Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar "tralha" no Ubuntu?


Anthmann

Posts recomendados

Olá a todos.

 

Tenho mesmo que pedir ajuda. infelizmente, nos anos 80 do século passado, em vez de começar a aprender Unix, comecei por aprender a porcaria pegada que é o DOS. Agora arrependo-me amargamente. Acho que vou é tirar o curso online abaixo:


 

Voltando ao problema. Já tive instalado, no meu computador, a par do Win 7 Ultimate 32 bits, o Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander). Pretendo reinstalá-lo de novo, ou a um dos dois que o amigo e colega @ referiu (mais abaixo).

Não sei como instalar, no Firefox do Ubuntu, o addon/plugin "Down Them All". Ah, e o utorrent também. E um AV (apesar de saber que no linux é qusase quase desnecessário, prefiro ter um instalado, sinto-me mais protegido e seguro). E etc., etc., etc., ...

Sempre que "googleei" em busca de uma forma de instalar os 2 acima (addon e utorrent) , vi que precisaria de instalar, antes, libs?, agora nem recordo. E, a certa altura, pareceu-me que teria que usar a linha de comandos do terminal. Ora "encravei" aqui... :(

 

Haverá alguma forma de fazer isso - instalar "tralha" no Ubuntu - sem necessitar da "bendita" linha de comandos? E, se for necessário, por favor indiquem-me os comandos a inserir, pois sou um "Absolute Beginner" em tudo o que seja Linux (pelo menos no "bendito" terminal) ... :blush:

 

O amigo e colega @ já me tentou ajudar. Informou-me que:

1-) seria só instalar, no firefox, o complemento torrent tornado.

2-) usar o synaptic - gerenciador de pacotes.

3-) E que seria preferível instalar o Linux Mint ou o Xubuntu.  

 

Só pude responder-lhe que o acima, para mim, era chinês, pior, marciano... :blush::D E nem tentei pedir-lhe mais ajudas, pois isto tudo foi pelo "Mural de Recados". Daí este tópico em busca de ajudas e dicas.

 

Muito obrigado de antemão por todas e quaisquer ajudas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digamos que instale o linux mint cinnamon 64 bits....

 

após concluir a instalação acione o synaptic ( gereciandor de pacotes)  indo em Menu -> Administração->gerenciador de pacotes synaptic.....

 

pesquise e instale o qbittorrent...( melhor aplicativo torrent para linux)

 

no firefox você adiciona complementos da mesma forma que é feito no windows.

 

você instala aplicativos em 99,9% dos casos usando o synaptic.  - Mas se for preciso fazer download na Internet de algum pacote, no caso do ubuntu  e derivados pesquise por arquivos .deb  ( ai é só salvar e instalar dando duplo clique no arquivo) iguarzinho no Rwindow$...

 

 

No linux é assim - ou você perde tempo com linhas de comando.... e toda tralha tentando instalar aquele programinha..... ou você vai no gerenciador de pacotes instala um já padronizado para linux que faz a mesma função sem stress.

 

exemplo - perdendo tempo para instalar o utorrent:

 

http://cafecompinguim.wordpress.com/tutoriais/instalacao-de-programas/utorrent-no-linux/

 

ou aciona o synaptic e manda logo instalar o Qbittorrent.

Impressora mais fáceis de instalar no linux -> HP ou Epson....

 

O ideal é você instalar logo o linux e ir desvendando o mistério  - muita coisa irá descobrir com a ajuda do cacique google.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Anthmann, pense assim.. nem mesmo o windows instala sem tralha...

 

a grande diferença é que no mundo linux, muitas "tralhas" o programa te informa que não serão mais necessários, daí tu desinstala. No windows, você baixa o driver para windows 7 ou windows 8, ou windows NT, OU OU OU....

 

no linux, alguns, tu baixa o fonte, e o compilador (a tal tralhas) ou um pacote précompilado, que geralmente o ubuntu (debian) e o fedora usam. Em algum momento, a tralha será usada para compilar.

 

Não raro, salvo pelo synaptic, você lê na linha de comando

"libbost" e "lib2-boost" não são mais necessários... significa que o instalador deu-te a oportunidade de desinstalar. Inclusive alguns scripts inclusos no biglinux tentam isso pra você.

