Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de Servidor de impressão


Posts recomendados

    Ola pessoal do forum! Tenho a seguinte situacao, tomo conta de 2 laboratorios em uma universidade e tambem de toda a estrutura computacional da faculdade onde estou alocado. porém existe um grande problema de impressoes dentro do predio, por exemplo, drivers que deixam de funcionar, problemas de acesso a impressora na rede.
    Minha iniciativa e pensamente inicial seria centralizar isso em um servidor de impressao, pois todas essas impressorar ja estão com IP fixo na rede (se eu digitar o IP da impressora eu consigo imprimir de onde eu estiver na faculdade). Teria como fazer isso associando o IP no servidor? Porque a minha ideia e de definir fulano pode imprimir em tal local, tipo regular o acesso as impressoras na faculdade, fazendo tambem com que os usuarios externos, que nao estão na faixa de ips da faculdade nao possam imprimir nas impressoras da faculdade.
    Li sobre o CUPS, mas no caso do CUPS a impressora tem de estar conectada no host que vai ser o servidor, mas eu queria pegar remotamente as que estão na rede atraves dos ips fixados. Se alguem puder ajudar agradeco desde ja. Se puder pelo menos esclarecer por onde eu comeco o servico eu ja agradeco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No caso, você deseja montar um servidor de impressão?

 

Dependendo do sistema operacional utilizado na rede, você pode adicionar um cliente e fazer o controle de impressão através da rede, assim não é necessário configurações adicionais e apenas os que tiverem acesso a rede, teria acesso também a impressora.

 

Você pode usar o Cups para o servidor, mas pode ter um trabalho adicional para sincronizar ele com outro sistema operacional que use na rede já que o Cups é Unix-based.

 

Como estão configurados as impressoras com o IP-fixo? Elas estão conectadas a um cliente e depois compartilhadas ou possuem servidor de impressão próprio? Porque alguns servidores de impressão permitem controle, outros não; os que não permitem controle você precisa deixar conectado a um cliente para que ele aplique as regras de restrição de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

    As impressoras com IP fixo imprimem tanto via usb, que no caso elas estão conectadas via usb no PC hospedeiro, quanto via rede, todas essas que eu preciso tem a saida usb e os cabos devidamente conectados. Agora se elas tem servidor de impressão próprio não sei lhe falar, mas com o IP eu consigo achar ela na rede remotamente e fazer impressoras normalmente, mesmo com o PC hospedeiro estando desligado, basta a impressora estar ligada.

    Tem como fazer isso com o CUPS? Eu queria montar um servidor sim, pra acabar com as gambiarras aqui dentro kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se as impressoras imprimem via rede sem PC estar ligado, elas já possuem servidor de impressão.

 

Como disse, algumas impressoras possuem o servidor, mas o mesmo não oferece controle algum. Neste caso, teria que colocar ele como hospedeiro de algum PC para que através de políticas de rede você faça o controle.

 

Se não existe nenhuma rede fora a internet, o correto seria implementar um servidor para fazer o login dos usuários e através dele você faz as políticas de controle. Até pode usar o CUPS, mas é preciso verificar se não existe servidor ou se existe, qual o melhor forma de integrar políticas para a impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...