Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas processadores i7 e i5


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Primeiro de tudo, se esse tópico estiver sendo postado no lugar errado ou se ele já tiver sido postado anteriormente eu peço desculpas. Não sei pesquisar direito no forum.

 

Vamos lá.

Trabalho com maquete eletrônica e tenho duas máquinas para render. A mais antiga é um i5 750 e a mais nova é um i7 4771.

O i5 tem 3 anos de uso, muito uso. Atualmente notei que ele estava aquecendo demais. Desmontei o cooler, limpei toda a poeira do dissipador e troquei a pasta térmica mas não deu a menor diferença. Durante o render quando o uso do CPU vai a 100% em todos os núcleos, a temperatura chega nos 99°c.

 

o7qoTPt.jpg

 

Até que ponto isso é normal? Essa máquina nunca super-aqueceu. Devo investir em um cooler novo, possivelmente até um watercooler, ou posso continuar trabalhando dessa forma sem medo de danificar o equipamento?

 

 

Bom, depois de ver essas temperaturas "extremas" no i5 eu resolvi monitorar a temperatura do i7. Não deu outra, durante o render a temperatura bateu 85°c em um dia fresco. Pra esse cara eu pretendo investir num watercooler. É besteira ou esses sistemas realmente melhoram a temperatura do processador?

Seria um sonho manter ele a 60°c durante o render.

 

Abração!

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o i5 atualmente está aberto aqui embaixo da minha mesa. Em idle a temp não passa de 50°c, o problema é durante os renders. Aí ele bate 99°c dependendo do tempo de render. Um render que tome mais de 20 minutos com certeza fará os núcleos chegarem a 99°c. 

 

Sobre o i7, o gabinete é pequeno mas eu já providenciei um Thermaltake v3. A dúvida sobre o i7 é:

Com o cooler original intel durante o render a temp vai a 85°c. Se eu colocar um watercooler (Corsair H55) a temperatura vai ficar em 85°c ou REALMENTE vai fazer diferença e colocar a temperatura abaixo dos 72°c que a Intel diz ser a temp de segurança? Minha preocupação é essa, o processador trabalhando estressado durante horas acima da temperatura limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i5 tem 3 anos de uso, muito uso. Atualmente notei que ele estava aquecendo demais. Desmontei o cooler, limpei toda a poeira do dissipador e troquei a pasta térmica mas não deu a menor diferença.

 

Você já testou com outros programas, como o AIDA64 ou HWmonitor?

 

Você trocou a pasta térmica corretamente? É preciso limpar toda a pasta antiga com álcool isopropílico (dos dois lados) e deixar o metal com a cor original, e não com aquela 'mancha' cinzenta, que denota que a pasta antiga está entupindo as micro cavidades do metal. Use filtro de café de papel, que não solta fibras. Também não pode colocar muita pasta. O ideal é a gota no meio: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

Qual pasta térmica você usou? Melhor usar as cinzentas, como MX4.

 

Você está usando o cooler box nos dois micros, o que não é recomentado para quem faz render demorado e chega a 100% de uso da CPU. 'Abaixo de 50ºC' em idle é uma péssima temperatura. O normal seria entre 30ºC e 40ºC em idle (dependendo da temperatura ambiente / umidade) e 55º/65ºC em load. Como você usa 100% da CPU, até 70ºC com o cooler box seria 'aceitável'.

 

O cooler box do i5 pode estar velho também. Dê uma olhada nos rpms. Acho que ele passa dos 3.000rpm em estresse (faz muito barulho). Você pode ter mexido sem querer em algum setup do cooler. As travas podem estar gastas também e o encaixe fica meia-boca.

 

Mas o seu i7 também está quente. Pode ser que você esteja aplicando mal a pasta-térmica ou os coolers estão frouxos no soquete.

 

O ideal é comprar dois coolers novos. Não gaste dinheiro com water cooler, porque eles costumam dar muito defeito, e os de entrada, como o que você citou, não são melhores do que um bom air cooler e a Corsair parece ter um problema de folga no backplate. Você só terá dor de cabeça com isso. Water cooler é para entusiasta que faz over e gosta de tunar a máquina. Tem quem vazou a mangueira e fritou a placa-mãe / CPU, para você ter ideia.

 

Com esses R$ 210,00 do H55 você compra o EVGA ACX por R$ 186,00 que tem o desempenho de um H80 (sério): https://www.youtube.com/watch?v=7SHP5gm6Ieg. Ele só é alto, acho que tem 164mm. Precisa caber no gabinete.

