Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Matemática e Programação


Posts recomendados

Futuramente eu quero programar e tenho uma dúvida sobre quais assuntos da Matemática são essenciais para um programador.

Estou estudando para a IMO, mas não quero perder muito tempo em assuntos que serão poucos utilizados na hora de programar. Um dos assuntos que estou negligenciando é Geometria Euclidiana, pois tenho quase certeza que essa matéria é desnecessária para quem quer programar.

Minha pergunta é: quais assuntos matemáticos são essenciais para um programador?

 

Recentemente comprei dois livros: "Topics in Functional Equations - Titu Andreescu" e "Teoria dos Números: Um passeio com Primos e outros Números Familiares pelo Mundo Inteiro". Também quero saber se usarei assuntos relacionados à equações funcionais e teoria dos números na hora de programar.

 

Agradeço desde já!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, na verdade, peguemos por exemplo a faculdade de Ciência da Computação. A matemática que eles dão lá é incrível, tu aprende álgebra linear e tudo mais.

 

Mas, será que aquilo é essencial pra um programador?

 

Não, não é.

 

O que eu acho que realmente importa e é imprescindível para um programador é a aritmética (tu obrigatoriamente tem que dominar as quatro operações básicas), tu deve saber como lidar com inteiros e racionais (irracionais também ajudam). Tu tem que saber ler, interpretar, criar, formular e resolver  equações. Dominar regra de três também é bom.

 

Por mais que Ciência da Computação esteja diretamente ligada com Matemática, só um pouco é exigido indispensavelmente do programador

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente nenhuma matematica avançada,voce vai ver que na verdade a lógica é quem resolve praticamente tudo na programação,porém se voce for atuar na area grafica mesmo que as próprias bibliotecas como opengl e direct3D ja implemetem "o grosso"(desenhem),voce ainda vai ter que entender geometria pra poder usar suas funções de forma mais eficiente

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disseram os amigos acima, o que prevalesse é lógica matemática, aritmética e lógica de programação, mas cada caso é um caso... se você trabalhar no setor financeiro, por exemplo, aí a coisa muda, obviamente temos que nos adequar  a aprender os devidos cálculos da matemática financeira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...