Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida ligar caixas de som a amplificador


Posts recomendados

Olá, esou com uma dúvida sobre como ligar minhas caixas de som

É o seguinte, comprei um mini amplificador com saída para 2 caixas de som

Entretanto eu tenho 4 caixas de som

2 Aiwa pretas (que vou chamar de ciaxas X), e 2 caixas pratas (que vou chamar de caixas Y)

Só que as caixas Y tem 2 alto falantes distindos, um subwoofer só para graves, e um alto falante menor, só para agudos e som "normais", e os fios de cada uma são separados

 

Ou seja, no total, são 6 alto falantes pra conectar a um aparelho com 2 saídas

 

Estou em duvida de como ligar sem forçar o amplificador, se ligo em série ou deixo tudo em paralelo mesmo. E se for ligar em série, não sei como faria com as caixas Y.

Importante, não sei a potencia das caixas, somente do amplificador. (OBS: O aomlificador é mono, mistura esquerdo e direito nas duas saídas)

 

Especificações amplificador

Potência de saída: 180W + 180W

RMS Potência de saída: 30W

Pico de potência máxima (PMPO): 180W

Fonte de Alimentação : DC 12V 5A

Sensibilidade de entrada: 200mV

Impedância de entrada: 47K

Impedância:  8 ohms

Frequência Reponse: 20Hz a 20kHz

Relação sinal / ruído:> 100dB

 

Vou deixar um esquema de como estão ligadas, e como estava pensando em ligar, se fosse usar em série

OBS: As fotos são das caixas que estou usando (caso ajude), e do amplificador, é exatamente igual ao da foto.

post-606374-0-23826800-1416063044_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre outro amplificador e ligue cada caixa em uma saída distinta...

 

Esse amplificador não suporta as quatro caixas, o som ficará muito ruim.

Na verdade eu liguei em série como está na imagem, e o resultado me agradou bastante. Consigo colocar nas alturas máximas, tanto no amplificador quanto no PC e, de fato, existe um pouco de distorção, entretanto no máximo, é alto demais até pra se escutar, eu não consigo escutar algo nessa altura. No volume máximo que eu escuto o som não apresenta distorções perceptiveis (e dentro do meu quarto, o som chega no quintal inteiro).

Como eu imaginei, ligar em série força menos o amplificador. Perde um pouco de potência, mas, como eu disse, já está tão alto que eu nem aguento escutar no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP

Boa tarde senhores

 

@Renan.nixus eu também trocaria esse amplificador 30WRMS é muito muito pouco para se ter um som bacana.

Esses 30WRMS é a potencia total que esse amplificador libera e só lembrando que ele só libera essa valor com a impedância que veio marcado no manual.

Suponhamos que são dois canais de 15WRMS a 4ohms e normalmente a impedância dessas caixas varia de 4, 6 á 8ohms, vamos por 6 ohms que é um valor acho que mais padrão para os modelos de caixas atuais.

A caixa X (um Woofer e um Tweeter ligados em paralelo totalizando 6ohms ) tem apenas um fio saindo de dentro da caixa, a caixa Y (em um fio é ligado um subwoofer 6ohms e no outro fio é ligado um Mid Bass juntamente com um Tweeter ligado em paralelo 6 ohms) tem dois fios saindo da caixas.

Essa ligação que você fez não ficou boa porque você está sobrecarregando um canal mais que o outro, o correto é ligado uma caixa X e uma Y no canais direito e uma caixa X e uma Y no canal esquerdo todas ligado em paralelo.

Vamos as contas vamos ligar uma caixa X (um fio) e Y (2 fios) em paralelo o resultado final vai ser 2ohms (para chegar nesse valor é só dividir a impedância do alto falante pela quantidade de alto falantes que você tem) que é um valor muito abaixo do recomendável.

Como são 15WRMS caixa alto falante vai receber uns 6WRMS com uma boa distorção, e distorção é inimigo número 1 de qualquer alto falante.

Eu achei esse amplificador no ML ele não é muito barato mais parcelado no cartão da para comprar de boa ele possui 120WRMS a 2 ohms (creio que seja dois de 60WRMS a 2ohms) mais ele vai te dar um resultado melhor e impedância vai casar certinho sem ter problema em danificar nada.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712580481-amplificador-receiver-frahm-slim-2000-usb-fm-sd-som-ambiente-_JM

Quando se fala em uma amplificador mais forte mais parrudo o pessoal acha que é apenas um amplificador que vai tocar mais alto, na pratica sim mais junto com o aumento do volume do SPL você tem uma qualidade de som mais agradável.

É a mesma coisa que você ter dois carros idênticos, o carro A é 1.0 e o carro B 2.0 e você precisa subir um serra a 80km, ambos os carros vão conseguir subir porém o carro B tende a fazer menos esforça por ter um desempenho melhor.

 

Abs Edvaldo

esqueminha.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...