Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

'ELSE' não esperado


Posts recomendados

Olá pessoal, estou no começo do curso de programação e sempre me deparo neste erro, eu uso pascalzim, e fico "brincando" criando programinhas novos...eu tenho certeza absoluta que tem uns erros fatais neste código e queria a ajuda de vocês

 

Meu código:

program doenca;var s, n, d, e, ns, sei, doenca: integer;beginwriteln('Olá tudo bem? (S/N)');if 's'=s then;beginwriteln('Que bom!');readkeyendelse 'n'=nbeginwriteln('Porque?');writeln('Estou doente (D)');writeln('Enjoado (E)');readln(d);beginwriteln('Qual doença? (NS/sei)')if ns thenclose else s then  writeln('Qual?')  readln(doenca)  end endendwriteln('Portanto a causa de você não estar bem é da doença:', doenca);close;end.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

Para saber a resposta do usuário, você precisa de uma variável para colher ela, ex.:

writeln('Olá tudo bem? (S/N)');readln(bem);if bem='s' then

Ao analisar as respostas, você deve utilizar a mesma variável.. ex.:

writeln('Olá tudo bem? (S/N)');readln(bem);if bem='s' then  begin  writeln('Que bom!');  readkey  endelse   if bem='n' then     begin    writeln('Porque?');    writeln('Estou doente (D)');    writeln('Enjoado (E)');

Nesse caso, como são respostas "mutualmente exclusivas entre si", nem precisaria do segundo if, ex.:
 

writeln('Olá tudo bem? (S/N)');readln(bem);if bem='s' then  begin  writeln('Que bom!');  readkey  endelse     begin    writeln('Porque?');    writeln('Estou doente (D)');    writeln('Enjoado (E)')

Por ai vai...

São diversos pontos... como sugestão, sugiro fazer programa mais simples e deixar funcionando, e ai aos poucos vai incrementando...

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...