 

Outra coisa. Todas "tralhas" são instaladas no sistema, geralmente no cache do pacote.

 

arch linux:

/var/cache/pacman.d/pkg

 

ubuntu, se não me falha é por ali também...

 

então.. tu podes ainda limpar esse cache.. se livrando do espaço disso, e, também, procurar com um comando específico, qual pacote usa essa "tralha". Ou tentar deletar, e observar o que o gerenciador de pacotes vai te dizer... tipo "para satisfazer as dependências, X, Y e Z, serão deletados"

 

Só... reitero... cuidado com o "tralha".

 

O driver nvidia pra windows instala a tralha do DirectX... não precisaria, porque tu quer o driver.. mas o driver funciona sem direct-x? é tralha... e bota tralha 90 megas... mas é tralha... mas sem ele o windows (por enquanto) não se comunica com o driver ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a ambos! :-)

 

Antes do mais, perdoem por ter demorado a reponder, mas nos últimos 2 ou 3 dias não estava a conseguir postar, editar ,etc.

 

Muito obrigado por todos os conselhos e dicas. Vou copiar e colar tudo num ficheiro de texto ou semelhante (.doc., rtf, ...), e tentar digerir e perceber tudo minimamente. Depois - se der ainda este ano -, ou (re)instalar o Ubuntu, ou tentar instalar o Mint (1) ou o Xubuntu (1), e ver se consigo aplicar o que ambos me ensinaram.

 

(1) mal possa, ponho os ISOs desses 2 distros pra "abrir" via pen - e pra instalar no disco duro - na minha pen bootável. 

 

Muito obrigado de novo a ambos, e abraços.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

criar pendrive bootável no Windows !!  

 

Conecte o Pendrive em uma porta usb e utilize o aplicativo abaixo

 

http://www.pendrivelinux.com/downloads/Universal-USB-Installer/Universal-USB-Installer-1.9.5.8.exe

 

criar pendrive bootável no Linux !!

 

Vamos considerar Ubuntu e derivados.....

 

acesse o konsole(terminal) e execute:

 

sudo fdisk -l  ( informe a senha do root) "enter"

 

verifique qual é o pendrive ( basta verificar pelo tamanho informado) 

 

supondo que o pendrive esteja montado/alocado em /dev/sdb, faça:

 

sudo dd if=imagem.iso of=/dev/sdb bs=4M;sync  

 

* substitue-se imagem.iso pelo devido nome do arquivo que foi devidamente baixado da net....

 

exemplo: dd if=openSUSE-.13.2-DVD-x86_64.iso of=/dev/sdb bs=4M;sync  "enter"   - aguarde..... Pronto!! 

 

-- Considerando que estamos dentro do diretório ou pasta que contém o arquivo .iso..........  :Baaa:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo e colega @, muito obrigado pelas dicas e infos para criar uma pen bootável. Há já uns anitos (2 ou 3) que crio pens bootáveis (em geral de 16 gigas) com o Yumi.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1083484-portable-freeware/

Aliás, agora decidi criar uma de 32 gigas, por isso vou pôr TUDO e mais alguma coisa. Quando a tiver completa, postarei o que pus lá, a priori neste tópico.

<br>

<br>

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1083484-portable-freeware

<br>

Ainda não pus o yumi Mint nem o Xubuntu porque as minhas "nets" - a minha, e uma de uma familiar minha (*) andam ambas a carvão molhado (com água, tomara eu que fosse álcool ou gasolina! :D) E ainda não os baixei pra instalar na pen.

<br>

<br>

<br>

Mal tenha net de jeito de novo, baixarei ambos esses distros (Mint e Xubuntu) e também os porém na pen. A propósito, há mais algum (além do ubuntu) que me aconselhem a pôr na pen bootável?

(*) Essa tem limite de tráfego, e quando é atingido, PIMBA!, também anda a "carvão molhado"... :(

<br>

<br>

Muito obrigado de novo a ambos por tudo, e abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

manjaro.... é um, digamos, fork do arch linux, mas com interface gráfica para instalar

 

Caro @ilkyest, muito obrigado! :)

Felizmente, a minha net já está melhorzinha, pelo que já posso começar a baixar alguns distros Linux. Iniciei o do xubuntu: Vivid.

