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Geração de audio com pic em Assembly


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Olá pessoal, eu estou precisando gerar áudio para fazer uma pequena trilha sonora para um jogo que estou montando em um pic (Caso queira entender melhor o que estou fazendo: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1087520-gerador-de-sinal-de-v%C3%ADdeo-com-pic/ ).Me disseram que eu poderia fazer isso usando PWM, mas não sei como usar isso. Sei como funciona, mas não sei passar para código. Alguém poderia me explicar e dar um exemplo em código ? Estou usando o PIC 16F628A.

 

OBS: => Por favor, quero aprender em Assembly.

         => Se souberem como relacionar as notas musicais com a frequência ou tiverem algum matéria sobre isso ajudaria.

 

         => Os sons que quero geram são apenas "bips" de diferentes frequências, e com a mistura deles gerar um sou mais "completo".

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Só beep simples? Uma dica pra gerar freq diferentes é criar um programinha e alterar o registro do pwm com p.ex. 2 push buttons, um display pra mostrar o valor e o buzzer e ter ouvido apurado pra ir anotando o valor. Mais ou menos como afinar violão... De fato, certa feita fiz exatamente isso quando fiz o mc tocar hino do corintians pra zoar um amigo palmeirense. Outra alternativa mais "rica" é usar o hw acima e osciloscópio. Outra ainda mais é usar a matemática e calcular o 'dórémi' pro registros pwm. ... ainda prefiro meu ouvido

 

edit...

off topitc

amigo @ algo+ em comum pra nossa coleção. Compus também o tico-tico no electric-duet. nem tente googlar. você nem devia ter nascido. Era os anos 1980. Era um apple com 6502. O electric duet, como o nome diz, gerava dois tons. Saudade...

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@Isadora Ferraz

"você nem devia ter nascido"

A sim... eu já era bem grandinho.

Sou da época dos TRS80, e meu primeiro comp, foi o CP200 da prológica.... lembra?.


@ É exatamente o que o que eu preciso fazer ! Só preciso saber por onde começar, depois consigo seguir sozinho. Alguma dica ? kk 

Simplesmente defina a  frequencia de cada nota musical.

Sabendo que F=1/T e viceversa.

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@Isadora Ferraz, Prefiro a matemática haha. Acho mais simples para mim.

 

@, Acho que vai ser bem simples no final das contas, to fazendo uns testes aqui. Chamei um amigo e vamos tentar compor uma "Trilha sonora" para o jogo que estou montando, espero que de certo. Depois posto o que sair.

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Se for pra trilha sonora do seu jogo, mas vamos cair no velho dilema, MEMÓRIA, claro isso se quiser fazer playback de uma canção armazenada em memória.

O hardware para trazer o sinal digital "de volta" para o mundo analógico pode ser feito das duas formas já citada, você escreve num port a amostra de aúdio e passa por com uconversor digital para analógico (o que chamam de DAC) paralelo, que você pode montar a base de resistores ou comprar um CI como o DAC0808.

Ou...

 

usar o famoso conversor analógico para digital de 1bit, no caso um gerador de PWM, onde o duty-cicle carrregado seria cada amostra do seu sinal de áudio, e o pino de PWM do PIC, conectado a um filtro passa-baixas para retirada da componente de alta-frequência bem como seus harmônicos.

Acho melhor começar lendo um pouquinho não?

 

http://www.microchip.com/pagehandler/en-us/technology/audio/basics.html

http://www.atmel.com/applications/homeentertainment/audio/default.aspx

http://cache.freescale.com/files/product/doc/AN2250.pdf

Divirta - se.

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@Felipe Electronic, irei ler. Quanto o problema da memoria, um pic trata do áudio e outro do vídeo(Separando em dois pic's consigo armazenar todos os dados). Isso ajuda bastante devido as limitações do 16F628A. Mas já comprei pela internet o PIC 18F4550 que me recomendaram, junto com cristais de maior frequência.

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