Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero Linux! Quero Folding@Home! E agora?


Adryanss

Posts recomendados

Olá pessoal. Eu já falei que meu PC em casa (assinatura abaixo) tá aposentado e queria trazê-lo de volta das suas férias forçadas.

 

Eu pretendo chutar o Windows e colocar algum Linux. Meu conhecimento é zero (ZERO) em linux, então queria saber:

 

- Qual a distro que vocês me recomendariam? Sou iniciante e infelizmente não tenho muito tempo pra fuçar por agora.

Vou precisar:

- Steam (tem pra Linux?)

- Jogos (tem como emular jogos Windows? tem driver NVIDIA bom pra isso?)

- Folding @ Home - processador AMD

- Folding @ Home - VGA NVIDIA - GTS 450

 

 

Além disso, aproveitando o tópico:

 

- programas para Linux servem em qualquer distro, ou cada distro tem seus programas?

 

Obrigado pessoal! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de você querer isso tudo, tente rodar algum linux basicao pra ir pegando o macete das coisas, ir se familiarizando aos poucos.. o erro de muita gente q pula pro linux e desiste de cara é nunca ter tido um contato minimo q fosse.. ai migra de mala e cuia e volta com o rabo entre as pernas na primeira dificuldade

 

 

 

como você é iniciante mesmo, recomendo essas distros

 

 

LINUX MINT

UBUNTU

 

 

Essas pra iniciante sao as mais mastigadas existentes.. tem bastante coisa, central de aplicativos, etc.. dá pra desenrolar com o tempo.. e aprender a pelo menos se virar um pouco

 

 

 

 

depois da familiarizacao, ai tu pensa no resto.. se nao quiser instalar no hd de cara ou fazer dual boot pode muito bem criar uma maquina virtual.. é ate melhor, na minha opiniao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

- Qual a distro que vocês me recomendariam? Sou iniciante e infelizmente não tenho muito tempo pra fuçar por agora.

Vou precisar:

Eu recomendo o Lubuntu, leve rápido e sem muita frescura igual ao Ubuntu(tô mordendo a língua, pois estou a instalar o Ubuntu em um pc pra ver como está...tentei usá-lo a uns anos atrás e não gostei muito dele.)

- Steam (tem pra Linux?)

Tem sim, eu quando estava com um pc dedicado ao folding, ele também era um teste pra uma SteamMachine de pobre hehehehehe, tanto que os ultimos jogos que peguei nas promos da Steam eram os que davam suporte pro linux. Te digo que rodei razoavelmente bem o ETS2/ Trine2/ Serius Sam/ Bastion no Linux com um G860 + GTS450, com bons frames (era um monitor de 15'). tenho uns Screens lá no Steam...

- Jogos (tem como emular jogos Windows? tem driver NVIDIA bom pra isso?)

Tem o Wine, mas eu particularmente não sei usar, o driver proprietario(que a Nvidia desenvolve para o Linux, é muito bom, comparado ao driver stock, e muito melhor que os drivers da AMD) [minha opinião diga-se de passagem)

- Folding @ Home - processador AMD

SMP é coisa do passado ou para CPUS com multi-cores(acima de 16). O melhor para CPU é o browser no Chrome.

- Folding @ Home - VGA NVIDIA - GTS 450

Cliente v7 GPU, funciona de boa, e te digo mais, sua gts 450 vai render entre 9-11K de PPD nas cores 17.

 

 

Além disso, aproveitando o tópico:

 

- programas para Linux servem em qualquer distro, ou cada distro tem seus programas?

 

Obrigado pessoal! :D

 

E pra completar eu chamos os nobres colegas que entendem bem mais do que eu: o @ilkyest e o @Zeca Pagodinho

 

 

**Adryan, eu tb sou iniciante em Linux, mas aprendi a configurar (+ ou -) pro folding e pra jogar  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adryanss, que bom te ver por aqui de novo. Recentemente o @Sambaquy esteve perguntando que distribuição seria a de mais fácil manuseio para instalar o Foldinga@Home e se viu com alguma dificuldade em relação à instalação do driver da nVidia. No caso dele o problema foi instalar o driver distribuído no site da nVidia, pois a placa de vídeo que ele estava querem por para foldar era uma GTX 750 Ti, portanto precisava de uma versão mais recente do que aquela que a distribuição estava disponibilizando.

