Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando sozinho aleatoriamente


Posts recomendados

Pessoal, estou com o pc da assinatura e de uns dias pra cá tenho observado que meu pc desliga sozinho aleatoriamente. Ás vezes acontece quando estou jogando e outras vezes quando apenas estou com o browser aberto. Geralmente quando ele desliga, preciso esperar uns minutos para poder ligar novamente, se não ele desliga novamente assim que é ligado. Achei que fosse temperatura e resolvi limpar bem todos os componentes mas não resolveu. Tenho duas suspeitas:

- Fonte "morrendo"

- Cooler do processador

Explico:

Fonte: Essa fonte eu utilizo desde meu pc anterior, que aposentei após detectar esse mesmo tipo de problema e por ser já relativamente velho (uns 4 anos). No entanto, estou com esse pc da assinatura há exatamente um ano e só agora que verifiquei o problema.

Cooler: Quando o pc desliga e ligo novamente, percebo que o cooler do processador ultrapassa 2000 rpm (indo por volta dos 2200 rpm) no boot. Em geral ele fica em 1800 rpm apenas. 

Não mudei a configuração nem abri o pc antes do problema começar. Só abri no final de semana passado para fazer a limpeza dos componentes e gabinete quando o problema já estava presente.

Não uso estabilizador ou no-break há meses. Ligo meu pc em um filtro de linha apenas.

Alguém tem alguma sugestão do que possa ser?

Já estava me programando para comprar uma fonte (estava esperando um valor por volta de R$ 1000) ou um cooler novo (não tenho ideia de preço, mas acredito que entre R$ 100 e R$ 200 seja um valor ideal para um produto de boa qualidade).
Agradeço pela atenção desde já!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

possíveis problemas, placa-mãe ou fonte, placa-mãe é a menos provavel porque se fosse ela  o pc nao desligaria mais sim reiniciaria, ja a fonte se der alguma problema ela desliga o pc do nada mesmo.

 

outra coisa é verificar a placa-mãe se ela nao tem nenhum capacitor estufado, ou alguma avaria nela. parece besteira, mais verifica se ta tudo encaixadinho na placa, organiza os fios, porque ja vi pc melhorar o desempenho só de desentortar o cabo sata do hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo dia depois de um certo tempo ele apresenta problemas? Se sim, você pode tirar a conclusão com o teste da fonte entre 1 e 2 dias,  se não acontecer nada é fonte, agora se acontecer é outra peça (avá). O seu pente de memória é 1x8Gb ou 2x4Gb? Se for 2x4Gb passa memtest em uma memória de cada vez e por último mas podendo ser feito antes do teste da memória, quando ele desligar, tente com a mão (se aproximando apenas) verificar a temperatura das peças, memória, hd, chipset, etc. Não recomendo toca-las porque pode queima-las. Qualquer novidade posta ai :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá colega , tudo bem? 

 

Memória, fonte, processador e por ultimo placa mãe. 

 

Você mencionou que quando o PC desliga, você tem que esperar uns minutos

ou ele reinicia. E Mencionou também a temperatura de 80 a 85 que é considerada alta

para PC desktop, essa temperatura seria normal para notebook, e provavelmente

ta ai o problema todo. Já tive problemas iguais. 

Você trocou a pasta térmica do seu processador, e se sim, acelerou a rotação do cooler? 

 

Se você já fez tudo isso, mencione que vamos falar sobre as memórias e fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa. As temperaturas do processador chegam a 85º quando estou jogando. Não troquei a pasta térmica e nem mexi no cooler. No momento eu estou verificando se não é um problema com o "anti-surge" da placa-mãe e alguma incompatibilidade com o software AI Suite da ASUS. Também irei realizar os testes das memórias hoje à noite e vou deixar rodando até amanhã.
Obrigado pelas dicas. Irei verificar a possibilidade de mexer na rotação do cooler do processador se necessário também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hoje o PC voltou a desligar enquanto eu tava jogando, mas diferente das outras vezes, não precisei esperar pra ligar de novo. Resolvi trocar a pasta térmica do processador e a temperatura diminuiu muito. Não sei se minha fonte antiga realmente está boa ou aguenta meu PC. Não sei mais o que possa ser o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em outro tópico, me foi sugerido que o problema poderia ser a temperatura do processador que estava causando o desligamento e me recomendaram um cooler.

