Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formulário de contato em HTML


Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Amigos, estou criando um site. Fiz ele quase todo, porém to com uma dificuldade enorme pra configurar o formulário de contato para encaminhar a mensagem diretamente pro email. O formulário em si já foi criado, com HTML e CSS.

Gostaria de saber se alguem que entende mais que eu, saiba me ajudar a configurar esta opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@rsm_rlb, será preciso entender um pouco de PHP.

 

Existe uma classe para envio de e-mails chamada de phpmailer. é a melhor  para o proprósito.. onde permite fazer autenticações pelo gmail, hotmail ou pelo seu próprio autenticador do seu host.

Veja este tópico, na qual ajudo um usuário a usar a classe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rsm_rlb, será preciso entender um pouco de PHP.

 

Existe uma classe para envio de e-mails chamada de phpmailer. é a melhor  para o proprósito.. onde permite fazer autenticações pelo gmail, hotmail ou pelo seu próprio autenticador do seu host.

Veja este tópico, na qual ajudo um usuário a usar a classe.

 

EDIT:

 

Acho que to conseguindo fazer alguma coisa. Como faço para conseguir verificar se tá funcionando? Só hospedando em algum canto? Recomenda alguma hospedagem?

 

Obs.: To usando o Dreamweaver CS6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Você pode testar localmente usando o easyphp, podes autenticar usando o Gmail da seguinte forma:

$mail->SMTPAuth   = true;                  // enable SMTP authentication$mail->SMTPSecure = "tls";                 // sets the prefix to the servier$mail->Host       = "smtp.gmail.com";      // sets GMAIL as the SMTP server$mail->Port       = 587;                   // set the SMTP port for the GMAIL server$mail->Username   = "[email protected]";  // GMAIL username$mail->Password   = "suasenhadogmail";     // GMAIL password

Então o código completo ficaria assim:

<?php//chama a classerequire_once "phpmailer/class.phpmailer.php";//recebe os dados do formulário$nome = $_POST["nome"];$email = $_POST["email"];$body = "           <h1>Envio com phpmailer </h1>           <p>Olá, meu nome é: $nome </p>           <p>Foi a melhor coisa que já inventaram</p>                    ";//instancia o objeto da classe$mail = new PHPMailer ();//seu email ( remetente)$mail -> From = "[email protected]";//seu nome (remetente)$mail -> FromName = "Nome que envia";//destinatário$mail -> AddAddress ($email);//título do e-mail$mail -> Subject = "Email usando SMTP do Google";//conteúdo do e-mail.$mail -> Body = $body;//permite enviar e-mail como html$mail -> IsHTML (true);$mail -> IsSMTP();//habilita a autenticação SMTP$mail->SMTPAuth = true; // seta o prefixo do servidor$mail->SMTPSecure = "tls"; //seta o servidor SMTP$mail->Host = "smtp.gmail.com"; //seta a porta do servidor GMAIL$mail->Port = 587; //usa o seu email como login$mail->Username = "[email protected]";//usa sua senha do gmail$mail->Password = "yourpassword"; //verifica o envio.  Se não enviar, mostra erro(bloco do if), se enviar mostra mensagem de enviado(bloco do else)if(!$mail->Send()) :    echo "Erro:".$mail->ErrorInfo;else :     echo "Email enviado!";endif;
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Você pode testar localmente usando o easyphp, podes autenticar usando o Gmail da seguinte forma:

 

 

Cara, acho que vou desistir de fazer este site. Não to dando conta de fazer este formulário. Tá quase tudo pronto, mas isso tá me dando uma dor de cabeça enorme. Não entendo nada de linguagem de servidor  :(

 

Nem configurar o easyPHP ou o Wamp estou dando conta  :(

 

A parte HTML + CSS já tá praticamente pronta. Só falta isso pra terminar. Mas acho que o jeito é desistir  :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O easyPHP nem precisa configurar.  Baixa ele.. instala e roda ele.

Bem.. recomendo você dar uma estudada.. mas nunca desista.

 

Até rodar foi tranquilo. O problema veio depois que eu simplesmente me perdi. E apesar de todos os tutoriais que to verificando, assistindo e pesquisando, tá tenso entender alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que estudar.

No google tem muito material ensinando.

 

Achei um tutorial um pouco mais esclarecedor. Vou fazer uma ultima tentativa. Tem como dar uma olhada no código e ver se tem algum erro?