 

A propósito, os programas e versões que fazem parte das distribuições geralmente são encontrados em outras distribuições, mas com pequenas alterações. O que posso dizer é que os programas da distribuição são suportados, ou seja, se você quiser tirar uma dúvida no fórum oficial vão te escutar e propor algo para te ajudar. Se não for, não adianta perguntar. Além disso, costumam ser mais estáveis que quaisquer outros programas que existem por aí, pois já tiveram alguma intervenção no sentido de correção de bugs.

 

Voltando ao ponto de interesse, para essa GTS 450 acho que há drivers compatíveis dentro da distribuição e não terás grandes problemas para instalá-los. Poderemos te ajudar a fazer isso quando for o momento, isso se for preciso (acho que deve ficar tudo pronto sem dificuldades). Para Ubuntu ou "Debian like" há pacotes do Folding disponíveis para download em Stanford, quiçá no próprio repositório da distribuição. Portanto, boto fé no Lubuntu, acho que cai bem para ti.

 

Em relação a processador, melhor usar o browser, como disse o @ApoloBrz. O rendimento é bem superior ao que conseguirias com o Cliente V7.

 

 

- Jogos (tem como emular jogos Windows? tem driver NVIDIA bom pra isso?)

Tem o Wine, mas eu particularmente não sei usar, o driver proprietário (que a Nvidia desenvolve para o Linux, é muito bom, comparado ao driver stock, e muito melhor que os drivers da AMD) [minha opinião diga-se de passagem)

 

 

Eu já instalei o Wine e rodei jogos do Windows através dele. O driver de vídeo é nativo, a única coisa que é diferente é o executável do jogo e as bibliotecas que deverão ser traduzidas em tempo real para a API Linux. O Wine faz isso muito bem e, até bem pouco tempo atrás, era possível obter melhor desempenho de alguns jogos através do Wine do que pelo próprio Windows! Mas tem jogos que não rodam ou rodam até certo ponto. Como não tenho jogado em circunstância qualquer, não sei te dizer qual é a situação atual, mas creio que tenha sido de melhor suporte ainda. Se assim não fosse, a Steam não teria criado uma distribuição voltada para jogos... Quanto a driver AMD, esquece. Fiquei vários dias tentando configurar a minha máquina para rodar com a R9 290 e não consegui de jeito nenhum. Estou tirando umas férias para a cuca e quando tiver fôlego novamente tento outra vez. Por enquanto estou usando o Windows para torrar um pouco essa R9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Steam tem pra linux sim, mas tem de ver as distros que são nativas a ele. Sei que a cadeia KXL(Ubuntu) é.

 

 

- Jogos (tem como emular jogos Windows? tem driver NVIDIA bom pra isso?)

Não, infelizmente não. O pessoal tem conseguido muitos avanços usando o wine/playonlinux, mas francamente, 100% não vi funcionar. Esse é um dos motivos pelo qual ainda mantenho o windows no pc

 

 

- Folding @ Home - processador AMD

- Folding @ Home - VGA NVIDIA - GTS 450

Resposta: tu acha que eu foldo ondE? :D  só no linux... windows tenho instalado o folding, mas não uso

 

recomendaria o fedora ou o KUBUNTU... não o ubuntu... o kubuntu, que é o ubuntu mas com kde. Fedora recomendaria a spin kde 64bits.

 

Não recomendo o ubuntu porque traz o unity, que eu não gosto... e é pesadinho. o ubuntu (canonical) tem forçado a barra com suas melhorias, e a comunidade, e eu,não gostei muito não.

 

 

- programas para Linux servem em qualquer distro, ou cada distro tem seus programas?

sim e não....

 

vamos lá... o folding at home, por exemplo, é debian ou rpm. No arch, o rpm e o debian, em KDE, são "abriveis" :eek:  pelo gerenciador ark, ou seja, clicando com o direito, é fácil descompactar um deb, ou rpm.

 

Então, se tu descompactar e souberes o que tu vais fazer com o que tem dentro do compactado... beleza... tua resposta é sim.... SE tu não sabes o que fazer, é não.

 

 

Tentando ser mais claro.

aqui, eu abordei a instalação do folding

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1025749-folding-2013-instalando-o-fh-em-linux-cliente-736-incluindo-linux-sem-suporte/

 

inclusive uma parte que diz "no osso".

 

No fedora, no ubuntu, no debian, no centOS, no kubuntu, enfim... que usam pacotes nativos do folding, qual seja, ubuntu/kubuntu/debian, usam pacotes ".DEB". então o folding pode ser instalado neles. no fedora/CENTOS usa-se os pacotes derivados do red hat, qual seja, RPM

 

Então nessas distros, tu vais usar um pacote, ou outro, para instalar.

