Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC em um i5-3570K num H61


Posts recomendados

Bom dia, meus caros. Bom, agora, fim de ano, mais grana no bolso, pensando em fazer um upgrade. Tenho uma H61 (P8H61 da ASUS), uma plaquinha bem simples, e estava pensando em fazer um upgrade para uma H81 e pegar um i5-4570, mas cheguei à conclusão de que não compensa, pois a única diferença boa deles é que o 4570 tem uma HD4600, e o 3570K tem uma HD4000, mas ambos chegam a maomeno 1.5GHz, então nem pelo chip gráfico compensa pegar o 4570 e gastar mais dinheiro ainda numa mobo. Certo, ficarei com o 3570K, chega de bullshit.

 

3570K tem fama de ser fodamente bom para gaming, e o preço tá bem em conta (no Balão tá ± R$750). Consigo investir razoavelmente em cooling para aguentar a alta temperatura do OC, e tenho uma Corsair CX600M, que vai aguentar bem de boas. Até aí, fica tudo legal para o OC, mas o problema É A ***** DA H61, HEUAHEA. Queria saber se tem algum problema fazer OC numa H61 sem estufar capacitor. (eu poderia ter resumido, né?)

 

 

 

==MUDANDO DE ASSUNTO==

Já o 4690K compensa mais que o 3570K, e muito... TODAVIA, ele custa mais caro, e me obrigaria a comprar uma mobo nova (que, claro, seria uma H81 até eu poder pegar alguma Z87). Com a H81, que é uma H61 para 1150, voltaria para o mesmo problema do medo do OC.

 

Subindo a 1.25V, o 3570K chega a 4.5GHz, e a 1.5V chega a 5GHZ. Mas segundo a Intel e alguns experts, não é recomendável colocar o 3570K acima de 1.4V, e 4.5GHz é uma ótima frequência. Chega, se não me engano, a 3.9GHz com o Turbo Boost.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua placa-mãe é bloqueada para over, não tem suporte no BIOS. Teria que ser uma Z77 (Ivy Bridge) ou Z87 / Z97 (Haswell).

 

Mas qual é a sua configuração atual? Placa de vídeo? Overclock só vale a pena em alguns casos -- processador antigo, placa de vídeo animal, SLI / Crossfire, jogos mal otimizados para multithread, etc.

 

Overclock também costuma sair uma brincadeira cara, pois as placas-mãe são mais caras e você tem que investir em um bom cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Obrigado pela resposta.

 

Tenho, atualmente, um i3 3220, uma GTX650, uma CX600M e uma P8H61; 1TB de HD de SATA 6Gb/s. Não uso SLI nem CrossFire (até porque a P8H61 não suporta);

 

Jogo principalmente Skyrim, que, apesar de ser um excelente jogo, é muito mal otimizado. Consume muito do CPU e pouco do GPU.

 

Quanto ao cooler, tô me planejando para pegar um H80 ou um H100 da Corsair.

 

==EDIT==

Tô vendo aqui essa Z77, e me parece que tá compensando combar ela com o 3570K, pra fazer o OC. Além disso, ela suporte SLI/CrossFire. 

 

Vi agora uma comparação no Adrenaline: "colocar um 3570K numa H61 é o mesmo que colocar motor de Ferrari num Fusca". Soltei uma lágrima ao ver isso.

 

==EDIT==

Tô vendo no Paraguai, já que vou pra lá agora no fim do ano (ou no começo d'ano que vem); vamos ver se compensa comprar lá, já que a cotação do dólar não tá a afim de contribuir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve estar usando pouco da GPU porque a CPU está dando gargalo. Como está o desempenho dos núcleos no gerenciador de tarefas?

 

Você não precisa fazer over com uma GTX 650. Mas depois eu vou dar uma pesquisada sobre o uso da CPU no Skyrim. Espere mais alguém que jogue Skyrim comentar.

 

Eu compraria um i5-3570 (ou i5 Haswell com H81 ou B850) e compraria um cooler decente, tipo Hyper 212X e o que sobrasse eu juntava depois para fazer um upgrade de VGA.

 

Se você tiver uma grana, aí vale a pena comprar uma GTX 980 e placa-mãe Z97 com i5-4690K e um water cooler Thermaltake 3.0 Performer (muito bom). Não recomendo Corsair, que tem dado problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve estar usando pouco da GPU porque a CPU está dando gargalo. Como está o desempenho dos núcleos no gerenciador de tarefas?

Vou revisar isso assim que chegar em casa (em torno das 16h), e posto aqui.

 

Você não precisa fazer over com uma GTX 650. Mas depois eu vou dar uma pesquisada sobre o uso da CPU no Skyrim. Espere mais alguém que jogue Skyrim comentar.

Beleza. Eu tava dando uma pesquisa sobre isso, e alguns tweaks ajudaram, mas mesmo assim não resolveu por completo esse problema.

 

Eu compraria um i5-3570 (ou i5 Haswell com H81 ou B850) e compraria um cooler decente, tipo Hyper 212X e o que sobrasse eu juntava depois para fazer um upgrade de VGA.

 

Se você tiver uma grana, aí vale a pena comprar uma GTX 980 e placa-mãe Z97 com i5-4690K e um water cooler Thermaltake 3.0 Performer (muito bom). Não recomendo Corsair, que tem dado problemas.

No momento não tenho grana pra comprar tanta coisa, mas a dica é boa. Posso gastar até no máximo R$ 1100 agora, o que me limita a comprar somente a mobo e o CPU.

