Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um sensor de presença?


Ir à solução Resolvido por xyko-2020,

Posts recomendados

Olá, 

 

 Sou novo no forum, estou aqui pois eu preciso fazer um TCM pro proximo semestre, e estou precisando fazer um sensor que quando alguém ou algo estiver na frente deste sensor, a cor do monitor(do software) mudasse de cor. Por exemplo:

 Quando não tivesse nada na frente do sensor a tela ficasse verde, quando tivesse alguma coisa na frente do sensor, a tela ficasse vermelha.

 Gostaria de fazer isso com c, c++, c# ou em java(são as linguagens que eu conheço).

 

Obrigado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

isso é demais pra mim mas provavelmente (ou melhor, com certeza) algumas linguagens de alto nível te dê acesso a imagem de uma webcam p.ex. em forma de dados ou até mesmo lê os pixels de uma parte da tela. Deste modo fica fácil seu sistema tomar a simples decisão da cor baseando-se em alguns bytes. Sensor de presença (sensor pir) também é possível mas pode (ou melhor, com certeza vai) envolver algum conhecimento de circuitos e criar alguns calos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

legal amigo @! no entanto me referi a manipular dados de uma câmera web o que tende a não ser difícil também bastando conhecer alguns comandos de alguma dll de algum drive de alguma webcam ou alguma coisa neste sentido que pode não ter sentido algum . rs. Talvez há confusão pois o amigo @Italo_TI mencionou cor. Cor sim ou cor-não? rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

Já é muito fácil identificar uma cor e trabalhar com seus dados.

http://www.instructables.com/id/Build-your-own-attiny-colour-sensor/

Já existem milhares deste tipo.

Obs. Nada é demais pra ninguém... basta não entregar a luta!!!

poh, legal esse link que você me passo, mas o problema é que eu quera algo que fosse direto com o software e não com leds entende? pode ser até com uma webcam que nem o @Isadora Ferraz disse, mas acho que eu vou deixar cameras para ultimo caso. o que eu estou tentando fazer é quase igual ao do link q você me envio, porém a cores são mostradas no computador(software) e nao em leds fisicas.

mas mesmo assim valeu pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está usando um PC? Acredito que sim, ou que pelo menos estejas usando um computador embarcado, já que você menciona "c++, c# ou em java". Nesse caso, se você tiver como usar as portas USB, poderia tentar usar detecção de face com uma webcam qualquer.

 

Edit: Não percebi que você falou que não queria usar câmeras no momento... você poderia tentar sensores de distância talvez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

A intenção foi mostrar  que a partir do circuito, já que sabe que cor acionará o led, pode enviar o código da cor para o computador.

Se quer algo mais preciso:

http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/MAX44005.pdf

 

mais...

https://www.google.com.br/search?q=color+sensor+ic&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&channel=sb&gfe_rd=cr&ei=iah0VPrJA8Gi8weZvIGwCg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

A pergunta foi muito bem feita, já as respostas pouco ortodoxas, muito academicas, ou uso excessivo de CTRL C + CTRL V de vários outros sites que falam, falam e não mostram resultados.

Vou providenciar para você meu amigo uma função que vai resolver sue problema.

abraços

@Italo_TI boa pergunta, clara, objetiva e simples como deve ser a vida de um programador...tá! nem é tão simples assim, mas a gente descomplica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_xyko_ voltei ha pouco tempo para minha terra, e estava muito envolvido em outro projeto, e como tem muita "mer...cadoria" vazia e pouco util quando o assunto é programação eu nem perdia meu tempo, agora com tempo descobri esse site, meio tarde concordo, mas vou ficar por aqui gostei dos posts e da maneira sobria e "delineada" do proprio site.

abraços e humildes desculpas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...