 

 

Então, se tiver pacotes disponiveis para a tua distribuição, tu podes de pronta-mão, instalar, ou seja, se tiver pacotes da tua distro, será relativamente fácil instalar o pacote.... PRA TUA DISTRO, entre distros se elas usarem o mesmo empacotamento, tipo, tu sais do fedora, e vai pro CentOS, instala semelhantemente... @ZECAPAGODINHO please seu veredito

 

 

 

E se não tiver?

bom... eu te digo, dar um jeito. Tu dirás, vixi, começou a feder, e eu te respondo, NÃO. Se pensares que o windows XP não tem pacote MSI nativo, e tu tens como instalar pacotes MSI nele, desde que instale o aplicativo próprio.......

 

Mesma coisa no linux. Alguns pacotes, não nativos, em RPM podem ser transformados em debian, outros debian para rpm. Outros, ainda, permitem a compilação, ou seja... "da fonte" tu faz o "teu pacote".

 

Fica complicado de explicar isso, você que não tem praxe, ainda, no linux. mas... veja. Eu uso arch linux. Não tem, nativamente, o folding no arch.

 

Para tal, ou eu instalo "no osso" conforme tópico que postei acima, ou eu compilo ele, via aur. Quando compilado pelo AUR, preste atenção num comando em específico:

 

agora, veja, um comando em específico do AUR

source=(https://fah-web.stanford.edu/file-releases/public/release/fahclient/debian-testing-64bit/v7.4/fahclient_7.4.4-64bit-release.tar.bz2 foldingathome.service)    md5sums=('3a068d236d3a508a2a98a4a161fa14e2' 'dd55dbae3fbe56f90bed0e40f2b0de3c')

Ou seja, ele vai lá na parte do debian testing, e procura a fonte, para compilar (em negrito)

 

 

Então, caso tua distro não tenha nativamente o pacote, ele poderá ser compilado/transformado/alterado, enfim... para tua instalação.

 

Mas, inicialmente, procure por distros com pacotes prontos.

 

EU RECOMENDO a fedora, com spin kde.

https://spins.fedoraproject.org/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal povo! E agora, qual distro vocês me recomendam começar? Já mexi com ubuntu algumas vezes (só LiveCD) e já sei onde fica o terminal (quebrei senha de root hehehe :P ), mas me falam muito de Lubuntu e Mint. Eu sei que distro é algo muito pessoal, mas o que me recomendariam?

 

 

Voltando ao ponto de interesse, para essa GTS 450 acho que há drivers compatíveis dentro da distribuição e não terás grandes problemas para instalá-los. Poderemos te ajudar a fazer isso quando for o momento, isso se for preciso (acho que deve ficar tudo pronto sem dificuldades). Para Ubuntu ou "Debian like" há pacotes do Folding disponíveis para download em Stanford, quiçá no próprio repositório da distribuição. Portanto, boto fé no Lubuntu, acho que cai bem para ti.

 

Em negrito minha opinião, mas creio que o Fedora (opinião do @ilkyest) seja até melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fedora tem para baixar de stanford mesmo, e ubuntu também. no fedora, talvez, tenha-se de fazer um workaround para o fahcontrol... mas já achei o que fazer, estou atualizando o tópico sobre instalar em linux, em breve... deixo aqui o link

Note: If the FAHControl application still has dependency issues with the installed version of Python, there is a work around to copy the FAH Python files to the newer Python folder.  These commands assume that FAH is set to use Python 2.6, and Linux has Python 2.7 installed.

 

Create a link from the newer version to the older version.
cd /usr/lib
sudo ln -s /usr/lib/python2.7 /usr/lib/python2.6
Copy the fah module from the old location to the new location.
sudo cp -R /usr/lib/python2.6/site-packages/fah /usr/lib/python2.7/site-packages/fah

 

 

This resolves the FAHControl dependency and will allow the application to run in the newest distributions of linux.
Note that using this virtual link to Python may cause Yum to complain the next time a Python update is available.  Removing FAHControl from the RPM database will resolve this problem.
sudo rpm -e --justdb FAHControl 

 



agora, sim, ajustado também no principal
http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1025749-folding-2013-instalando-o-fh-em-linux-cliente-736-incluindo-linux-sem-suporte/?p=5641634

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel Torres alterou o título para Quero Linux! Quero Folding@Home! E agora?
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...