E esta pergunta é pra ambos, ou pra alguém mais que me queira elucidar. Será esta - Vivid - a melhor versão do Xubuntu? E, já agora, qual é a versão preferível do Mint (e do Manjaro - este, desconhecia-o totalmente)? Ou o Manjaro já é a versão?

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linux Mint é um e Manjaro é outro

 

desconheço esse Vivid.....

 

O Xubuntu é o Ubuntu mas utlizando como padrão a Interface Xfce.

 

As versões atuais são: 

 

14.04.1 Trusty Tahr (LTS - Long Term Support  )

 

14.10 Utopic Unicorn ( Regular release )

 

http://xubuntu.org/

 

Instala logo esse Linux....... :music::ahh:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @ilkyest, muito obrigado! :)

Felizmente, a minha net já está melhorzinha, pelo que já posso começar a baixar alguns distros Linux. Iniciei o do xubuntu: Vivid.

E esta pergunta é pra ambos, ou pra alguém mais que me queira elucidar. Será esta - Vivid - a melhor versão do Xubuntu? E, já agora, qual é a versão preferível do Mint (e do Manjaro - este, desconhecia-o totalmente)? Ou o Manjaro já é a versão?

 

Abraços.

Pelo que eu sei manjaro não possui versão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Cheguei aqui por conta do "tralha" hehe. Bem, usei durante muito tempo Windows. Aliás ainda uso. Uso por conta de um programa chamado CMS esse programa controla dvr (gravador de câmeras de segurança) andei pesquisando e encontrei um programa da intelbras chama sim. O problema é que esse programa nao funciona com os dvr que preciso. <br />

Uso Ubuntu 14 alguma coisa. Portanto instalei o wine e para teste instalei alguns programas Windows dentro do meu ubuntu. A questão é seguinte: esse programa não abre, me aparece um erro relacionado a um arquivo vom extensão ocx. Dei uma procurada e instalei tb o PlayonLinux para tentat rodar o tal programa Cms. Sem sucesso. Agora pergunto a vocês. Como devo proceder para rodar a "tralha" cms?<br />

Gostaria de dizer também que essa é minha primeira vez aqui e que não sei se estou postando no lugar certo. Caso esteja errado peço desculpas e auxilio para postar no lugar correto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Espirita, estive dando uma olhada na documentação do zoneminder, parece ser um aplicação poderosa. Preciso estudar um pouco sobre apache e outras coisas que a documentação do zoneminder pede.

 

Vou tentar por pra funcionar, assim que tiver alguma novidade posto aqui, não sei quando porque o tempo está cada vez mais escasso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Anthmann,meu caro ó pá!! O linux Mint 17.1 é o mais atual (do Mint) e tem a vantagem de vir com todos os codecs,Java,Wine,máquina virtual,etc, instalados.

Muito me irei por conta de procurar essas coisa sem nem mesmo saber que precisava delas!

E o mais indicado pelo próprio Linux Mint é: Mint com a interface MATE,pois parece mais familiar aos usuários do Windows.Baixe também o Manual do Mint na página Oficial.É só Digitar no Google Linux Mint que voce vai achar a página em português de Portugal,com seus compatriotas que fazem uso dele.

tem também um conterraneo seu no Youtube de nome Carlos Carvalho.Digite Linux Mint 17.1 Carlos Carvalho e pronto!

Boa sorte e aquele abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anthmann,meu caro ó pá!! O linux Mint 17.1 é o mais atual (do Mint) e tem a vantagem de vir com todos os codecs,Java,Wine,máquina virtual,etc, instalados.

Muito me irei por conta de procurar essas coisa sem nem mesmo saber que precisava delas!

E o mais indicado pelo próprio Linux Mint é: Mint com a interface MATE,pois parece mais familiar aos usuários do Windows.Baixe também o Manual do Mint na página Oficial.É só Digitar no Google Linux Mint que voce vai achar a página em português de Portugal,com seus compatriotas que fazem uso dele.

tem também um conterraneo seu no Youtube de nome Carlos Carvalho.Digite Linux Mint 17.1 Carlos Carvalho e pronto!

Boa sorte e aquele abraço!!

 

Caro amigo e colega @, muito mas muito obrigado pelos conselhos e dicas! :)

A ver se começo a baixar o Mint agora mesmo! 

