Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador TDA7297 Distorcendo


Posts recomendados

Seguinte galera, estou com um projeto para montar um fliperama, no que diz respeito ao som, comprei uma plaquinha amplificadora que utiliza o CI TDA7297 e comprei um par de alto-falantes automotivo 4" de 4ohms. Porém quando eu ligo os mesmos na plaquinha amplificadora, o som fica distorcido, mesmo em volume baixo, fica muito distorcido. Porém quando eu ligo apenas um alto-falante em qualquer um dos canais o som fica com boa qualidade. O que pode ser?? Estou usando como alimentação a própria fonte do pc. Será que o problema é o CI TDA7297? Por favor me ajudem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já experimentas-te com outro tipo de fonte? 

Já testei sim, continua o mesmo problema.

 

 

Esse amplificador só suporta alto falantes de 8 Ohms por canal.

Pois bem, o cara que me vendeu disse que suporta tanto 4ohms quanto 8, por isso não dei importância na hora de comprar os alto-falantes. Mas e agora, tem alguma coisa que posso fazer para corrigir a diferença da impedância? Ou só trocando os alto-falantes mesmo?

 

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Djonathan_MS

 

No seu caso, o melhor, seria justamente o que os usuários menos gostam que sugerimos...

 

A troca da placa para uma que suporte os seus alto-falantes creio que seja mais viável, se for realmente só a placa que esteja utilizando, ela não é tão cara. Pois creio que o reparo na mesma não seja viável.

 

Lembrando de verificar também a potência dos auto-falantes, o que costuam solicitar para ligar a placa, pois caso contrário, mesmo tendo a placa para os falantes corretos, ainda podem apresentar oscilações / ruídos no sinal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz o que o Bcpetronzio recomendou: liguei os falantes em série para obter 8ohms, liguei apenas em um canal, claro. E o som melhorou, as distorções de antes deu uma limpada, qualidade suficiente do que preciso. Porém, o ideal para mim era ter um som estéreo. Tem como eu colocar um resistor de 4 ohms na entrada de cada alto-falante para obter 8 ohms? Se sim, como seria essa associação (em quais "pernas" eu deveria soldar o resistor?) Ou só substituindo por alto-falantes de 8 ohms?

 

Sei que o ideal seria a compra de um amplificador melhor, mas, gostaria de tentar solucionar esse problema antes.

 

Agradeço a todos que me ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

fiz o que o Bcpetronzio recomendou: liguei os falantes em série para obter 8ohms, liguei apenas em um canal, claro. E o som melhorou, as distorções de antes deu uma limpada, qualidade suficiente do que preciso. Porém, o ideal para mim era ter um som estéreo. Tem como eu colocar um resistor de 4 ohms na entrada de cada alto-falante para obter 8 ohms? Se sim, como seria essa associação (em quais "pernas" eu deveria soldar o resistor?) Ou só substituindo por alto-falantes de 8 ohms?

 

Sei que o ideal seria a compra de um amplificador melhor, mas, gostaria de tentar solucionar esse problema antes.

 

Agradeço a todos que me ajudaram.

O problema de colocar um resistor em série com o falante é que você vai perder potência, mas para testes você pode colocar um resistor de 3,9 Ohms (valor comercial), em qualquer um dos pintos do falante.

Se mesmo assim distorcer, você pode estar com problemas no CI.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de colocar um resistor em série com o falante é que você vai perder potência, mas para testes você pode colocar um resistor de 3,9 Ohms (valor comercial), em qualquer um dos pintos do falante.

Se mesmo assim distorcer, você pode estar com problemas no CI.

vou fazer esse teste, se não ficar bom comprarei falantes de 8 ohms, ou usar os dois falantes que tenho em série, mesmo sendo mono já quebra um galho. Mais uma vez agradeço sua ajuda, por mim pode fechar o tópico. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mesma potência que passa nas colunas de 4ohms será a mesma nas resistências de 4ohm. Logo será cerca 7,5W para o autofalantes e uns 7,5W para a resistencia.

Mas como não sei se é difícil arranjar resistências que aguentem esse valor de dissipação, uma dica (que não sei se iria funcionar 100%, já testei isso em outras aplicações) é meter resistencias de 5W com um dissipador de alumínio ou ventoinha encostado nelas.

Mas isso é mandar potencia para a 'rua'... Um sugestão é arranjar outras 2 colunas de 4ohms e assim metes 4 colunas, cada par a fazer 8 ohms! lol

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Como o colega acima disse, a potência tinha que ser um pouco mais de 5W, mas isso seria para o amplificador trabalhar a 100% de potência...

Se não for o caso, pode deixar o resistor de 5W e faça testes de volume para ver até onde o resistor suporta...

 

PS: Caso ele aquecer muito, coloque um de 10W.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei-me de uma coisa. Não me leves a mal @Djonathan_MS mas chegas-te a meter algum dissipados no CI ou ele já vinha?

 

 

com certeza :D coloquei um dissipador bem grande e bem fixado. Era para eu ter comprado os resistores esse fim de semana, mas por causa da correria não tive tempo, vou ver se consigo essa semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...