 

Se você quiser colocar nos dois micros e a grana estiver curta, pode comprar dois Cooler Master Hyper 212X, que vão sair por uns R$ 300,00 no total. Ou até dois Cooler Master TX4.

 

Com o EVGA ACX a temperatura vai cair muito, tanto em idle como em load. Acredito que não passe dos 60ºC/65ºC. O Hyper 212X também. Talvez um pouco mais alto. Se as voltagens estiverem normais (sem over), um bom air cooler é o mais indicado.

 

Sobre as voltagens, abra um tópico na seção de overclock e coloque um print da CPU em uso com o CPU-ID para saber se as voltagens estão de acordo. Ou pode postar aqui, porque eu não saco de tensão nem de over.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a besteira tá feita  :D comprei ontem o gabinete e o watercooler... Ainda não tive tempo de instalar e testar tudo, mas agora você me deixou triste de não ter feito uma boa escolha.

E o fato da sujeira na placa mãe que um cooler a ar acumula, nem isso justifica o uso do WC?

 

Sobre o i5:

Troquei a pasta mas não limpei com isopropílico. Ok, farei isso.

Coloquei pasta acinzentada mas não sei a marca. Na loja onde eu fui eles não vendiam, mas o técnico foi gentil o bastante para me arranjar um pouco da pasta dele.

Cooler velho, acho que matou a charada. Em load ele dá 2400rpm. 

A tensão que está abaixo pode ser a fonte indo embora? Isso me preocupa 1 pouco.

 

IWVJiR7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a besteira tá feita  :D comprei ontem o gabinete e o watercooler... Ainda não tive tempo de instalar e testar tudo, mas agora você me deixou triste de não ter feito uma boa escolha.

E o fato da sujeira na placa mãe que um cooler a ar acumula, nem isso justifica o uso do WC?

 

Acontece. Mas se você ainda não abriu, pode trocar. Toda boa loja tem pelo menos o Hyper 212X. Caso não dê, eu recomendo ver este vídeo para já se preparar caso o encaixe esteja frouxo: https://www.youtube.com/watch?v=dEBzLQ6qYnc. Você vai ter que dar uma de MacGyver. Mas cuidado na hora de apertar o backplate, pois alguns encaixes comem o PCB da placa-mãe. Aí já era, a placa-mãe vai para o saco. Mas pelo menos você vai ficar com um cooler decente. As temperaturas vão baixar, sim. Use a pasta térmica que vem com ele. Deve ter um tubinho, não tem? Todo bom cooler vem com um tubo decente de pasta térmica. Mas eu não usaria em hipótese nenhuma a pasta pré-aplicada. A pasta pré-aplicada é mais uma ganbiarra do que qualquer outra coisa. Lixo mesmo.

 

O air cooler não acumula poeira na placa-mãe, até porque a poeira se acumula nele  :D Também vai acumular no water cooler, que tem um radiador ainda maior.

 

Quanto as tensões, melhor esperar algum fera daqui analisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Corsair que eu comprei vem só com a pasta pré aplicada... Não sabia que essas pastas eram ruins, pra mim a pasta "OEM" era a melhor que tinha. Vou providenciar uma boa pasta térmica então.

Mudando o assunto do tópico: o que você recomenda de pasta termica a preço acessível? Digo, não pretendo gastar 30 reais por um tubinho. Qualquer coisa entre $5 e $15 é bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, entre 5 e 15 você quer lascar sua maquina.
Não adianta você gastar com water etc e deixar pasta vagabunda, você paga 15 conto em uma e troca bem cedo.
Pega uma cara e deixa quase 1 ano.
O meu pc fica aberto com ventilador e estava pegando 72 graus, troquei por uma pasta descente "Artic 5" e ficou em 50 no máximo em jogos super pesado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta OEM costuma dar uma diferença entre 5ºC e 10ºC para cima. Lixo mesmo. A DeepCool é uma boa opção e barata. Pelos testes do CDH ela está parelha com a MX4 e a Zalman STG2.

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=55845&origem=52&utm_source=GOOGLE-SHOPPING&utm_medium=COMPARADOR&gclid=CL299duf-sECFUdp7AodUlkAcw

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não é a resposta principal do tópico mas é metade dela.