 

[EDIT]

OOPS!!! :blush: Qual é a preferível pra um "absolute beginner", ie um "iniciante"?!... Cinnamon, KDE, MATE, Xfce?!... 

[/EDIT]

 

[EDIT 2]

Bem, o Cinnamon já está baixado. :) A ver se o conseguirei instalar um dia destes a par do 7. Só tentarei evitar (e isto se conseguir) que o grub do Mint comece a mandar no "dual boot". Numa vez que desinstalei o Ubuntu, depois é que foram elas pra voltar a pôr o 7 a arrancar... :(

[/EDIT]

 

Grande abraço, e continuação de um excelente 2015.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linux Mint Cinnamon.... se tiver um bom hardware.... caso negativo Linux Mint xfce

 

Qual opção irás utilizar sem ser o grub para gerenciar o Boot.. ( e restaurar o grub quando for preciso é fácil )

 

É. Excelente pergunta. E tentarei responder. O meu note antiguinho (hp g70000) deu o berro de vez. Só se aproveitou o HDU (WDC 500 GB). 
Por isso  tive que adquirir outro. Usado. Um Toshiba Satellite. Acho que fiz boa compra: dei 225 euros (ca. 675 reais) por ele. Eis, 2º o aida64:
Tipo de processador Mobile DualCore Intel Core i5-460M, 2800 MHz (21 x 133)
 
E entretanto baixei o Mint 17.1 cinnamon. Ainda não o pus numa pen bootable, quanto mais instalá-lo. E isso do grub, referi porque no Ubuntu me deu 2 dias de dor de cabeça. Não fosse o Mini-XP do Hiren's - mais o 13.10 que funcionava via pen e lá me deixava ir à net, estava era quilhado.
 
Grande abraço, e votos de um excelente 2015.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalação feita ? já está se divertindo com o Linux ?

 

Infelizmente não. :(

O raio da minha Virago ficou sem bateria por uma hora que me esqueci da chave na ignição e phudi-me. Um amigo veio em meu socorro e pôs o carro dele a par da moto pra carregar o raio da bateria. Mas foi preciso ir buscar umas chaves para remover o assento e aceder à bateria. Resultado: uma tarde perdida. :(((

 

Abraço.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anthmann,conversar com voce via escrita é uma viagem pra mim.Suas expressões tão desconhecidas e diferentes são divertidas e interessantes .O meu vocabulário está aumentando! hehehe!

E esse "phudi-me" é hilário!!!Bem criativo!!hahaha

Um abraço! E instala logo o Linux Mint com interface Mate,que parece ser mais fácil.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anthmann,descobri aqui nas terras-além-mar uma distribuição Brasileira com tudo instalado e voltada para iniciantes no Linux. O nome é Metamorfhose 7.1 Tigre.Tem no Youtube uma apresentação dele,voce vai gostar.

Ele pode ser a opção que voce queria para não se perder.Até eu estou tentado para instalar ele,pois é bastante prático.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anthmann,conversar com voce via escrita é uma viagem pra mim.Suas expressões tão desconhecidas e diferentes são divertidas e interessantes .O meu vocabulário está aumentando! hehehe!

E esse "phudi-me" é hilário!!!Bem criativo!!hahaha

Um abraço! E instala logo o Linux Mint com interface Mate,que parece ser mais fácil.

Boa sorte!

 

Eu cá estou sempre a aprender! :)

 

E peço imensas desculpas pelas minhas expressões idiomáticas tugas, e pelas tentativas de dar a volta à... censura ;)

 

[OFFLINE]

A moteca, agora, está numa oficina de especialista em MOTOS... As duas anteriores eram só 'especializadas' em até 50 cm3, e phudixei-me (phudi-me + lixei-me hehehe)

[/offline]

 

Grande abraço, e votos de um excelente 2015.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anthmann,pedir desculpas??Pedir desculpas??É justamente por causa de suas expressões que eu me divirto!! Faissonão!! e dá uma olhada na distro que te mandei,vai ser muito útil pra voce.me dê sua opinião sobre ela,se voce conseguiu usar,etc.

Ficarei muito contente se tiver te ajudado ,é difícil achar gente bacana.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...