Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que aconteceria se eu ligasse um fio da base ao emissor de um transistor?


ledgreen

Posts recomendados

@ledgreen,

A melhor resposta para a sua pergunta depende um pouco do circuito em que esse transistor esteja sendo utilizado.

Por exemplo, se existir um resistor entre o coletor e a tensão de alimentação, quando colocamos em curto a base com o emissor faria com que o transistor entrasse em corte, e nesse caso a Vce seria igual à tensão de alimentação. Se essa tensão for de 12 Volts, em regime normal de trabalho esse seu transistor estaria trabalhando na região ativa com Vce = 4 Volts como voce mesmo disse, mas quando ele entrar em corte com Vbe=0 vai obrigar a Vce= 12 Volts !

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz,

De onde voce tirou a afirmação que no desenho o transistor não está cortado e que Vce= 0 ??????? Sem saber os valores dos componentes, Vce pode assumir qualquer valor entre a tensão de saturação ( depende do transistor e da corrente ) e os 12 Volts .....

Por exemplo, se fosse um transistor Bc547 e Rb= 10 Mohm e Rc = 100 Ohm, Vce = 12 Volts e o transistor estará cortado !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tudo a ver amigo @aphawk! neste caso estaríamos quase invadindo o campo do comportamento linear do transistor o que distancia da proposta de "fio entre base e emissor" que é a dúvida original do criador do tópico. Não sei se é agora mas em determinado momento o autor do tópico pode até descobrir que pode fazer VCE=VCC/2 bastando ajustar os resistores baseando-se no ganho do transistor.

Particularmente prefiro trabalhar com binários por isso a confusão. .

Seu acréscimo teve seu valor! Agradecemos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara Isadora.. É que o demandante ofereceu as condições de contorno, logo ao início, no enunciado do problema a resolver. Citou isso dai:

"Considerando um transistor bipolar operando com VCE=4V e IC= 20mA"

 

A partir dai nada mais é desconhecido nem sujeito a elucubração nenhuma. Todos os parâmetros e variáveis necessários para a resposta estavam expostos..

Com um fio a unir Base e Emissor VCE vai para a totalidade do VCC sem a menor dúvida.. Tira o transistor da zona ativa, linear e o faz entrar em corte.. Ele não estava fora da região ativa, linear e muito menos saturado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz,

 

Não me leve a mal e nem se sinta "tolhida",  é que como o autor da pergunta é iniciante, ele podia interpretar errado a sua resposta e aplicar em situações pareçidas com resultados errados.

 

Mas a sua análise do que ocorreria estava certa, apenas que como é um circuito genérico e não sabemos nada sobre componentes, a resposta tem de ser mais ampla heheh !

 

Como o mestre Faller observou, existiam algumas condições que deixavam claro que o transistor bipolar não estava cortado ( existia ic=20mA ) e que estava na região ativa ( Vce = 4 Volts ), portanto é de se supor que a tensão de alimentação do circuito é superior a 4 Volts, ok ?

 

Mas continue postando sim, precisamos muito de  pessoas com boa vontade e que queiram contribuir para o conhecimento de todos aqui no Fórum ! Nem sempre conseguimos expor coretamente o que pensamos, mas é para isto que existem vários colegas aqui no Fórum, para nos corrigir e assim passar o conhecimento correto !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...