Não lembro se ele tinha desligado depois de eu ter trocado a pasta térmica, mas hoje voltou a desligar sem eu nem ter usado para operações pesadas. Só fiz logar no facebook e no meu email e uns 10 minutos depois ele desligou. Tentei religar mas agora não passa nem da tela de boot sem desligar. Tinha tudo pra ser temperatura, mas acho que com essa situação de agora não deve ser, a não ser que o processador tenha esquentado absurdamente do nada.
Também não sei se é a fonte (até porque eu nem lembro porque troquei essa fonte velha pela de 850w ,que supostamente está com problema). To vendo que meu problema vai ser o mais caro: a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se passaram duas semanas desde que instalei o cooler (Hyper 212X da cooler master) e eu acho que o problema foi resolvido. O cooler não fica mais em 2 mil rpm (agora ta por volta de 700 rpm) e a temperatura em idle fica alternando entre 30 e 40. Muito obrigado pela ajuda de todos, especialmente @RS Faria pela paciência. Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Atenção, provavelmente isto resolva seu problema. A cerca de 1 ano troquei a fonte do meu PC por uma mais potente, a ventoinha dele é de 12cm porém é totalmente dedicada a fonte. Desde esta mudança venho percebendo que meu PC desliga aleatoriamente, ao ligá-lo pela primeira vez ele dura cerca de 1-2 horas e cai, sem bipe, sem tela azul, simplesmente cai, daí quando volto a ligar ou dura alguns minutos ou mesmo não permite nem ligar, ou liga mas não dá boot, fica apenas a ventoinha do PC girando. Logo penso que seja um curto causado pelo gabinete, então abro o PC e coloco ele funcionando em cima de uma bancada, o mínimo possível, Fonte, Placa-mãe, CPU e memórias. Ele desliga aleatoriamente, faço a troca de memórias, mesma coisa, simplesmente cai, checo temperatura de CPU, Chipsets (norte e sul), tudo ok, o desligamento chega a ser chato por que é totalmente aleatório e apaga o PC totalmente, sem deixar pistas. Pela forma como desliga insisto no curto, uso meu multímetro e faço diversas medições, capacitores, bobinas, mosfets, nada está em curto! Nada! Sistema Operacional corrompido? Não! Inicio em modo segurança com e sem rede e o resultado é o mesmo, desliga, simplesmente desarma. Cheguei a pensar que a fonte estivesse me desapontando, mas troquei por uma que é muito mais potente do que a que já utilizava e dava conta, troquei uma 200W por uma 500W(real). Por coincidência, aqui anda muito quente, aproveitei o computador exposto na bancada e peguei uma ventoinha de outra fonte queimada e coloquei na bancada para me refrescar, para apoiar e ela não cair, coloquei ao lado do HD, usei o PC por 2 dias ininterruptos e...? Voi-lá! Não havia curto nenhum, nenhum periférico bugado, nenhum SO corrompido, PWM não estava queimado, nada. O HD estava esquentando demais e desarmava toda a placa-mãe! Isto mesmo! Todos sabemos que CPU e Placa-mãe tem sensores de temperatura, mas eu nunca nesses anos todos de tecnologia tinha ouvido falar de sensor em HD. Foi só resfriá-lo, por puro acidente e o bug simplesmente sumiu. Depois com um software de medição de temperaturas descobri que sem a ventoinha o HD chegava a 47ºC e com a ventoinha isso caia pra 32º-35ºC que é o normal. Este bug chato me torrou por muuuuitpo tempo, por um período deixei de usar o PC por causa desse problema, agora tudo está claro, a temperatura do HD desarmava a fonte, (acreditem 47ºC num HD é beeem quente). Espero que isto resolva o problema de pelo menos outra pessoa, pois acreditem, tenho conhecimento em eletrônica e testei tudo que fosse razoável e por acidente cheguei nesta solução boba, boa sorte a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...