Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de fonte


Arkhanor

Posts recomendados

Pessoal, bom dia. Baseado no meu post aqui (me PC desliga aleatoriamente sem aviso algum e já verifiquei de tudo, inclusive temperaturas. Passou uns dias sem desligar e de dois dias pra cá voltou a desligar), resolvi trocar minha fonte.

Uso do PC:

- Jogos e desenvolvimento de software, edição de imagens e modelagem 3D.
- Meu limite de grana para o investimento é R$ 1500.
- Penso no futuro (bem no futuro mesmo) comprar outra placa de vídeo (por exemplo, uma Geforce GTX 980 SC e vender a minha GTX 780) e fazer SLI (Bem depois disso com outra GTX 980 SC).
- Atualmente tenho o PC da assinatura.

Agradeço desde já pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a bios a por um momento eu achei que ele não ia mais desligar. Mas desligou. Tentei testar cada pente de memória separado também mas o pc continou a desligar. Acho que terei que comprar uma fonte nova mesmo. Qual seria uma boa fonte capaz de aguentar um SLI?

Testou o lance do Anti-Surge? Não tem outra fonte pra testar?

 

Vai ser bem decepcionante trocar de fonte e o problema persistir..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é verdade. Não tive como testar o lance do anti surge porque o pc desligava direto. Só deu tempo de atualizar a bios. Tentarei hoje desativar essa opção pra ver se resolve. Eu ainda acho que seja a fonte por alguns motivos:

- Por volta de agosto do ano passado, deu uma queda de energia muito bizarra na região onde moro e não tive tempo de desligar o no-break (que já tava sem bateria). A energia voltou e caiu umas 2 vezes rapidamente e nisso minha placa de vídeo queimou. Algumas horas depois montei minha placa de vídeo velha e acho que o pc voltou a funcionar por uns dias, até que esse problema de desligar aleatoriamente apareceu. Como o pc já era meio velho e eu queria fazer um upgrade, acabei juntando grana e montando um pc novo (o atual) uns meses depois e usei a mesma fonte que usava no pc antigo (essa que suspeito que esteja com problema). Pouco depois de um ano usnado ela, o mesmo problema acontece com meu pc atual e não teve mais queda de energia bizarra como a outra e não uso mais no-break, só filtro de linha.

 

- Testei cada pente de memória separadamente em cada slot e não funcionou.

- Atualizei a bios e nada.

 

- Não encontrei capacitor inchado na placa mãe.
 

Tentarei observar direito novamente as temperaturas e tentarei desabilitar o anti surge da minha placa pra ver se resolve.
Agradeço muito pelas dicas. Valeu, galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Por volta de agosto do ano passado, deu uma queda de energia muito bizarra na região onde moro e não tive tempo de desligar o no-break (que já tava sem bateria). A energia voltou e caiu umas 2 vezes rapidamente e nisso minha placa de vídeo queimou. 

No-break? Que No-Break você tem aí?

 

Pela potência da fonte e dependendo do modelo do No-Break, um de 1700VA seria o mínimo necessário..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

otimo !! eu no teu caso testaria outra fonte ai so pra ter a certeza a ela é a causadora do problema ^^ bom essa tua fonte é otima , imagina so a c4gada tua de tu comprar outra fonte e n resolver o problema? kk isole o problema va testando componente por componente agora a asus ta dando umas c4gadas legais com esse tal de anti-surge muito tenso , boa sorte ai abrass<br />

ps: uma boa fonte de 500w ja serve pra tu testar ai

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa! Eu tenho um Corsair modular de 550W mais velha e vou tentar testar ela, se o tamanho dos cabos deixarem. De fato eu to com medo disso (comprar algo e não resolver). Irei tentar desabilitar o anti surge pra ver se resolve o problema. Se continuar, trocarei a fonte. Valeu mesmo, galera! Atualizarei aqui quando tiver algum resultado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hoje o PC voltou a desligar enquanto eu tava jogando, mas diferente das outras vezes, não precisei esperar pra ligar de novo. Resolvi trocar a pasta térmica do processador e a temperatura diminuiu muito. Não sei se minha fonte antiga realmente está boa ou aguenta meu PC. Não sei mais o que possa ser o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei a pasta térmica do processador hoje e temperatura dele agora no idle fica entre 56º e quando estou jogando fica por volta de 75º. 
Eu usava minha GPU no segundo slot e percebi que assim ativada o chip PLX na placa-mãe. A temperatura dele ia pra mais de 60º em idle e quando eu jogava, provavelmente aumentava muito mais. Agora resolvi colocar no slot correto (o primeiro) para que ele não seja ativado, reduzindo assim a sua temperatura para níveis mais baixos. Li que se a temperatura do chip ultrapassar coisa de 105º graus, ele pode causar o desligamento do PC. Obrigado por responder!

Aqui está um print com as temperaturas e voltagens

 

r7vQJs1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o stock sim, bem porcaria, pra variar. Tem sim, mas não estão ligadas à placa-mãe, por isso não aparecem aí. Meu gabinete é o Coolermaster HAF-932 Advanced. É grande e relativamente bem ventilado. Pretendo comprar um cooler "de verdade" pro processador mas não tenho ideia, até porque minhas memórias podem atrapalhar, dependendo do tamanho dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ser bom.. Junto com uma pasta de qualidade..

 

 

Um Hyper T4 da Cooler Master é bom e não muito caro.. Não sei se esse programa da ASUS é bom, mas não seria melhor manter em "Auto"? Usar a CPU só quando necessitar? Na BIOS da ASUS também tem isso..

 

Mantenho na opção equilibrada.. primeira coisa a fazer aí e tentar diminuir as temperaturas aí..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mesmo pela ajuda! Coloquei no modo automático e reduzi a velocidade do cooler para o padrão. Eu tinha colocado em Full Speed. Vou dar uma olhada nesse cooler!

EDIT: Acho que vou levar o Hyper 212X da Cooler Master. A diferença é pouca no preço.

EDIT 2: A pasta térmica que usei foi a Shin Etsu X23-7783d e notei que a temperatura caiu uns 15º.

6ohmOyM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...