Pelo custo x benefício, falando em Haswell, compensa um 4570 ou um 4260? 4570 tem menos clock que o 3570  :(

 

 

 

Sobre o Skyrim, eu consigo rodar ele no Ultra com 25-30 FPS. O curioso é que, quando eu rodei ele na GTX650 a primeira vez, com o Vsync desligado, eu tive 70-80 FPS em Riverwood (que tem bastante água, árvores e pessoas, ou seja, consome muito recurso gráfico), só que isso parou de repente. No High, ele fica 30-40 FPS, e no Medium vai até 60 (com Vsync habilitado, não testei no Medium sem Vsync, até porque não tem necessidade de ultrapassar 60 FPS). Com um 3570 (ou um Haswell equivalente), será que eu rodaria o jogo até com mods gráficos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 1.100,00 tem duas opções:

 

Comprar um i5-3570 e colocar nessa H61, vender a GTX 650 e comprar uma mais forte.

 

Comprar um i5-3570K e colocar nessa H61, vender a GTX 650 e comprar uma mais forte. Depois, quando precisar, você compra uma placa-mãe Z77 e um water cooler e faz um over de 4.6Ghz que vai alcançar até a geração do Skylate em stock.

 

Dá para comprar um kit de i5 Haswell e placa-mãe, mas você vai ficar com a mesma placa de vídeo e não vai fazer a menor diferença para o i5-3570. Então eu acho que o ideal seria comprar o i5-3570 ou o i5-3570K e fazer o up de VGA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Beleza, cara, obrigado mesmo pelas sugestões. Acho que vou de 3570K e upgrade de GPU mesmo. Esqueci de citar quando você perguntou da minha rig, mas tô só com 4GB de RAM, então, ao invés de fazer o upgrade da VGA agora, vou investir no CPU e na RAM. Vou ver se compro um módulo de 8GB. 

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se a temperatura não está alta no processador, ou na placa de vídeo, pode ser isso.

 

Se fosse trocar, eu faria isso:

 

i5 3330 - R$ 530

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/47961/

R7 265 - R$ 553

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/66197/

 

Aliás, compraria primeiro a VGA, pois acho que ela está segurando você: http://www.tomshardware.com/reviews/geforce-gtx-650-ti-benchmark-gk106,3318-11.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se a temperatura não está alta no processador, ou na placa de vídeo, pode ser isso.

 

Se fosse trocar, eu faria isso:

 

i5 3330 - R$ 530

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/47961/

R7 265 - R$ 553

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/66197/

 

Aliás, compraria primeiro a VGA, pois acho que ela está segurando você: http://www.tomshardware.com/reviews/geforce-gtx-650-ti-benchmark-gk106,3318-11.html

 

Acha mesmo que é vantagem trocar a VGA agora, mesmo eu tendo um i3 que tá gargalando tudo? HEUA

E quanto à temperatura, tá bem normal. Quando sobe, chega a no máximo 60º, mas o normal é ficar entre 40º e 55º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Thales Alves, é que não acho que seu processador esteja gargalando. Você chegou a olhar o gerenciador de tarefas enquanto joga? Pra ver se ele está perto dos 100% mesmo, ou se há outro(s) processos consumindo ele...

Desculpe a demora. O processador não está gargalando quando o assunto é uso do CPU, todavia ele chegou a 98ºC ontem, e hoje a 89ºC. Ele esquenta muito com os games... comprei o 3570K semana passada, e provavelmente chega amanhã. Vou investir uns 80 em reais em umas ventoinhas de alta rotação e dar um "pá" na ventilação do meu PC, porque dps dessa eu percebi que realmente foi desatenção minha. E das brabas.

 

 

Obrigado a todos vocês pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, deve ser poeira em excesso ou a pasta térmica que secou. Só lembre que isso vai acontecer novamente com o processador novo.<br />

<br />

Sobre as ventoinhas, se apenas o processador está assim, pode ser que não precise das ventoinhas, mas se o dinheiro estiver dando sopa, um cooler para o processador ajudará muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank Acabei de notar que somos da mesma cidade, haha.

 

Não, não é sujeira. Eu limpo periodicamente com ar comprimido e ventilador de alta potência, limpo peça por peça separadamente. E ele só esquenta com os games abertos. Realmente está sendo forçado, e por minha ventilação não ser lá das melhores, piora a situação. Vou ver se pego pasta térmica de prata e dois ventiladores de alta rotação de 12cm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De Suzano também? Bacana. Hoje fui nos correios pegar umas encomendas e um entregador do Boavista tinha uma caixa da terabyte shop, será que era você rs.<br />

<br />

Bem, pasta térmica costuma dar pouca diferença. Se seu gabinete não tem ventoinha nenhuma ou fica em local pouco ventilado deve ajudar uma ou duas ventoinhas sim, mas você teria diferença maior comprando um cooler para CPU, um hyper tx3 por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De Suzano também? Bacana. Hoje fui nos correios pegar umas encomendas e um entregador do Boavista tinha uma caixa da terabyte shop, será que era você rs.

HEUAHEA Sou da Cid. Edson, não acho que o entregador do Boavista seja o mesmo, haha. Além disso, comprei o CPU no Balão da Informática;

Bem, pasta térmica costuma dar pouca diferença. Se seu gabinete não tem ventoinha nenhuma ou fica em local pouco ventilado deve ajudar uma ou duas ventoinhas sim, mas você teria diferença maior comprando um cooler para CPU, um hyper tx3 por exemplo...

Ou todos eles, não? Duas ventoinhas, uma para entrada e outra para saída de ar; e um kit para CPU. Assim, melhoraria em ambos os pontos. Vou orçar o preço disso e ver se posso pegar agora. Posso comprar um dissipador e fazer um watercooler caseiro também.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...