Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudar setup de UEFI para BIOS (para fazer dual boot)


Zeck Araújo

Posts recomendados

Boa tarde, amigos.

Estou com um problema que tem me dado dor de cabeça há dois dias...

 

Há cerca de duas semanas comprei um pc novo e, após montar tudo, comecei a instalação do SO.

A princípio tentei instalar o Windows 7. Porém, após carregar a tela inicial, era retornada uma mensagem avisando que faltava um driver do meu leitor de DVD.
Inseri o disco que veio junto com a gravadora, mas não funcionou.

 

Como estava com pressa, resolvi testar um boot com um CD do Windows 8 e, pra minha surpresa, tudo funcionou e foi instalado magicamente.

Anteontem, quando tentei sair do lado negro da força e instalar o Linux, começou o verdadeiro problema.

Mesmo setando a prioridade do boot, não consigo carregar o SO. Fica apenas tela preta com o cursor intermitente.

 

Procurei na net e descobri os problemas que os usuários Linux têm enfrentado com o UEFI, novo padrão que pretende "substituir" o BIOS.

Vamos às alternativas que já tentei:

1 - Vi muita gente falando que, para conseguir bootar o Linux, é preciso desativar o Secure Boot no UEFI.

 

      - Sim, a opção está lá no UEFI, mas aparece bloqueada para mudança.

2 - Vi outros textos falando que é preciso reiniciar o windows no modo avançado.

 

      - Porém a opção de desabilitar o UEFI não aparece no SO.

 

3 - Por fim, encontrei algumas pessoas falando que é possível mudar do modo UEFI para o modo Legacy (antigo BIOS) e fazer a desabilitação do Secure Boot por lá.

 

     - Mas já entrei em todas as telas possíveis do UEFI e não encontro a opção de mudar para BIOS.

 

Alguém tem noção de como eu posso resolver isso? Se já passou por algo parecido, como resolveu?

A placa em questão é uma Asus Z97m/BR PLUS.
 

 

Desde já, obrigado.


PS.: Desculpem o post longo. Mas precisava contextualizar =P
PPS.: Ja tentei bootar o Win7 novamente, mas aparece a mesma mensagem pedindo para instalar o driver do leitor de DVD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse foi um dos artigos que tentei seguir, PPK2.

A questão é que não sei como posso fazer para entrar no modo BIOS.

Não encontro essa opção no UEFI.

Já tentei acessar usando todas teclas de função F1, F2... e DEL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu Ultrabook Lg que tinha o Windows 8.1  instalei o Xubuntu sem Problemas  ( a distro trabalha perfeitamente com o módulo UEFI)

 

Torrent -> http://torrent.ubuntu.com/xubuntu/releases/utopic/release/desktop/xubuntu-14.10-desktop-amd64.iso.torrent

 

Link Direto -> http://hex1a4.net/xubuntu/mirror/releases/14.10/release/xubuntu-14.10-desktop-amd64.iso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu Ultrabook Lg que tinha o Windows 8.1  instalei o Xubuntu sem Problemas  ( a distro trabalha perfeitamente com o módulo UEFI)

 

Torrent -> http://torrent.ubuntu.com/xubuntu/releases/utopic/release/desktop/xubuntu-14.10-desktop-amd64.iso.torrent

 

Link Direto -> http://hex1a4.net/xubuntu/mirror/releases/14.10/release/xubuntu-14.10-desktop-amd64.iso

@

Nunca usei o Xubuntu, mas sei que é uma distro bem leve, otimizada para portáteis.

O próprio Ubuntu também já tem certificação UEFI. Mas nem ele eu consigo bootar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas


Se tem o windows 8 já instalado tente o seguinte.


Em sistemas com o Windows 8 pré-instalado, você pode acessar as telas de configuração UEFI (BIOS) a partir do menu de inicialização do Windows 8:


  1. Pressione a tecla do Windows (icon_Windows8_key.pngC para abrir sua barra Charms..
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique em Alterar configurações do PC.
  4. Em Configurações do PC, selecione Geral.
  5. Sob Inicialização avançada, clique em Reiniciar agora. O sistema vai reiniciar e mostrará o menu de inicialização do Windows 8.
  6. No menu de inicialização, selecione Solução de Problemas.
  7. No menu Solução de Problemas, selecione Opções avançadas.
  8. No menu Opções avançadas, selecione Configurações de Firmware UEFI.
  9. Clique em Reiniciar para reiniciar o sistema e entrar na UEFI (BIOS).

O menu de inicialização do Windows 8 também será exibido automaticamente após o Windos 8 falhar em iniciar com sucesso três vezes.


Se você atualizou o seu sistema para o Windows 8, a opção Configurações de Firmware UEFI pode não estar disponível. Se este for o caso, proceda como segue: Ligue o sistema. Assim que o primeiro logo aparecer, imediatamente pressione a tecla F2, ou a tecla DEL se você tiver um desktop, para entrar na BIOS.


Se não der resultado tente ver qual a tecla de acesso à bios assim que liga a máquina  e antes da iniciação do windows


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!