 

Conforme havia dito eu tinha adquirido um watercooler da Corsair, modelo H55. O usuário Contiusa me aconselhou a devolve-lo e trocar por um cooler a ar, mas como a embalagem já estava violada (e eu morro de preguiça de discutir com lojista) resolvi testar. Só tive tempo de instalar tudo hoje. Montei com a pasta térmica que ele mesmo me recomendou (Kabum pode dar comissão de venda pro cara!), a tal da DeepCool Z5.

 

Durante o meu uso de trabalho o processador 4771 com cooler original Intel ficava entre 79°c e 85°c... Normalmente era 83°c estável, lembrando que a Intel diz que a temperatura de segurança desse processador é 72°c.

 

Com o Corsair H55 essa temperatura em stress foi para 55°c, depois de deixar o processador estressado por 15min ela estabilizou e não saiu disso. A temperatura ambiente aqui em Santos/SP hoje tá na casa dos 25°c.

 

Estou comentando para dar continuidade no tópico e resolver uma das questões em aberto: sim, o watercooler conseguiu estabilizar a temperatura do processador i7 4771 quando em stress (100% de uso em todos os cores) para uma temperatura muito confortável e eficiente.

 

Mas resta outra pergunta: 

Na máquina i5 quando estou renderizando com 100% de uso em todos os cores eu já vi a temperatura bater 99°c e aparentemente o processador "não tá nem aí". Ele não dá nenhum sinal de que vai dar problema. Em idle a temp fica em 50°c, mesmo com o cooler limpo e a pasta aplicada corretamente. Será o caso de trocar o processador? Trocar o cooler? Deixar o sistema quieto, já que ele está funcionando?

O quão ruim pra máquina é ter o processador trabalhando a 98°c por tanto tempo? Meus renders as vezes tomam 12 horas. As vezes até mais.

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o principal problema das temperaturas dos seus dois PCs sempre foi o fato de você usar cooler box. Meu PC antigo, um Pentium Dual Core E5200 foi overclockado por mim em mais de 30%, desde o começo de vida útil dele, e eu não coloquei pasta de qualidade (a tal pasta pré aplicada que vem no cooler box) e nem fiz o principal, que era comprar um cooler de qualidade. Apesar do overclock considerável, o PC funcionava normalmente, com poucas vezes dando congelamento de tela, mas depois de quase 3 anos de uso, o PC começou a reiniciar constantemente, principalmente quando usado com aplicações mais pesadas.

 

Aqui com o meu PC da assinatura, já comprei um bom cooler a ar (Corsair A70) e usei a pasta que veio com ele, acinzentada e, aparentemente, de boa qualidade). Temperaturas boas! Porém, fiquei mais de 3 anos sem limpar ele e as temperaturas dos núcleos estavam batendo os 90 graus em jogos e, usando FRAPS e Media Coder, chegou a espantosos 94 graus! Mas, fiz limpeza recentemente está até mais frio do que quando adquiri o PC.

 

Por tanto, daqui em diante, tenha em mente que, a princípio no seu caso, tem que aposentar o cooler box, pois este acaba sendo mais útil pra quem usa o PC pra coisas leves, pois pra quem já é gamer já complica, um pouco. E, após consolidar um bom cooler nele, só vá se preocupando com a manutenção da limpeza dele, tentando manter ele limpo e trocando a pasta. Eu não sei qual seria o período certo pra se trocar a pasta, mas isso você pode fazer monitorando as temperaturas, com o passar do tempo. E, no caso dos tais 72 graus que você citou de limite de temperatura do processador (72.6, pra ser mais preciso) se refere à carcaça do processador, uma vez que as temperaturas que você monitorou são dos núcleos, e esses podem chegar a 98 graus. Porém, monitorando o PC com o AIDA64 você consegue saber a temperatura da carcaça, e comigo aqui eu noto que a diferença da temperatura dos núcleos e da carcaça varia de 10 a 12 graus. No meu caso, os núcleos chegaram a 94 graus e a carcaça a 84 graus, bem acima dos 72.6 graus. A minha sorte é que eu não mantive as temperaturas da carcaça acima dos 72.6 graus por muitas vezes e por muito tempo contínuo, no máximo 1 hora. E, a exemplo do meu PC antigo, overclockado e com cooler box, em quase 3 anos apresentou problemas. Com o seu PC trabalhando até 12 horas por dia nessas temperaturas, ele pode não durar muito tempo. Então, bora comprar um novo air cooler, mesmo, como o EVGA ACX, sugerido pelo Contiusa.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...