Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: Decoder da Net queimou meu televisor.


Ir à solução Resolvido por !@n,

Posts recomendados

Boa noite pessoal, preciso da ajuda de vocês.

Recentemente deu uma chuva forte aqui na minha cidade, e quando cheguei em casa, percebi que meu decoder e minha tv tinham queimados.

Na verdade, não queimou nem a fonte do decoder, e nem a fonte da tvz pois ambos ligavam normalmente, porém o decoder não ficava com a luz verde, e a tv não dava imagem e nem som.

Levei minha tv na assistência técnica, e foi comprovado que ela recebeu uma descargar elétrica via HDMI, sendo necessário para arrumar o problema, a troca da placa principal da mesma. Foi feito o serviço, ficou na bagatela de R$500,00, e a assistência me deu um laudo do problema.

Mandei uma reclamação pra Net via anatel, mandaram um técnico na minha casa, o mesmo tirou fotos da minha tomada, do televisor,cabos etc, e após 1 dia, recebi um comunicado dizendo que a net não iria me ressarci, pois minha casa não tem aterramento.

Porém tenho certeza que a descarga elétrica veio pelo cabo da net, pois nenhuma fonte dos meus equipamentos foram afetadas.

Aqui em casa realmente não tem o terceiro pino da tomada, então a ligação ficou assim:

Sai da tomada, vai pro meu filtro de linha, e nele está ligado minha TV,decoder da net, modem da net, telefone sem fio e notebook.

Como disse, nenhum desses equipamentos sofreu avarias no dia da chuva, nem mesmo a fusível do filtro de linha foi queimado.

Vocês acham que tem alguma possibilidade de a descarga elétrica ter vindo pelo tomada, e não pela net? se sim, não teria que ter queimado outros equipamentos ligados na mesma tomada?

Quais argumentos posso alegar para net, sendo que eles estão me culpando?

Alguma dica?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@!@n, Pelo que você descreveu, está claro que a descarga elétrica veio pelo cabo da NET.

Tempos atrás, aqui comigo aconteceu basicamente a mesma coisa, a descarga elétrica veio pelo fio do telefone e queimou o telefone, modem e a placa mãe (nova praticamente), por sorte a TV e o outro PC estavam pelo wi-fi.

 

Você pode alegar que a descarga veio pelo cabo deles.

 

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@!@n,seu problema é que você não tem o aterramento padrão,e isso a net pode provar (infelizmente).

Danos provocados por agentes externos,no seu caso descarga elétrica,é um argumento forte que a Net pode usar.

Reparo muitos aparelhos de tv com este problema de sobrecarga pelo HDMI,inclusive Sky e o cliente sempre paga o reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por isto que aqui no fórum se indicam filtros de linha tipo clamper multi proteção para justamente proteger a entrada RJ11(telefone) e cabo, pois na maior parte quando isto acontece o surto vem justamente pelo fio do telefone e/ou cabo, eu particularmente já vi muitos casos de queima de televisor e receptor, sempre pelo fio do telefone ou cabo e raramente pela ligação da energia elétrica, numa proporção de 10X1. De qualquer forma aconselho a ingressares com Ação no JEC e trocar o seu filtro de linha para outro que tenha proteção para o cabo, ou então adicionar uma proteção só para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua tv estivesse com aterramento correto,a descarga elétrica teria enorme chance de ser dissipada para o terra evitando que pelo menos a tv queimasse seu circuito,como não estava com este aterramento,a descarga ficou concentrada no aterramento do conector HDMI que não suportando centelhou para o resto do circuito.

Não entrei em detalhes com os clientes que tiveram este problema,mas ja tivemos reincidentes que pagaram novamente o conserto,então imagino que não conseguiram argumento com a Sky/Net.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas o aterramento seria útil se a fonte do decoder da net não tem o terceiro pino? ou seja, a descarga elétria ia ser aterrada como? posso alegar isso contra eles né?

A descarga pode vir pelo cabo coaxial da Net. Deveria haver uma proteção como recomenda a norma técnica. A Net não segue a norma, não informa o consumidor e depois vem com essa conversa mole de aterramento. Quando ela vendeu não pediu aterramento nenhum, não pode alegar isso agora. A Net assumiu o risco ao instalar sem aterramento. Claro que é importante o aterramento, mas a questão aqui é o direito do consumidor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Discordo totalmente de vocês!

             O caminhinho mais seguro é contratar um engenheiro na área de eleática ou eletrônica para fazer um laudo que vai custar entorno de R$ 1500,00.

Esse engenheiro vai alvaliar o parecer da assistência técnica descrito no ordem de serviço que descreve o defeito que na maioria das vezes foi a entrada HDMI ou outra entrada utilizada pela NET que mostra que  não havia pontos chamuscados o que significa surto de tensão elétrica proveniente  do cabo coaxial da NET.

​Com isso ele fará uma pequena inspeção na sua residencia onde será constatado que não tem instalado cable isolator e mini isolator  Esses dois componentes foram desenvolvidos para evitar choques ou danos às instalações do assinante ou sistema de cabo devido  a surtos de tensões induzindo um campo magnético variável que induz uma corrente elétrica em um circuito. O isolador também irá reduzir os picos após o primeiro impacto do raio que ocorrem 3 ou 4 descargas elétricas subsequentes. Dependendo da extensão da bobina, os surtos de tensão podem superar os 10 kV. Nesse caso o isolador atuará como um fusível e se abre para reduzir ainda mais danos catastróficos.

                Isso mostrará que a o sistema da NET instalado em questão não está em harmonia com a resolução 442 da ANATEL e NBR 5410, deixando os equipamentos sempre submetidos a no mínimo dois potenciais de aterramento ou seja o neutro da rede elétrica e o terra do sistema NET . 

Independente se sua residencia tem aterramento ou não estamos sujeito a vários  tipos de incidência de descargas atmosféricas podem ser enquadrados nos quatro casos representados na abaixo.

 
post-475327-0-95520700-1428618189_thumb.
 
Com isso é 100% de ganho de causa!
Eu já fiz mais de 10 laudo  e com ajuda de um advogado todo os cliente sem exceção  ganharam.
 
Espero que tenha ajudado. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!