Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com problema de Josephus.


kassuy

Posts recomendados

Então galera, sou iniciante na área de programação, e me deparei com o seguinte problema:

 

O problema de Josephus é um jogo que simula um suicídio em massa: n pessoas, numeradas de 1 a n, estão sentadas em um círculo. Começando na pessoa 1, um revólver é passado de mão em mão para as pessoas subsequentes. Após m passos, a pessoa que estiver segurando o revólver comete suicídio e seu corpo é removido, a lista se reconfigura (diminuindo de tamanho) e o revólver passa para a pessoa seguinte à que morreu. Haverá apenas um sobrevivente ao final do jogo.

 

Exemplo: se m = 0 e n = 5, então os suicídios são cometidos em ordem e o sobrevivente é a pessoa número 5.

Se m = 1 e n = 5, então a ordem dos suicídios é 2, 4, 1, 5 e o sobrevivente é a pessoa número 3.

 

Aí então que vem minha dúvida. Eu preciso simular este jogo, em linguagem C, lendo M e N do teclado, montando uma lista circular de N nomes. Onde eu preciso, no final, no "mostrar fila", exibir a sequencia em que os nomes são removidos da lista, que no caso são os suicídios, e o nome do último sobrevivente.

 

O máximo que eu consegui fazer foi o seguinte: