a está no E

 

O legal é o efeito amplificador que ele dá na corrente. Ao injetar um corrente bem pequena na base, ele se BASEIA nela pra fazer fluir uma bem grande no coletor-emissor proporcionalmente à mesma. Isto seria o chamado "ganho" ou HFE do transistor. note-se que transistores de maior potência tendem a ter um menor ganho. Por isso freqüentemente há necessidade de mais de um.

Uma comparação tosca é o facto de tu abrires uma torneira com pouca força tu controlas o jacto forte de água que sai dela. Bom, acho que não foi uma boa comparação. Outro dia penso melhor....

O efeito "chave" do transistor é mais fácil de entender. No entanto não quero te causar indigestão. Devagar a divagar se vai ao longe.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

em outras: um transistor NPN começa a conduzir corrente entre C e E assim que a tensão da base ultrapassa 0.6V (típico) a do emissor

um PNP, quando a tensão da B passa a ficar 0,6V menor do que a está no E

 

O legal é o efeito amplificador que ele dá na corrente. Ao injetar um corrente bem pequena na base, ele se BASEIA nela pra fazer fluir uma bem grande no coletor-emissor proporcionalmente à mesma. Isto seria o chamado "ganho" ou HFE do transistor. note-se que transistores de maior potência tendem a ter um menor ganho. Por isso freqüentemente há necessidade de mais de um.

Uma comparação tosca é o facto de tu abrires uma torneira com pouca força tu controlas o jacto forte de água que sai dela. Bom, acho que não foi uma boa comparação. Outro dia penso melhor....

O efeito "chave" do transistor é mais fácil de entender. No entanto não quero te causar indigestão. Devagar a divagar se vai ao longe.

Só de falar em HFE (  β  ) ou beta já dá arrepios.

http://www.electronica-pt.com/componentes-eletronicos/transistor-tipos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só de falar em HFE (  β  ) ou beta já dá arrepios.

http://www.electronica-pt.com/componentes-eletronicos/transistor-tipos

eu também nunca vi "ganho" nisso e nunca tirei 10 nesta matéria mas o destino me pregou um peça...voce pode nao acreditar mas precisei rever esta teoria recentemente (bem, maiomeno né). Precisei amplificar e condicionar e filtrar um sinal baixissimo pra analisar com osciloscopio. O proximo passo vai ser aplicar num mc pra ele tomar algumas decisões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz,

Só um comentário sobre transistores.... Eles quase nunca apresentam as curvas que aprendemos nos livros !

Principalmente os chamados europeus ( BD, BC, etc ) e os americanos ( 2N, 3N, etc ) apresentam as curvas que são tudo menos paralelas quando variamos a corrente de base, o que mostra na prática que o ganho Hfe acaba variando em função da tensão Vce !!

Já os transistores japoneses ( 2SA, 2SB, etc ) possuem linearidade muito superior, com curvas quase totalmente paralelas, e permitem a montagem de circuitos com muito menos distorção quanto à amplificação de sinais. Encontrei muitos modelos que eram tão paralelos que podia afirmar que neles o Hfe é constante e independente de Vce !

Gozado que até mesmo na faculdade não se fala que o ganho varia com a Vce, mas quem tiver acesso a um traçador de curvas pode ficar bem impressionado com o que irá ver ....

Mas hoje estamos no mundo dos circuitos integrados, os semicondutores discretos estão cada vez mais em desuso, e quase sempre só usamos transistores para aplicações de potência, como saída de fonte de alimentação, saída de amplificadores de potência, saída de amplificadores de RF, etc.

E muitos de vocês não tiveram o prazer de fazer o seu primeiro receptor de AM com 3 transistores de germânio e um diodo OA85 e ver o som sair alto e claro num alto-falante !

Hoje parece uma besteira né, mas é algo que até hoje, 42 anos depois, eu me lembro direitinho !

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida meio offtopic aqui: por qual motivo tantas pessoas no mundo do som profissional (inclusive um amigo meu que veio a falecer, cujo me presenteou com um STR-1250, um AP800 e um Model 80) sempre idolatram tanto os antigos RCA 2N3055? O STR1250, por exemplo, passou do volume 3 já distorce demais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...