 

 

 
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"><html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" /><title>Documento sem título</title></head><body><form action="envio.php" method="post"><table width="400" border="0" align="center">  <tr>    <td colspan="2" align="center"><h2><strong>Formulário de Contato</strong></h2></td>    </tr>  <tr>    <td width="83" align="right"><strong>Nome:</strong></td>    <td width="307"><label for="nome"></label>      <input name="nome" type="text" id="nome" size="40" maxlength="150" /></td>  </tr>  <tr>    <td align="right"><strong>Email:</strong></td>    <td><label for="email"></label>      <input name="email" type="text" id="email" size="40" maxlength="150" /></td>  </tr>  <tr>    <td align="right"><strong>Telefone: </strong></td>    <td><label for="telefone"></label>      <input name="telefone" type="text" id="telefone" size="40" maxlength="50" /></td>  </tr>  <tr>    <td align="right"><strong>Mensagem:</strong></td>    <td><label for="msg"></label>      <textarea name="msg" id="msg" cols="50"></textarea></td>  </tr>  <tr>    <td> </td>    <td><input type="submit" name="button" id="button" value="Enviar" />      <input type="reset" name="button2" id="button2" value="Limpar" /></td>  </tr></table></form></body></html>

<?phpif(!empty($_POST)){$cab= "Form: ".$_POST['nome']. "<".$_POST['email'].">\n";$mensagem = "Contato via site - kepinturas.qlix.com.br - KE\n";$mensagem.= "Nome: ".$_POST['nome']."\n";$mensagem.= "Email: ".$_POST['email']."\n";$mensagem.= "Telefone: ".$_POST['telefone']."\n";$mensagem.= "Mensagem: ".$_POST['msg']."\n";if(mail("[email protected]<script type="text/javascript"> /* {C}*/ </script>", "Formulario de contato - kepinturas.qlix.com.br - KE", $mensagem, $cab)){echo "<script type=\"text/javascript\">alert(\"Sua mensagem foi enviada com sucesso.\"); history.go(-1); </script>\n";}else{echo "<script type=\"text/javascript\">alert(\"Ocorreu um erro a enviar a sua mensagem.\"); history.go(-1); </script>\n";}}else{header("Location:formulário.php");}?>

 

Edit: Acho que consegui configurar o wamp. O botão "limpar" tá funcionando. Mas o "enviar" tá dando erro 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

(1)A princípio não vi erro.. mas diria que poderia melhorar o código..(2)Localmente a função mail() do php não funciona.. teria que testar online

(3)Por isso sugeri o uso da classe phpmailer. Que permite você autenticar o envio pelo Gmail.  Veja o post #6 onde contém o modelo do código... você precisa apenas implementar e adaptar para seu formulário.

ps: Tens que baixar a classe phpmailer  e colocar dentro do seu projeto. por exemplo crie uma pasta chamada phpmailer   e coloca ali daí você chama o arquivo assim: 

require_once "phpmailer/class.phpmailer.php";

Outra, recomendo estritamente usar o easyphp ao invés do wamp...  Nesse caso tens que desinstalar tudo relacionado ao wampserver e instalar o easyphp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(1)A princípio não vi erro.. mas diria que poderia melhorar o código..(2)Localmente a função mail() do php não funciona.. teria que testar online

(3)Por isso sugeri o uso da classe phpmailer. Que permite você autenticar o envio pelo Gmail.  Veja o post #6 onde contém o modelo do código... você precisa apenas implementar e adaptar para seu formulário.

ps: Tens que baixar a classe phpmailer  e colocar dentro do seu projeto. por exemplo crie uma pasta chamada phpmailer   e coloca ali daí você chama o arquivo assim: 

require_once "phpmailer/class.phpmailer.php";

Outra, recomendo estritamente usar o easyphp ao invés do wamp...  Nesse caso tens que desinstalar tudo relacionado ao wampserver e instalar o easyphp.

 

 

O erro que tá dando, é esse da imagem no spoiler:

 

l7UkH7n.png

 

 

Qual a diferença do wamp pro easy PHP ?

 

EDIT: Esse "require_once", tenho que chamar no formulário ou no PHP? E aonde entrou com esse código que me passou pra autenticar? 

 

Desculpe por ser iniciante =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá, não tem problema ser iniciante. 

Mas tu realmente leu os links que postei?

" Veja o post #6

 

e depois postei o link de download no phpmailer.

O post 6 mostra o script php que recebe os dados do formulário.

o require once, você coloca no script php que recebe os dados.. da forma como está no modelo.

 

Sobre o erro da imagem. foi a minha primeira resposta,  a função mail() do php não funciona em localhost, foi por isso que sugeri o uso do phpmailer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, não tem problema ser iniciante. 

Mas tu realmente leu os links que postei?

" Veja o post #6

 

e depois postei o link de download no phpmailer.

O post 6 mostra o script php que recebe os dados do formulário.

o require once, você coloca no script php que recebe os dados.. da forma como está no modelo.

 

Sobre o erro da imagem. foi a minha primeira resposta,  a função mail() do php não funciona em localhost, foi por isso que sugeri o uso do phpmailer.

 

Sim cara, eu li o que você postou. Mas não entendi como faço para mesclar ele no meu código. Ou esse código substitui esse que eu fiz? Isso que quero entender. 

Heim brow, deixa quieto. Descobri como faz e deu certo aqui. Muito obrigado! Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

 

 

Cara, deixa eu aproveitar este tópico para te fazer uma pergunta. No formulário eu uso o comando

<input type="submit" name="button" id="button" value="Enviar" /><input type="reset" name="button2" id="button2" value="Limpar" />

para criar os botões. Só que achei o layout destes botões muito feios e não to com muita paciencia pra ficar testando css neles.

 

Posso criar os botões no photoshop e configurar de forma a usar a imagem .PNG ou .JPG no lugar dos botões pré-definidos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...